X

Tudo sobre o Fies 2023.2: o que é, como funciona, inscrição e muito mais!

Tudo sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece financiamento para alunos de cursos de graduação presenciais em faculdades privadas.

Assim, o dinheiro pode ser emprestado em diferentes modalidades para o aluno pagar após a conclusão do curso. É preciso se inscrever, selecionar as preferências dentro do prazo e firmar o contrato!

Continue lendo para saber tudo sobre o Fies, quem pode participar do programa e como se inscrever em 2023.

Neste artigo, vamos te contar TUDO o que você precisa saber para conseguir sua tão sonhada vaga na universidade particular, com financiamento!

Quer seguir diretamente para algum assunto? Clique nos tópicos abaixo:

Nós também te ajudamos a se preparar para o ENEM 2023 com nosso Simulado gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

O que é o Fies e para que ele serve?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999. Seu objetivo é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. 

Por isso, o Fies oferece financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

A ideia do programa é possibilitar que estudantes não paguem de forma integral a mensalidade de uma universidade privada. Assim, o dinheiro é “emprestado” para ele pagar somente uma parte e quitar sua dívida depois de concluir o curso.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka!

E o Novo Fies?

O Novo Fies é o nome dado ao programa após ter passado por algumas alterações em 2018.

A mudança ocorreu para garantir a sua sustentabilidade e continuidade. Isso porque houve alguns cortes orçamentários e o índice de inadimplência do programa era muito alto (quase 50%).

As mudanças são mais administrativas e de gerência. Para os interessados no programa, o que mais muda é a questão dos juros e das modalidades.

Fique tranquilo! Todo o restante permanece igual e vamos trazer as informações já atualizadas para você ao longo deste artigo!

Edições do Fies 2023

A primeira edição deste ano já começa em março. Você verá mais detalhes mais à frente.

Sobre a segunda edição, ainda não temos informações oficiais.

Quem pode fazer o Fies?

Para poder conseguir um financiamento pelo Fies, o estudante deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter média igual ou superior a 450 no Enem;
  • Ter nota acima de 0 na redação do Enem;
  • Possuir renda familiar bruta per capita mensal de até três salários mínimos;
  • Não ter se beneficiado do Fies anteriormente.

O Fies inclui todos os cursos?

O financiamento, oferecido pelo Fies, contempla apenas os cursos presenciais que tenham conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A lista de cursos e a distribuição de vagas sofrem alteração a cada edição do programa. E em geral a preferência é pelos cursos da área da saúde.

Apesar disso, durante o período de inscrições, a lista contendo todas as instituições e cursos participantes do Fies fica disponível no portal oficial do programa.

Como o Fies funciona?

O Fies funciona como uma plataforma totalmente online com cadastros, períodos de inscrições e acompanhamento das vagas e classificações.

Ele também te dá as regulamentações e dá o primeiro passo da mediação do governo com você e a universidade.

Basicamente, você irá usar a sua nota do Enem no site oficial do Fies e fará o seu cadastro. Quando tudo estiver confirmado e averiguado, precisará ver se foi aprovado naquela instituição e curso para firmar o contrato de pagamento de boletos.

Você encontra informações mais detalhadas no artigo Como funciona o Fies.

Quais são as etapas de seleção do Fies?

A seleção do Fies pode ser dividida em quatro etapas. As duas primeiras são realizadas por meio do sistema online, a terceira é realizada na instituição em que você estuda e a última é feita diretamente no banco do seu financiamento.

Na primeira etapa, é necessário acessar o SisFIES e fazer a inscrição. A partir disso, são pré-selecionados os estudantes que vão receber o benefício. Depois o candidato finaliza a sua seleção. 

A partir daí, as coisas começam a ser presenciais e diretamente com as instituições.

O que é a Pré-seleção do Fies?

A pré-seleção é a primeira etapa para quem deseja participar do Fies. É necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.

A partir disso, ele será encaminhado para a etapa de pré-seleção. Nela, um agente financeiro avaliará o perfil do candidato, vendo se ele pode ou não ser posteriormente selecionado.

Para conferir se foi aprovado, o candidato deverá acessar o seu cadastro no portal do programa.

Seleção do Fies

Se o perfil do candidato for pré-selecionado, ele passará para a fase de seleção.

Essa fase tem como critério a nota do Enem, levando em consideração as opções de curso selecionadas pelo estudante. 

Caso o candidato tenha feito a prova do Enem mais de uma vez desde 2010, a nota mais alta entre as edições prevalecerá na sua inscrição do Fies.

É aqui que a coisa, de fato, começa a acontecer. Você vai vendo como está colocado em relação aos demais concorrentes.

Se for aprovado, receberá e-mails com instruções específicas de como prosseguir para se matricular na instituição e fazer a prestação de contas.

Quais são as modalidades e os Juros do Fies?

Após a reformulação ocorrida no Fies em 2018, o programa passou a oferecer 3 modalidades de financiamento.

Veja como funciona cada uma delas:

Modalidade I (Fies)

Essa modalidade oferece juros zero para quem tiver renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. O estudante começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda.

Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de forma considerável. Nesta modalidade, o financiamento estudantil é oferecido diretamente pelo governo para o estudante. Por isso, o custo é mais baixo.

Modalidades II e III (P-Fies)

As modalidades II e III tornaram-se o P-Fies, porém, esse programa não faz mais parte do MEC. Esse tipo de financiamento passou a ser 100% das Faculdades e bancos.

Assim, cada lugar tem suas condições de juros. De modo geral, é para alunos com renda até 5 salários mínimos.

O que são as notas de corte do Fies?

Assim como no Sisu, existem muitos alunos querendo uma vaga em cursos e instituições pelo Fies. Mas a disponibilidade e financiamento são limitados, então vários alunos são cadastrados, mas só as primeiras melhores notas são premiadas.

Sendo assim, se há 30 vagas, a nota do 30° selecionado será a nota de corte. Ela te dá uma referência para ver se tem chances ou não de ser chamado naquela opção. Sempre consulte as notas de corte dos anos anteriores!

Como funciona a lista de espera do Fies?

Após a pré-seleção do Fies ser divulgada, aqueles que não foram incluídos na lista também precisam fazer a segunda etapa do processo, que é completar sua inscrição no sistema.

Isso porque, automaticamente, você fica na lista de espera e ainda pode ser chamado para a terceira etapa (comparecer à instituição de ensino com sua documentação). Isso pode levar até cerca de um mês depois, caso alguém aprovado desista.

Cronograma do Fies 2023 (segundo semestre)

É importante estar ciente das datas mais importantes do programa na primeira edição de 2023. Confira abaixo quais as datas e não perca nenhum prazo!

  • Inscrições: 4 a 7 de julho de 2023;
  • Resultado em chamada única: 11 de julho de 2023;
  • Período para complementar a inscrição: 12 a 14 de julho de 2023;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 18 de julho até 29 de agosto de 2023.

Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.

Como se inscrever no Novo Fies 2023.2? (Passo a passo)

Fazer a inscrição de forma correta é essencial. Por isso, temos um artigo completo sobre Como se Inscrever no FIES 2023.

Lá está bem detalhadinho, mas aqui vamos te dar alguns passos resumidos:

  • O estudante deve acessar o Site do Programa;
  • Faça o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gere uma senha;
  • Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
  • Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato a sua inscrição;
  • O sistema do FIES 2023.2 deve permitir a escolha de até 3 cursos,  em ordem de prioridade;
  • Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações.
  • Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
  • O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.

Quais são os documentos pedidos pelo Fies?

Há muitos documentos exigidos na inscrição do Fies e também há algumas variações de acordo com a modalidade de financiamento escolhida.

O prazo dado para a complementação de informações e entrega de documentos é curto, variando de 3 a 5 dias, dependendo da situação individual.

Alguns dos documentos devem ser entregues para a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies). Outros devem ser entregues diretamente para a universidade ou para a instituição responsável pelo financiamento (banco).

A melhor opção é ficar atento aos prazos e, principalmente, sempre verificar a página oficial do programa, a instituição de ensino e, quando for o caso, a instituição financeira, o mais brevemente possível.

Sem considerar os específicos de cada modalidade e instituição, os documentos básicos exigidos são:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • RG;
  • Endereço;
  • Raça e sexo;
  • Ano de conclusão do Ensino Médio e se estudou em escola da rede pública;
  • Renda individual mensal bruta de cada membro do grupo familiar;
  • Dados do curso superior, como estado, município e o conceito do MEC.

Veja aqui nosso texto detalhado sobre os documentos exigidos pelo Fies.

Como acessar o resultado do Fies 2023.2?

Para ver o resultado do Fies, você tem duas alternativas: A primeira é acessar o próprio SisFies.

A segunda é entrar em contato com sua instituição de ensino.

É importante ficar atento à liberação dos resultados. Após a divulgação dos nomes dos pré-selecionados, você tem apenas alguns dias (em geral, cinco) para realizar a próxima etapa do processo.

Saiba tudo sobre isso no nosso artigo sobre os resultados do Fies!

Como é o pagamento no Novo Fies?

Muitos estudantes interessados em conseguir um financiamento através do Fies têm algumas dúvidas em relação ao pagamento. 

Nós fizemos um artigo sobre como pagar o boleto do Fies, mas já te adiantamos algumas informações de como o pagamento é disposto:

Utilização

O Fies é uma modalidade de financiamento que exige o pagamento da dívida após a conclusão da graduação escolhida. Contudo, é necessário pagar algumas taxas durante a realização do curso.

Um desses valores é definido por contrato, chamado de encargo operacional. O outro diz respeito à contratação obrigatória de um seguro de vida.

Carência

O Novo Fies não conta mais com o período de carência. Isso significa que anteriormente o estudante poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento.

Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso.

Amortização

Assim que o estudante termina a graduação, ele pode abrir seu próprio negócio ou ser contratado por uma empresa.

Caso isso realmente aconteça, o desconto será realizado diretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo Governo Federal.

Se o aluno não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização praticada, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida, no prazo máximo de 14 anos.

O que é o Aditamento Fies?

O Aditamento do Fies é, simplesmente, a renovação do benefício. Por meio do aditamento, o governo consegue saber se o aluno continua matriculado na instituição de ensino e se tem interesse em continuar participando do programa.

Nós temos um artigo te ensinando como fazer isso para manter seus benefícios após já tê-los conquistado!

Como fazer o cancelamento do Fies?

Se você deseja cancelar o seu Fies, temos um artigo te mostrando os 3 passos do cancelamento.

Já vamos te adiantar quais são as suas duas opções de escolha:

Suspensão temporária

O candidato pode solicitar a suspensão temporária por até dois semestres consecutivos. Para isso, basta acessar o SisFies.

Dessa forma, o candidato não precisará pagar pelo financiamento durante o período em que o contrato estiver suspenso e poderá retomar aos estudos normalmente depois desse período.

Cancelamento definitivo

Ao decidir por essa opção, ocorre a quebra do contrato e o estudante precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente em outra ocasião.

Há dois períodos em que o estudante pode solicitar o cancelamento definitivo:

  • Até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
  • Até o 15º dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Gostou de conhecer tudo sobre o FIES 2023 e como ele funciona? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Guia Completo
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.
Post relacionado