Artes

O que foi o Fauvismo na História da Arte!

Descubra o que foi o Fauvismo e porque tem ese nome!Descubra o que foi o Fauvismo e porque tem esse nome!

O Fauvismo é um estilo artístico que surgiu na França, no início do século XX. Ele foi impactante por trazer uma grande liberdade de expressão das emoções dos artistas e nenhuma técnica específica. O significado do nome desse movimento expressa bem o caráter primitivo e instintivo que interpretamos nas obras.

Neste artigo sobre Fauvismo, você encontrará:

  1. O que é Fauvismo
  2. Porque ele recebe esse nome?
  3. Quais são os temas mais comuns?
  4. Principais características das pinturas
  5. Artistas e suas obras representantes do movimento

O que é Fauvismo na arte?

O fauvismo foi um estilo artístico do início do século XX, também chamado de Fovismo. Ele se originou na França em 1901, mas só foi reconhecido oficialmente em 1905. Durou até o ano de 1907, dando lugar ao surgimento das Vanguardas.

Esse movimento artístico se expressou na pintura e foi muito heterogêneo. Isso significa que ele não pode ser definido por um único padrão. Na realidade, a liberdade artística era defendida e isso permitiu variações na hora de pintar.

Ainda assim, podemos identificar as obras dessa corrente por causa de sua história, além dos valores comuns que inspiraram a produção dessas obras. Vamos conhecer:

Qual é o significado de “fauvismo”?

O termo “Fauvismo” significa “feras” e foi o grande crítico de arte Louis Vauxcelles (1870-1943) que o usou pela primeira vez. Isso aconteceu no contexto da exposição de obras fauvistas, em 1906, no “Salão dos Independentes”. 

Louis usou essa palavra para descrever a sensação que teve ao se deparar com uma obra clássica cercada de pinturas fauvistas. Assim, chamou-os de feras.

Após a polêmica, os representantes do movimento mantiveram o nome para mostrar que permaneceriam com suas características, mesmo se as pessoas não gostassem.

Qual era a temática do fauvismo?

A temática da arte fauvista era baseada nas emoções, na “leveza e alegria da vida”. Esse estilo evitava os temas deprimentes, trágico e impactantes; só buscava retratar os instintos e sensações sem intenção crítica ou política.

O intuito era levar o ser humano ao seu estado natural, deixando de lado os formalismos e focando no que é primitivo. Há uma tentativa de voltar à pureza das criações infantis.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários!

Quais as principais características do fauvismo?

Como já dissemos, o grupo de pintores fauvistas era heterogêneo: não fizeram um manifesto ou algum tipo de programa, sequer fundaram uma escola com ideias definidas. 

Ainda assim, podemos identificar algumas semelhanças entre as obras, pois eram informalmente liderados por Henri Matisse (1869-1954), herdando princípios e características.

A principal característica do Fauvismo foi a utilização da cor pura, sem misturas. Os artistas não se preocupavam com os aspectos técnicos da pintura, mas com as expressões que levam à interpretação pessoal.

As características que mais se repetem nas obras desse estilo são:

  • Uso de cores puras e vivas, vindas direto da bisnaga, sem mistura.
  • Emprego livre de cores (como pintar uma morango de azul).
  • Temáticas leves.
  • Pinceladas fortes e largas.
  • Simplificação de formas e contornos (formas chapadas, com duas dimensões, sem muita perspectiva).
  • Presença de figuras nus.
  • Não se compromete com a representação real das coisas.
  • Influência da arte primitivista e pós-impressionista.
  • Produz a arte baseando-se nos instintos e impulsos.
  • Valorização da espontaneidade e da liberdade.

Aqui, cabe lembrar que esse movimento existiu na mesma época que o Pós-Impressionismo e até se inspirou nele, mas são estilos diferentes! 

Os dois causaram rompimento quando deram liberdade para o artista trazer as emoções como destaque. Mas o Pós Impressionismo é marcado por técnicas bem definidas e presença de críticas, o Fauvismo não.

Van Gogh (1853-1890) e Paul Gauguin (1848-1903) são pós-impressionistas e influenciaram o Fauvismo, mas não são representantes desse estilo. 

Vamos conhecer os principais artistas fauvistas:

Principais Artistas e Obras do Fauvismo

exemplo de quadros ou obras do fauvismo

Podemos dizer que os três princípios que guiavam os artistas fauvistas eram:

  • Criar, em arte, não possui relação com o intelecto ou sentimentos.
  • Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias.
  • Uso da cor pura e com liberdade para se expressar.

Os pintores que representam este movimento são: 

As grandes obras do fauvismo foram:

  • Mulher com chapéu (1905), de Matisse.
  • Fields, Rueil (1906-1907), de Vlaminck.
  • A bailarina (1906), de André Dérain.
  • A praia de Fecamp (1906), de Albert Marquet.
  • Os banhistas (1908), de Raoul Dufy.
  • Costa do mar amarela (1906), de Georges Braque.
  • Harmonia em Vermelho (1908), de Matisse.

O principal representante do movimento Fauvista foi o escultor, pintor e gravurista Henri Émile Benoit Matisse

Sua principal característica é a despreocupação com o realismo, onde a forma de representar era mais importante que a coisa a ser representada.  

Ele nasceu no norte da França, foi filho de um empresário que comercializava cereais e foi influenciado a cursar Direito, por sua família. Advogou durante algum tempo, mas sempre mantinha suas aulas de desenho.

Em 1891 abandonou completamente a advocacia e entrou para o curso de Belas Artes. Cinco anos depois participou da sua primeira exposição importante e sua carreira artística foi se desenvolvendo.

Durante o Fauvismo, Matisse criou grandes telas que entraram para a história da arte, como Retrato de Madame Matisse, Alegria de viver e Harmonia em vermelho. 

As suas obras ficaram famosas também em Londres, Nova Iorque, Moscou e outras partes do mundo.

Gostou do nosso artigo sobre Fauvismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador