Biologia

O que é Lamarckismo? Aprenda sobre as teorias de Lamarck e entenda porque foram refutadas! 

o que é lamarckismoo que é lamarckismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Lamarckismo equivale às ideias propostas pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck para explicar a evolução dos seres vivos. Essas teorias foram fundamentais para o estudo da evolução, porém, atualmente, não são mais aceitas. Leia nosso resumo completo sobre o que é lamarckismo para compreender tudo.

Preparamos este resumo completo para você entender o que é lamarckismo. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que a evolução biológica é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é Lamarckismo?

No começo do século XIX, o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) propôs um mecanismo para explicar a transformação das espécies.

Em uma época em que a maioria dos cientistas defendiam o fixismo, isto é, o pensamento de que cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria sempre com as mesmas características, Lamarck sugeriu a teoria de que as espécies mudam ao longo do tempo. 

No livro, Philosophie zoologique, publicado em 1809, Lamarck vai na direção oposta dos fixistas e defende que os seres vivos atuais surgiram de outros organismos mais simples e teriam uma tendência a se transformar, de maneira gradual, em seres mais complexos. 

Além disso, o cientista também levantava a ideia de que os seres mais simples teriam surgido através da geração espontânea e que sua evolução seria guiada pelas necessidades internas dos organismos. 

Para Lamarck, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Continue lendo nosso resumo sobre o que é lamarckismo para compreender as duas leis com mais detalhes. 

Lei do Uso e Desuso

De acordo com essa lei, um órgão poderia desenvolver-se com o uso e atrofiar-se com seu desuso. 

Partindo desse princípio, a língua comprida do tamanduá ou do camaleão, por exemplo, teriam se desenvolvido em resposta às suas necessidades alimentares e ao uso desse órgão.

Essa lei apresenta uma verdade apenas parcial, pois o ambiente só pode alterar as características do organismo até certo ponto.

Desse modo, embora o comprimento da língua de um tamanduá possa variar, dependendo das condições em que seu crescimento acontece, essa variação não ultrapassa certos valores máximos e mínimos previstos pelos genes desse organismo.  

Depois de ler este artigo sobre o que é Lamarckismo, teste o que aprendeu com os melhores exercícios sobre o assunto!

Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos

A segunda lei afirma que a característica adquirida, ou seja, o resultado do desenvolvimento pelo uso e desuso, seria transmitida aos descendentes. 

Nessa visão, um halterofilista que teve seus músculos desenvolvidos por meio de exercícios físicos teria filhos com músculos mais desenvolvidos, por exemplo.

Entre os anos de 1870 e 1875, o biólogo alemão August Weismann (1834-1914) estudou a fundo a existência das duas linhagens de células: 

  • Células germinativas: originam os gametas.
  • Células somáticas: formam o corpo. 

De acordo com sua pesquisa, somente as modificações surgidas na linhagem germinativa se transferem aos descendentes.

Uma das experiências de Weismann, consistia em cortar o rabo de camundongos por várias gerações. Com essa investigação, o biólogo demonstrou que nenhum dos descendentes nasceu com o rabo menor. 

Agora que você já sabe o que é lamarckismo e quais são suas leis, aprenda porque as ideias de Lamarck estavam erradas do ponto de vista biológico

Por que Lamarck estava errado? 

Apesar de algumas de suas hipóteses serem comprovadamente erradas, a contribuição de Lamarck para a Biologia evolutiva é inegável. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além disso, o cientista francês também colaborou com estudos sobre botânica e classificação dos animais. 

Na atualidade, as evidências contra esse tipo de herança vêm do conhecimento que temos de genética. 

Sabemos, por exemplo, que apenas os genes dos gametas são transmitidos aos descendentes, portanto, as alterações nas células somáticas não podem ser transmitidas de uma geração para a outra. 

Também constatamos que o uso e desuso de órgãos e de outras estruturas não modifica a sequência das bases do DNA que é transmitida aos descendentes. 

Além disso, fatores do ambiente podem mudar a expressão de determinados genes, mas, com exceção dos que provocam mutações (como a radiação), os fatores ambientais não alteram a sequência das bases do DNA.

Por fim, embora as mutações modifiquem a sequência das bases do DNA, é importante destacar que elas são coordenadas pelo ambiente. 

Isso quer dizer que, em ambientes mais frios, por exemplo, não há maior probabilidade de surgir uma mutação que torne o indivíduo mais adaptado ao frio do que mutações que o tornem menos adaptado ou que sejam neutras em relação a esse fator ambiental.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é lamarckismo. 

  • Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!

Estudando para o ENEM? Não deixe de conferir a dica perfeita que temos para você a seguir!

Gabarite o Enem com a ajuda do Beduka!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

O Simulado Enem do Beduka é uma delas! 

Nosso simulado é composto por questões de anos anteriores da prova e também utiliza o método TRI de correção (o mesmo da prova oficial).

Você pode personalizá-lo como quiser, focando nas matérias que mais precisa e acessar o gabarito quantas vezes quiser! 

Ah e o melhor vem agora: ele é 100% gratuito!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso texto sobre o que é lamarckismo.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.