Biologia

O que é homeostase corporal? Exemplos práticos e resumo para que você entenda facilmente

o que é homeostase corporalo que é homeostase corporal
Sala do Saber - melhor cursinho online

A homeostase corporal é o processo pelo qual o organismo mantém constantes as condições internas necessárias para a vida. Os principais mecanismos de regulação são a retroalimentação negativa e positiva. Neste resumo, você vai entender o que é homeostase corporal e como ela ocorre com exemplos da fisiologia humana.

Preparamos este resumo completo para você entender o que é homeostase corporal. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Temas relacionados à fisiologia humana são figurinhas carimbadas quando o assunto é Enem. Que tal praticar com questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito!

O que é homeostase corporal?

As estruturas dos seres vivos e suas respectivas funções são intimamente integradas, com o objetivo de manter o meio interno estável.

A tendência à estabilidade das condições químicas e físicas do meio interno dos organismos, independente das mudanças internas ou externas, é o que chamamos de homeostase corporal.

A manutenção das condições corpóreas relativamente constantes depende da interação entre os diversos órgãos e sistemas.

Leia nosso guia completo sobre os Sistemas do Corpo Humano aqui!

Continue lendo nosso resumo sobre o que é homeostase corporal para compreender como ocorre este mecanismo

Como ocorre a homeostase corporal?

A homeostase corporal pode acontecer através de duas maneiras: o feedback negativo e o feedback positivo. 

A retroalimentação negativa (ou feedback negativo) é o controle através da inibição ou do bloqueio de um estímulo, que faz as ações desencadeadas por ele cessarem. 

Já a retroalimentação positiva (feedback positivo), é uma ação que produz uma resposta que promove o aumento do estímulo.

Os mecanismos de feedback negativo são os mais importantes nos processos de homeostase corporal, pois através deles o corpo retorna a sua condição de equilíbrio.

Depois de compreender o que é homeostase corporal e como ela ocorre, veja alguns exemplos interessantes desse mecanismo.  

Exemplos para explicar o que é homeostase corporal

O controle da temperatura do nosso corpo é um exemplo de processo homeostático mantido pela retroalimentação negativa. Acompanhe como esse controle ocorre:

A região do nosso cérebro chamada hipotálamo possui neurônios que são responsáveis por monitorar a temperatura externa (pele) e interna do corpo. 

Se esses neurônios receberem a informação de que a temperatura interna diminuiu para menos de 36,5ºC (temperatura considerada normal) o hipotálamo passa a produzir substâncias químicas.

Essas substâncias fazem as células do corpo aumentarem sua atividade, gerando mais calor e consequentemente elevando a temperatura corporal. 

Esse aumento é informado para o hipotálamo, que deixa de mandar o estímulo para a produção de mais dessas substâncias químicas. Esse fato explica porque trememos em dias frios, por exemplo. 

Por outro lado, se a temperatura do corpo ultrapassar 37ºC, o hipotálamo diminui a atividade celular, o que reduz a liberação de calor e consequentemente acontece a diminuição da temperatura. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além disso, com o aumento da temperatura, o corpo responde com o suor. No caso, a evaporação da água desvia o calor do corpo e causa a diminuição da temperatura. 

Como exemplo de retroalimentação positiva, podemos citar a ação do hormônio ocitocina na contração uterina durante o trabalho de parto. 

Quando a mulher inicia o trabalho de parto, ocorre a contração dos músculos lisos do útero. E esse é o estímulo para o início da produção do hormônio ocitocina pela glândula hipófise localizada na base do encéfalo.

A ocitocina age sobre a musculatura uterina aumentando a contração. O aumento da contração é um estímulo para ampliar ainda mais a produção de ocitocina, levando à elevação das contrações até o nascimento do bebê. 

Assim que a criança nasce, o estímulo para a produção e liberação do hormônio é reduzido. 

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é homeostase corporal. 

  • Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!

Estudando para o ENEM? Não deixe de conferir a dica perfeita que temos para você a seguir!

Gabarite o Enem com a ajuda do Beduka!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

O Simulado Enem do Beduka é uma delas! 

Nosso simulado é composto por questões de anos anteriores da prova e também utiliza o método TRI de correção (o mesmo da prova oficial).

Você pode personalizá-lo como quiser, focando nas matérias que mais precisa e acessar o gabarito quantas vezes quiser! 

Ah e o melhor vem agora: ele é 100% gratuito!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso texto sobre o que é homeostase corporal.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.