Heliocentrismo é a teoria que, em sua apresentação inicial, coloca o Sol no centro do universo, ou em sentido estrito, situado no centro do Sistema Solar. A teoria causou bastante polêmica em sua época e foi o motivo da condenação do astrônomo Galileu Galilei pela Igreja Católica. Entenda agora o que é heliocentrismo!
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é Geocentrismo?
- O que é Heliocentrismo?
- Por que o Heliocentrismo causou controvérsia?
- Qual é a importância do Heliocentrismo?
- Nós conectamos você à faculdade!
Estudando Física para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre o que é heliocentrismo, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!
O que é Geocentrismo?
Antes de respondermos sua dúvida sobre o que é heliocentrismo, é interessante que você conheça sua teoria antecessora: o geocentrismo.
O geocentrismo, também chamado de sistema ptolomaico, foi desenvolvido pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu (100 – 168) no início da Era Cristã. De acordo com essa teoria, a Terra seria o centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitariam ao redor dela.
Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam em torno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
Apesar de haver modelos diferentes desde o século IV a.C., a teoria geocêntrica foi amplamente defendida por muitos estudiosos da Antiguidade e da Idade Média. Entre as instituições que o utilizaram está a Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas.
Apesar disso, após 14 séculos, a teoria geocêntrica foi contestada pelo astrônomo Nicolau Copérnico, que descreveu outra teoria sobre o movimento dos planetas: o heliocentrismo.
Veja nosso resumo sobre o Sistema Solar: origem, planetas e curiosidades!
Continue lendo o artigo para compreender o que é o heliocentrismo.
O que é Heliocentrismo?
O heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido por Nicolau Copérnico. A palavra vem da junção dos termos gregos “Helios” que significa sol e “Kentron”, que significa centro.
Como afirmava Copérnico, a Terra e os demais planetas movem-se ao redor do Sol, sendo este o verdadeiro centro do Sistema Solar.
As descrições feitas por Copérnico demonstravam que a Terra girava em torno de si própria como um dos seis planetas conhecidos orbitando o Sol.
Além disso, a ordem dos planetas seria a seguinte: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno (somente anos mais tarde foram descobertos Urano, Netuno e Plutão).
O astrônomo ainda calculou as distâncias dos planetas até o Sol. E também estipulou que a velocidade orbital dos planetas é proporcional à distância do Sol.
Contudo, o modelo ainda deixava muito a desejar, pois não trazia mais fundamentos empíricos do que a teoria de Ptolomeu. Somente nos séculos posteriores os físicos trariam mais embasamento à teoria. Entre eles, estão Galileu Galilei e Johannes Kepler.
Por que o Heliocentrismo causou controvérsia?
Na época, os estudos de Copérnico foram considerados uma subversão pela Igreja Católica, que chegou a colocar sua obra “Revolutionibus Orbium Coelestium” (Das Revolução dos Corpos Celestes) na lista dos livros proibidos pelo Papa Paulo V cem anos depois.
Isso aconteceu, pois ao mudar a posição da Terra no cosmos, o heliocentrismo ia contra o pensamento bíblico de que o homem estando na Terra, também está no centro do universo.
Por este motivo, um dos principais estudiosos da astronomia, Galileu Galilei (1564 – 1642), apesar de comprovar a teoria do heliocentrismo, negou suas descobertas por ser ameaçado de morte pela Santa Inquisição.
Em seus últimos anos de vida, Galileu viveu em prisão domiciliar.
Entenda tudo sobre a inquisição neste resumo sobre a Idade Média!
Depois de entender o que é o heliocentrismo e o porquê da teoria ter causado tanta polêmica na época de sua publicação, saiba a importância dela para o estudo da física clássica!
Qual é a importância do Heliocentrismo?
Contemporâneo de Galileu, o astrônomo alemão Johannes Kepler também passa a observar o movimento dos planetas e conclui que a organização cosmológica só pode ser explicada pela Física.
Kepler aperfeiçoou o modelo de Copérnico, considerado confuso, e passou a observar e definir a órbita de Marte.
O trabalho de Kepler, por sua vez, embasou o modelo das três leis da Física que contribuíram para os estudos do físico inglês Isaac Newton (1643 – 1727).
A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica para explicar o movimento e a posição dos planetas no Sistema Solar.
Gostou do nosso resumo sobre o que é heliocentrismo? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.
Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!
Nós conectamos você à faculdade!
O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…
Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!
O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!
É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras.
Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!
Obrigada por ler nosso artigo sobre o que é heliocentrismo.