Geografia

O que é o movimento de revolução da Lua? Aprenda suas fases e seus efeitos no planeta Terra

o que é o movimento de revolução da terrao que é o movimento de revolução da terra
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Lua é o satélite natural da Terra e como todos os corpos celestes ela não fica parada no Universo. Entre os movimentos da Lua, está o de revolução. Leia este resumo até o fim para entender o que é o movimento de revolução da Lua, suas fases e seus efeitos no nosso planeta.

Vamos te explicar o que é o movimento de revolução da Lua, se quiser ir direto para o conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Quais são os movimentos da Lua?

Assim como todos os astros, a Lua não está parada no céu. Ela realiza três movimentos principais: a rotação, a translação e a revolução.

A rotação é o movimento que ela faz em torno de seu próprio eixo. É semelhante ao da Terra, que define o dia no nosso planeta. A diferença é a duração. Enquanto a rotação da Terra dura cerca de 24h, a Lua faz em 28 dias.

Já a translação é o movimento da Lua em redor do Sol. Esse movimento dura 365 dias, como o da Terra.

O movimento de revolução está mais diretamente ligado à Terra. Continue lendo para saber o que é o movimento de revolução da Lua.

Entenda mais sobre este astro com nosso guia completo sobre a Lua.

O que é o movimento de revolução da Lua?

Além de girar em torno do próprio eixo e do Sol, a Lua também se movimenta ao redor da Terra. Esse é o movimento de revolução da Lua.

Quando usada na Astronomia, a palavra revolução significa voltar para o mesmo ponto. Ou seja, se refere à volta que um astro dá em torno de algo para chegar ao local da partida.

A revolução da Lua tem duração de aproximadamente 28 dias, igual à rotação. Ela acontece em elipse, por isso durante a trajetória a Lua estará mais perto ou mais distante da Terra. O momento de maior distância é conhecido como apogeu, o de menor é o perigeu.

O movimento de revolução da Lua acontece pelas forças gravitacionais que existem no nosso Sistema Solar. Saiba mais sobre ele com este nosso artigo.

Quais são as fases da Lua?

A Lua faz a revolução em quatro fases, cada uma durando sete dias. Vamos conhecê-las para entender melhor o que é o movimento de revolução da Lua.

Você já deve saber que a Lua é um astro sem luz própria. Isso significa que todo o brilho dela que a gente vê à noite é apenas a luz solar sendo refletida.

Ao longo do movimento de revolução, a Lua vai refletir a luz de maneiras diferentes, fazendo com que ela apareça para nós em quatro fases.

  • Lua nova: acontece quando o Sol e a Lua estão em conjunção completa e sua face visível se encontra às escuras e a face oculta, iluminada. Assim, ela não aparece para nós, exceto se houver um eclipse solar.
  • Lua crescente: quando a Lua está em um ângulo de 90º em relação ao Sol, metade dela fica iluminada e visível para nós.
  • Lua cheia: sete dias após a posição crescente, a Lua estará em oposição total ao Sol. Sua face visível estará completamente iluminada.
  • Lua minguante: após uma semana, a posição da Lua formará um ângulo de 270º com o Sol. Ela começará a “apagar-se” novamente, voltando à posição da Lua nova.

Esse fenômeno acontece porque os movimentos de rotação e revolução duram o mesmo período de tempo. Assim, a face que a Lua mostra para nós é sempre a mesma.

Como a Lua interfere na Terra?

Desde a Antiguidade, os estudiosos entendem que massa atrai massa. Por isso, é possível que os astros tenham alguma influência nas coisas que acontecem na Terra.

No caso da Lua, ela é responsável por intensificar as marés em conjunto com outros corpos celestes que possuem relações gravitacionais com ela e a Terra.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A Lua atrai para si a superfície dos oceanos e isso faz a água se elevar na direção dela. Enquanto isso, a força do movimento da Terra gera uma elevação no sentido oposto. À medida que o dia passa e a Lua viaja pelo céu, as marés viajam pelo oceano, fazendo com que elas sejam altas ou baixas.

As marés mais altas aparecem nas fases de Lua Nova e Lua Cheia, e as mais baixas nas fases Crescente e Minguante.

Vamos te ajudar a passar no Enem!

Esperamos que este texto sobre o que é o movimento de revolução da Lua tenha te ajudado a entender mais sobre essa importante instituição geopolítica.

Mas deixa eu te falar uma coisa: o contexto em que ela surgiu e a própria organização são temas recorrentes no Enem. E você pode se preparar com a nossa ajuda.

Você já ouviu falar sobre o Simulado Enem do Beduka? Ele é adaptável. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Responda questões das edições anteriores para entender como este assunto cai no Enem e vá para a prova deste ano totalmente preparado.

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje. Ou seja, por definição, ele é o melhor treinamento para o Enem.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ter lido até aqui este resumo sobre o que é o movimento de revolução da Lua!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.