Geografia

5  características do Pantanal que todo estudante tem que saber

quais as características do pantanalquais as características do pantanal
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Pantanal é um dos seis biomas brasileiros que possui características riquíssimas. Apesar de ser o menor entre eles, possui a segunda maior biodiversidade e seus rios têm mais peixes que os rios de toda a Europa juntos!

Suas atividades econômicas são variadas, mas a maior parte é ligada ao agronegócio, principalmente a pecuária e a pesca.

Isso faz com que esse bioma seja carta marcada nos vestibulares. Agora, você sabe quais as características do Pantanal? Nesse texto vamos falar sobre cada uma delas. Leia até final!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte específica deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que é o Pantanal?

O Pantanal é um dos seis biomas brasileiros. Ele está presente na região centro-oeste do país e é um dos menores, ocupando cerca de 2% do território; é encontrado apenas em dois estados: Mato Grosso (na parte sul) e Mato Grosso do Sul (no noroeste).

Uma das principais características deste bioma é a sua grande biodiversidade, sendo a segunda maior, atrás apenas da Amazônia. Além de ser a única planície alagada do país devido ao seu relevo.

Continue lendo para saber quais as outras características do Pantanal e conhecê-lo melhor!

Quais as características do Pantanal?

As principais características do Pantanal são:

  • Planície alagável;
  • Grande biodiversidade;
  • Clima tropical;
  • Vegetação diversificada;
  • Solos com baixa fertilidade.

Vamos ver com mais detalhes a seguir.

1- Fauna e flora extremamente diversificadas

O Pantanal é um bioma muito próximo da Amazônia e do Cerrado, por isso ele apresenta uma paisagem bastante diversificada, com características também desses outros biomas. 

Assim, a vegetação pode ter árvores de médio e grande porte, como as amazônicas, ou tortuosas e baixas, como no Cerrado.

Nas partes próximas da Amazônia existem árvores com mais de 20 metros, compondo uma vegetação densa e exuberante.

A vegetação da parte alagada é típica da região, com vegetais aquáticos. Nas matas ciliares no curso dos rios, as florestas são densas, mas podem apresentar características de cerrado, como acontece nas margens do Rio Cuiabá.

A fauna é muito rica em espécies de diversos animais. O Pantanal é o lar de 263 tipos de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, quase 500 espécies de aves e 132 de mamíferos. Entre os animais mais comuns estão a onça-pintada e o jacaré.

Algumas espécies sofrem a caça predatória e estão ameaçadas por isso. A pesca do peixe-dourado, por exemplo, precisou ser proibida graças ao extrativismo animal da região.

Além de saber quais as características do Pantanal, conheça a importância dos biomas brasileiros.

2- Clima Tropical

O Pantanal se localiza na faixa de clima tropical, com apenas duas estações bem definidas: um verão chuvoso e um inverno seco. O clima é influenciado pela continentalidade, por isso apresenta grandes variações térmicas.

A precipitação varia entre 1000 mm e 1500 mm por ano. O período mais intenso de chuvas é entre novembro e março, enquanto o mais seco é o de abril a setembro.

A temperatura média no inverno é de 16ºC, mas pode ultrapassar os 30º no verão.

Para entender melhor quais as características do do Pantanal, entenda o que é a continentalidade.

3- Relevo plano e Hidrografia abundante

O Pantanal é uma planície que não ultrapassa os 120 metros de altitude. Porém, ele está circundado de planaltos e serras, que atingem em média 700 metros e são onde os rios pantaneiros se originam.

Esse tipo de relevo é que faz o Pantanal ser alagado, pois as águas da chuva descem e se acumulam na planície. Ele também recebe diversos rios que abastecem suas bacias.

Os rios principais da região são:

  • Rio Paraguai;
  • Rio Cuiabá;
  • Rio Taquari;
  • Rio Piquiri;
  • Rio São Lourenço.

Esses rios são muito importantes economicamente para a região. Só no Rio Cuiabá, por exemplo, é feita metade do pescado do Mato Grosso do Sul. Por falar nisso, para responder quais as características do Pantanal precisamos falar de sua economia.

4- Economia sustentada por turismo e pesca

As principais atividades econômicas do Pantanal giram em torno da pesca e do turismo. A agricultura extensiva é algo muito recente na região, que só foi possível graças ao conjunto de inovações técnicas e tecnológicas realizadas pela Revolução Verde.

Os principais produtos agrícolas são a soja, o milho e o algodão.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além disso, a pecuária é um fator econômico importante na região. Muitos fazendeiros aproveitam das terras planas e da abundância de comida para criar gado na região. Práticas conservadoras de manejo do gado têm permitido o crescimento do rebanho sem uma agressão muito grande ao bioma.

Outra atividade importante é a apicultura, responsável por uma grande produção de mel, principalmente com abelhas africanas.

Agora que você já sabe quais as características do Pantanal, teste seus conhecimentos sobre esse bioma com nossa lista de exercícios sobre Pantanal.

5- Vítima de fortes impactos ambientais

Como vimos, as atividades agropecuárias são características do Pantanal e muito importantes para manutenção do emprego e da renda na região. Contudo, elas podem gerar impactos ambientais negativos.

Entre eles estão a contaminação de rios e do solo, além da possibilidade de extinção de algumas espécies, como o peixe-dourado.

O desmatamento das matas ciliares para criação de pastos e áreas agricultáveis intensificam o assoreamento dos rios. Ou seja, sedimentos em excesso são depositados no rio, afetando seu curso e atrapalhando sua navegabilidade e seu aproveitamento.

Outra preocupação é com as atividades ilegais de caça e mineração. A caça é responsável pela ameaça de extinção de algumas espécies, enquanto a mineração causa a contaminação do ambiente.

O Beduka te conecta à faculdade

O Pantanal e outros biomas são regiões de muitas oportunidades, principalmente nas áreas das engenharias. 

E você pode estudar qualquer uma delas e outras de sua preferência com um desconto incrível nas mensalidades!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais as características do pantanal.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.