Biologia

Tecido epitelial: 7 características que todo estudante precisa conhecer

principais características do tecido epitelialprincipais características do tecido epitelial
Sala do Saber - melhor cursinho online

Presente em nossa pele, órgãos e cavidades, os tecidos epiteliais possuem dois objetivos gerais: o revestimento e a secreção de hormônios.

Mas não são apenas essas as principais características do tecido epitelial. Ele também é conhecido por ter células bem próximas umas das outras e com pouca substância celular, o que confere ao corpo proteção contra agentes infecciosos e perda de água, por exemplo.

Neste resumo, você vai aprender todas as características do tecido epitelial de maneira simplificada e completa. Tenha uma boa leitura!

Preparamos este completo para você entender as principais características do tecido epitelial. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é tecido epitelial?

Antes de conhecer as principais características do tecido epitelial, vamos entender do que se trata esse tipo de tecido e suas funções.

O tecido epitelial, também chamado de epitélio (do grego epi = acima, sobre; thelé = tecido que cresce), é responsável por revestir externamente o corpo humano e de alguns animais.

Além disso, o epitélio também reveste as cavidades internas e dá origem às glândulas.

Por este motivo, os epitélios podem ser classificados em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial de secreção.

As células epiteliais são dispostas lado a lado (justapostas), encontram-se firmemente unidas entre si e com pouca substância intercelular entre elas.

Essas células ficam assentadas sobre o tecido conjuntivo e não há a presença de vasos sanguíneos (o gás oxigênio e nutrientes chegam aos tecidos através da difusão);

Outra propriedade fundamental do tecido epitelial é que pelo fato de suas células serem extremamente unidas, esse tecido age como barreira contra a entrada de agentes infecciosos e a perda de água. 

Conheça os outros tipos de tecido com nosso resumo completo sobre Histologia!

Principais características do tecido epitelial

Como dissemos no tópico anterior, as principais características do tecido epitelial são: revestimento e secreção

E por esse motivo, seu estudo é dividido em dois tipos de tecido: o tecido epitelial de revestimento e o tecido epitelial de secreção (também chamado de glandular).

A seguir vamos falar sobre cada um desses tecidos, suas particularidades e funções. Acompanhe!

Revestimento

Os tecidos epiteliais que têm como função o revestimento são encontrados na delimitação de órgãos e estruturas e possuem como objetivo proteger e possibilitar trocas controladas entre o exterior e interior do corpo e cavidades. 

Outra informação importante sobre os epitélios de revestimento é que eles podem ser classificados de acordo com o número de camadas celulares (simples, estratificado e de transição) e com relação ao formato das células da camada superficial (pavimentoso, cúbico ou prismático).

Conheça as principais características do tecido epitelial de revestimento:

1 – Epitélio pavimentoso simples

  • Características: células achatadas e dispostas em uma única camada. 
  • Função: permitir a passagem de oxigênio.
  • Onde ocorre: alvéolos pulmonares e vasos sanguíneos (locais onde a proteção mecânica não é fundamental).

2 – Epitélio cúbico simples

  • Características: apenas uma camada de células cúbicas. 
  • Função: absorção e secreção.
  • Onde ocorre: túbulos renais e no revestimento externo dos ovários e ductos das glândulas.

3 – Epitélio prismático simples (colunar)

  • Características: somente uma camada de células prismáticas “altas”. 
  • Funções: proteção, absorção e secreção.
  • Onde ocorre: estômago e intestinos grosso e delgado.

4 – Epitélio estratificado pavimentoso

  • Características: várias camadas de células, das quais apenas as células mais inferiores têm a capacidade de dividir-se. 
  • Funções: proteção mecânica e contra a perda de água. 
  • Onde ocorre: áreas com bastante atrito como pele e mucosas bucal e vaginal.

5 – Epitélio estratificado de transição

  • Características: número de camadas celulares e as formas das células variam de acordo com a extensão do órgão. 
  • Função: proteção.
  • Onde ocorre: reveste a bexiga urinária e os ureteres. 

Está gostando do resumo? Continue a leitura para aprender sobre as principais características do tecido epitelial de secreção.

Secreção

Por sua vez, os epitélios de secreção, também chamados de tecidos epiteliais glandulares, possuem função secretora e formam as glândulas. 

Grande parte das glândulas é multicelular, mas elas também podem ser unicelulares. Sua função principal é produzir secreções, que podem ser mucosas (espessa e rica em muco), serosas (fluida e rica em proteínas) ou mistas (mucosa e serosa).

Geralmente, as glândulas multicelulares ficam imersas no tecido conjuntivo onde recebem nutrientes e oxigênio. Elas são formadas a partir de células epiteliais de revestimento que penetram o tecido conjuntivo.

Há dois tipos de glândulas multicelulares, as endócrinas e as exócrinas

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Contudo, há uma exceção: o pâncreas. O órgão possui tanto regiões endócrinas como exócrinas e assim é classificado como uma glândula mista.

Confira as principais características do tecido epitelial de secreção:

1 – Glândulas exócrinas

  • Características: tem sua porção secretora ligada a ductos que se abrem para cavidades do corpo. 
  • Exemplos: salivares (saliva na cavidade bucal), sudoríparas (suor na pele), mamárias (produção de leite materno), sebáceas (sebo) e lacrimais (produzem as lágrimas).

2 – Glândulas endócrinas

  • Características: possuem a porção secretora mas não têm ductos. A secreção é eliminada diretamente nos vasos sanguíneos próximos às glândulas. 

Os hormônios são as secreções das glândulas endócrinas, que atuam de forma específica em determinados órgãos.

  • Exemplos: hipófise, tireóide, timo, pineal, testículos e ovários.

Esperamos ter contribuído com seus estudos através deste resumo sobre as principais características do tecido epitelial.

Coloque em prática o que aprendeu com nossa lista de exercícios sobre histologia com gabarito

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma ferramenta completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso resumo sobre as principais características do tecido epitelial até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.