Geografia

Quais são as principais causas do aquecimento global? Descubra os 4 responsáveis e como impedi-los

quais são as principais causas do aquecimento globalquais são as principais causas do aquecimento global
Sala do Saber - melhor cursinho online

O aquecimento global é um dos principais temas abordados quando o assunto é meio ambiente. Suas principais causas são alvo de diversas ações para reduzir o dano que trazem.

Inclusive, os governos de diversos países fizeram acordos de trabalho para apaziguar os efeitos do aquecimento e diminuir os riscos ao planeta.

Continue lendo para descobrir quais são as principais causas do aquecimento global e suas consequências. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno climático descrito pelo aumento da temperatura da atmosfera do planeta Terra e dos oceanos com consequências na fauna e na flora. Ele é provocado pela intensificação do efeito estufa.

O nosso planeta possui mecanismos para manter o calor na sua superfície, que funciona como uma estufa literal. Ou seja, é como se houvesse uma redoma impedindo o calor de sair. Este fenômeno é totalmente natural.

Entenda melhor qual é a definição de aquecimento global.

Porém, estudos apontam que esse mecanismo tem sido intensificado ao longo dos anos, desde a Revolução Industrial iniciada no final do século XVIII. 

Com o surgimento das fábricas, os gases que realizam o efeito estufa passaram a ser emitidos com mais intensidade, gerando uma concentração maior de calor no planeta.

Deste modo, a temperatura média tem subido e causado um grande receio dos governos e da comunidade científica pelos efeitos danosos que podem vir. Por isso, procura-se estabelecer limites para desacelerar o aquecimento global, combatendo suas causas.

Continue lendo para descobrir quais são as principais causas do aquecimento global.

Quais são as principais causas do aquecimento global?

As causas do aquecimento global estão ligadas diretamente à emissão feita pelo ser humano dos gases do efeito estufa. Os gases mais conhecidos são o dióxido de carbono (CO2) e o metano. Outros citados com frequência são óxido nitroso, o hexafluoreto de enxofre, o clorofluorcarbono e o perfluorcarboneto.

Vamos ver quais são os meios pelos quais eles são emitidos.

1 – Queima de combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são os principais meios de geração de energia para o transporte no mundo. Contudo, sua queima gera uma grande emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Eles são responsáveis por 86% das emissões de CO2. Para se ter noção, a estimativa de emissão deste gás em 2022 era de 40 bilhões de toneladas e 34 bilhões estariam na conta dos combustíveis.

No caso, os combustíveis fósseis são a fonte principal desse gás que é o principal do efeito estufa.

Saiba mais sobre os combustíveis fósseis e as causas principais do aquecimento global com nosso texto sobre fontes de energia não renováveis.

2 – Queimadas

As queimadas são outra fonte de liberação do dióxido de carbono. Além disso, a queima de florestas libera fuligem e carvão, que absorvem a luz solar e retêm calor. Isso contribui para o aumento da temperatura local e dificulta a movimentação do ar na região.

Está curtindo saber quais são as principais causas do aquecimento global? Veja com detalhes como ocorre o efeito estufa e saiba mais.

3 – Agricultura e Pecuária

Boa parte das áreas utilizadas para a produção agrícola e criação de animais de corte é obtida através de queimadas. Como vimos acima, essa é uma das principais causas do aquecimento global.

Além disso, o gado emite gás metano, que também é responsável pelo efeito estufa. E a agricultura utiliza fertilizantes, o que a torna uma grande emissora de óxido nitroso.

4 – Má gestão de resíduos

O consumo de bens e alimentos produz resíduos sólidos, que a gente chama de lixo. Eles são descartados de diversas maneiras, mas os meios principais são os aterros sanitários e os lixões. Nas duas situações, existe liberação do gás metano.

Mas a questão vai além disso: quando os resíduos são descartados em vez de reciclados, a indústria é forçada a retirar mais recursos da natureza. Desta forma, existe mais agressividade ao meio ambiente, como o desmatamento e uso de maquinário à base de combustíveis fósseis.

Entenda melhor quais são as principais causas do aquecimento global com nosso texto sobre os problemas ambientais causados pelo lixo.

Quais são as consequências do aquecimento global?

Agora que já vimos as principais causas do aquecimento global, vamos conhecer quais são as suas consequências. Em geral, elas são as transformações estruturais e sociais causadas pelo aumento da temperatura. Por exemplo:

  • Aumento das temperaturas dos oceanos e o derretimento das geleiras;
  • Inundações das áreas litorâneas com o aumento do nível do mar, gerado pelo derretimento das geleiras;
  • Crescimento do buraco da camada de ozônio presente na estratosfera e aumento da irradiação solar sobre o planeta;
  • Extinção de espécies pelas condições ambientais adversas;
  • Catástrofes climáticas.

Como combater o aquecimento global?

A forma de combater o aquecimento global apontada pelos defensores da ideia é reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Para fazer isso, é necessário trocar as fontes de energia utilizadas, principalmente os combustíveis fósseis. Eles devem ser substituídos por fontes mais renováveis e menos poluentes. Por exemplo, a gasolina pode dar lugar ao etanol.

Além disso, é preciso fazer uma melhor gestão dos resíduos sólidos, como a aposta na reciclagem de produtos não-orgânicos. Isso diminuiria a emissão de gás metano.

Para realizar essas ações, os governos de diversos países estabeleceram acordos internacionais. Entre eles estão:

  • Protocolo de Montreal: assinado em 1987 por 28 países, com o intuito de reduzir a emissão de clorofluorcarbono.
  • Protocolo de Kyoto: ratificado em 1997, estabeleceu metas para a redução de emissão dos gases do efeito estufa para a União Europeia, o Japão e os Estados Unidos.
  • Acordo de Paris: criado em 2015, não possui metas obrigatórias, apenas contribuições nacionalmente determinadas. Ou seja, cada país diz o quanto irá fazer para diminuir a emissão dos gases.

Críticas sobre quais são as principais causas do aquecimento global

Apesar de a maior parte dos cientistas adotar a visão de que o aquecimento global é verdadeiro, alguns deles divergem sobre quais são as principais causas do fenômeno.

Segundo os críticos, o aquecimento do planeta é algo natural, provocado por atividades como as solares. Ou seja, a ação humana não tem nada a ver com o aumento da temperatura na Terra.

A base da crítica é principalmente o recorte temporal utilizado pela maioria das pesquisas. Para eles, em outros momentos da história a temperatura subiu tanto quanto atualmente. Esses momentos foram seguidos também por períodos mais frios.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A posição deles considera que o aquecimento global é uma estratégia política e acusam instituições internacionais de distorção de dados e apresentação de dados equivocados sobre o meio ambiente. Assim, eles não as consideram como fontes confiáveis.

E aí? Com qual lado você concorda mais? Deixe nos comentários quando terminar de ler este artigo sobre quais são as principais causas do aquecimento global!

Conheça a magia para ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são as principais causas do aquecimento global. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.