Geografia

Quais são as zonas térmicas do planeta? Conheça as 5 regiões da Terra definidas pela quantidade de calor

quais são as zonas termicas do planetaquais são as zonas termicas do planeta
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Planeta Terra possui um eixo inclinado e um formato esférico que faz com que a luz solar chegue de diferentes maneiras nele, criando zonas térmicas na superfície.

Com isso, as suas diversas regiões possuem climas diferentes, uns mais quentes do que outros.

Continue lendo para descobrir quais são as zonas térmicas do planeta, suas causas e consequências. No final, resolva as questões que separamos para fixar o conteúdo.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

O que são as zonas térmicas do planeta?

As zonas térmicas da Terra são regiões do nosso planeta definidas pela incidência dos raios solares sobre elas. São representadas nos mapas por meio de faixas delimitadas por paralelos, ou seja, as linhas imaginárias que cortam o planeta de maneira horizontal.

Os limites das zonas térmicas são:

  • Círculo Polar Ártico;
  • Trópico de Câncer;
  • Trópico de Capricórnio e
  • Círculo Polar Antártico.

Com a ajuda dessas regiões é possível entender melhor os diversos climas da Terra, pois a distribuição de luz solar é um fator determinante para a definição climática de um local. Ela afeta diretamente na temperatura, o que faz com que um lugar tenha clima quente ou frio.

Entenda quais são os demais fatores climáticos com nosso texto sobre o que é clima.

Quais são as zonas térmicas do planeta?

O Planeta Terra possui cinco zonas térmicas, que podem ser agrupadas de três formas. São elas:

Quais são as Zonas Polares do Planeta?

Existem duas zonas polares, uma no norte e outra no sul do planeta. A zona polar do norte fica acima do Círculo Polar Ártico, enquanto a zona polar do sul fica abaixo do Círculo Polar Antártico.

Elas recebem os raios solares com um alto grau de inclinação, por isso eles chegam com baixa incidência. Desta forma, as zonas polares são as porções mais frias da Terra, com temperaturas abaixo de zero e áreas permanentemente congeladas.

Quais são as Zonas Temperadas do Planeta?

As zonas temperadas se situam entre os círculos polares e os trópicos. Ao norte, temos a zona temperada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. A zona temperada do sul fica entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Elas possuem um clima mais ameno e as quatro estações do ano bem definidas.

Qual é a Zona Tropical do Planeta?

A zona tropical ou intertropical fica entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. É a região do planeta que mais recebe luz solar, pois está mais perpendicular ao Sol. É nela que está a Linha do Equador, o paralelo de referência para as latitudes.

Seu clima é quente, mas possui diversas variações graças aos demais fatores climáticos. Elas possuem também uma biodiversidade maior que nas demais

Por exemplo, somente na região do Pantanal é possível encontrar 263 tipos de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, quase 500 espécies de aves e 132 de mamíferos.

Saiba mais sobre latitude e longitude e entenda melhor quais são as zonas térmicas do Planeta.

Por que existem zonas térmicas na Terra?

As principais causas para existirem zonas térmicas no nosso planeta são o formato dele, o movimento de translação e a inclinação do seu eixo.

A Terra é um geóide, ou seja, uma esfera em que os pólos são achatados e com superfície irregular. Por isso, os raios do Sol chegam de maneira distinta em cada ponto dela, aumentando ou diminuindo a quantidade de calor.

o eixo da Terra, apresenta uma inclinação de aproximadamente 23°, que faz a luz solar chegar de maneira diferente nas regiões da superfície. 

Por exemplo, quanto mais distante da Linha do Equador, mais inclinada a luz chega e, por isso, com menos intensidade.

Além disso, a Terra faz um movimento em torno do Sol, chamado de translação. Ele dura um ano e também é responsável pelas diferentes formas de a luz chegar ao planeta.

Faça exercícios sobre a posição geográfica e fixe o conteúdo sobre quais são as zonas térmicas do planeta.

Quais são as zonas térmicas do Brasil?

O Brasil é um país com dimensões continentais, por isso apresenta uma variação muito grande de uma região para outra. Enquanto o norte do país está muito próximo da Linha do Equador, o sul está na fronteira com o Círculo Polar Antártico.

Quando se fala em quais são as zonas térmicas do planeta que compreendem o Brasil, podemos falar de duas. A zona tropical e a zona temperada sul.

A maior parte do país se encontra na zona tropical, englobando toda a região norte, nordeste e centro-oeste e o sudeste, com exceção do sul do estado de São Paulo. Essa parte e toda a região sul se encontra na zona temperada sul.

Exercícios sobre as Zonas térmicas do planeta

Agora que já vimos quais são as zonas térmicas do planeta, nada melhor do que fazer alguns exercícios de fixação. Separamos algumas questões para você!

Questão 1 – (PROCAMPUS) As zonas climáticas da Terra estão distribuídas de acordo com as faixas de latitude, ou seja, a incidência de luz e calor. Essas faixas apresentam diferentes tipos climáticos. Marque a alternativa que indica países que se encontram na zona temperada:

a) Brasil, Argentina, Japão; 

b) Canadá, Argentina, Japão; 

c) Alemanha, França, Etiópia; 

d) Rússia, Índia, Egito; 

e) Nova Zelândia, Bolívia, Angola.

Questão 2 – (IFRS) Sobre as zonas climáticas do planeta, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e consiste na zona mais quente do planeta.

b) A zona temperada do norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) A zona temperada do sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.

d) As zonas temperadas estão localizadas entre os trópicos e a Linha do Equador e apresentam grande variação de temperatura entre o verão e o inverno.

e) As zonas polares estão localizadas em latitudes maiores do que a do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e do Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul, e consistem nas regiões mais frias do planeta.

Gabarito dos exercícios sobre zonas climáticas do planeta

Exercício resolvido da questão 1:

Alternativa correta: letra d

Somente a alternativa D contém países dentro da zona temperada.

Exercício resolvido da questão 2:

Alternativa correta: letra d

A Linha do Equador está inserida na zona tropical, mas ela não é seu limite. Ela fica entre os dois trópicos, o de Câncer e o de Capricórnio.

Conheça a magia para ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são as zonas térmicas do Planeta. Boa sorte nos seus estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.