História

Onde surgiu o Capitalismo? Conheça a origem deste sistema econômico

onde surgiu o capitalismoonde surgiu o capitalismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Capitalismo é o sistema econômico dominante no mundo inteiro, mas ele nem sempre existiu. Na verdade, se olharmos a história, ele é um sistema muito novo.

A base do sistema é a propriedade privada, as trocas voluntárias em busca do lucro e o acúmulo de capital, de onde o nome deriva.

Neste texto, vamos elucidar sobre as características e história desse sistema, além de responder onde surgiu o capitalismo. Leia até o final.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Falando em lucro, sabia que quem faz faculdade tende a ganhar o dobro e talvez até o triplo de quem não conseguiu curso superior? Pois é, com o Beduka Bolsas você consegue estudar em faculdades de excelência com 65% de desconto! Vai lá dar uma olhada.

O que é capitalismo?

O capitalismo é um sistema econômico e social que se baseia na obtenção de lucros, na propriedade privada e no acúmulo de capital, tudo isso através de trocas voluntárias.

Capital vem do latim capitis e se refere a qualquer bem econômico utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ele possui como características:

  • Ser feito por humanos, ao contrário da terra, da localização geográfica e de minerais e outras matérias-primas;
  • Poder ser utilizado na produção de outros bens;
  • Não se esgotar na produção.

Por exemplo, o dinheiro é uma forma de capital, que pode ser investido para se tornar um fator de produção. Mas também o maquinário das fábricas, as invenções tecnológicas, o intelecto humano etc. também podem ser considerados bens de capital.

Atualmente, o sistema baseado no capital é hegemônico no mundo, contudo, ele é algo recente na história humana. Vamos ver onde surgiu o Capitalismo e como isso aconteceu.

Onde surgiu o capitalismo?

Não existe necessariamente um lugar em que o capitalismo surgiu, como por exemplo um país específico. Mas ele se tornou uma prática na Idade Moderna europeia e a depender da fase em que ele estava, teve forças em locais diferentes do continente.

Por exemplo, na fase mercantilista (a do capitalismo comercial) as nações mais bem colocadas no sistema eram Portugal e Espanha, seguidas por Holanda, Inglaterra, França e repúblicas italianas.

Na fase industrial, a nação mais capitalista foi a Inglaterra, onde surgiram as primeiras fábricas. Já na fase atual, a do capitalismo financeiro, temos uma globalização do sistema capitalista, mas há alguns países centrais que dominam o sistema.

Então é difícil responder onde surgiu o Capitalismo de maneira específica. Só podemos afirmar que foi no continente europeu.

Ele se impôs ao modelo econômico anterior, o feudalismo, que era baseado na produção agrícola e em relações de trocas de produtos graças à baixa utilização do dinheiro. Ele foi decaindo na medida em que novos horizontes foram se abrindo para o comércio e modificações políticas aconteceram.

O poder feudal era descentralizado e se firmava em relações pessoais. O senhor feudal oferecia proteção e terras, enquanto os camponeses davam parte da produção para ele. 

Com a centralização política realizada na Idade Moderna isso deixou de existir e as demais obrigações também.

As cidades cresceram com a fuga das pessoas do campo e uma nova classe surgiu com base no comércio: a burguesia. Deste modo, o capital pôde ser acumulado e investido, aumentando a complexidade econômica e fazendo surgir o Capitalismo.

Quais são as fases do Capitalismo?

O Capitalismo possui três fases. O Comercial, o Industrial e o Financeiro.

  • Capitalismo comercial: iniciou-se no século XV e se baseou nas trocas comerciais, que envolviam diversas nações graças à expansão marítima. Teve duração até o final do século XVIII, quando surgiram as indústrias.
  • Capitalismo industrial: surgiu com a revolução industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII, que aumentou com muita rapidez a produção, a venda e o acúmulo de bens.
  • Capitalismo financeiro: nessa fase, o foco está no poder financeiro das empresas cujo capital se fundiu ao dos bancos e as empresas passaram  a ser comercializadas nas bolsas de valores.

Entenda melhor onde surgiu o Capitalismo e suas mudanças históricas com nosso resumo sobre as suas fases.

Características do Capitalismo

O Capitalismo se caracteriza por alguns fatores determinantes:

  • Propriedade privada;
  • Livre iniciativa;
  • Livre concorrência;
  • Busca por lucro;
  • Acúmulo de bens;
  • Trabalho assalariado;
  • Divisão do trabalho.

Agora que você já sabe onde surgiu o Capitalismo, conheça algumas opções de cursos que o estudam diretamente.

Outras teorias sobre onde surgiu o Capitalismo

Caso você não esteja satisfeito só com o que já leu, saiba que há algumas outras interpretações e tentativas de elaborar uma teoria para o nascimento do capitalismo. 

Podemos interpretar do ponto de vista do economista e filósofo tido como “Pai do Capitalismo”: Adam Smith

Como ele era escocês e a sua obra mais conhecida, A Riqueza das Nações, também foi publicada pela primeira vez na Escócia, então o capitalismo seria, originalmente, escocês

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Contudo, outros teóricos podem rebater essa afirmação. É possível dizer que a obra de Adam não passa de observações de coisas que já aconteciam ao seu redor, e que o trabalho do filósofo foi apenas organizar isso em uma teoria formal com nomes e conceitos próprios. 

Nesse caso, o capitalismo já existia e acontecia no mundo. Ele só não era conhecido com esse nome ainda.

Ainda há aqueles que tratam o capitalismo como existente desde que houve a primeira troca voluntária entre dois ou mais indivíduos humanos. Sendo assim, o capitalismo teria nascido com essa primeira negociação da história

Outra teoria é a de que onde surgiu a primeira propriedade foi onde surgiu o capitalismo. Como uma das bases do capitalismo é a propriedade, então ele passou a existir no momento em que alguém disse “isso é meu” pela primeira vez.

E por último, há quem diga que o capitalismo existe desde que a raça humana começou. Esses normalmente tratam o capitalismo apenas como um outro nome para as relações humanas de forma geral. 

Nessa teoria, qualquer relação humana seria comercial ou envolveria algum interesse de ambas as partes em alguma medida. Portanto, se existem seres humanos, existiria capitalismo

Você concorda com alguma dessas teorias? Deixa nos comentários!

Cursos universitários envolvidos com o Capitalismo

Como vimos, o Capitalismo é um sistema econômico e social. Por isso, as ciências que mais se ocupam de estudá-lo são a Economia e a Sociologia.

De alguma maneira, a Filosofia também está envolvida, pois ela analisa a ação humana, na qual a Economia se baseia.

Os cursos de administração de empresas e ciências contábeis também precisam de alguma noção sobre o funcionamento do Capitalismo, uma vez que este é o sistema econômico no qual elas estão inseridas.

E você pode estudar qualquer uma delas e outras de sua preferência com um desconto incrível nas mensalidades!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre onde surgiu o Capitalismo.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.