Literatura

Entenda tudo sobre o contexto histórico do barroco no Brasil e como esse tema cai no Enem

Entenda tudo sobre o contexto histórico do Barroco no Brasil (1)Entenda tudo sobre o contexto histórico do Barroco no Brasil
Mude de vida com Beduka Bolsas

O barroco foi um período marcado pelo dualismo, um dilema entre o terreno e o divino. E isso não surgiu do nada, pelo contrário, os artistas foram bastante influenciados por acontecimentos históricos. Para que você entenda melhor, preparamos este artigo explicando tudo sobre o contexto histórico do barroco no Brasil, então leia até o final para saber tudo a respeito. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja aprender sobre o  contexto histórico do barroco no Brasil. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o barroco?
  2. Qual o contexto histórico do barroco no Brasil?
  3. Quais as principais características do barroco no Brasil?
  4. Quais os principais nomes do barroco no Brasil?
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Tenho certeza que com este artigo você vai entender tudo sobre função conotativa. Depois disso, que tal praticar com o Simulado Beduka? Ele é 100% gratuito evai te ajudar a fixar esse e outros conteúdos.

O que foi o barroco?

O barroco foi um período de criação marcado pelo conflito entre o divino e o profano. Também é considerado um estilo artístico luxuoso e extravagante. 

Surgiu na Itália, no final do século XVI, e representou o contexto histórico vivenciado naquele momento: a sociedade não estava totalmente desvinculada da igreja e nem totalmente vinculada a ela.

Por esse motivo, a sensação mais significante que podemos experimentar quando nos deparamos com uma criação barroca é a inquietude. Isso ocorre devido ao dualismo (conflito entre ideias) e ao exagero (excesso de detalhes). 

No Brasil, foi o período que nos trouxe as primeiras produções literárias feitas por brasileiros. Mais especificamente, por Gregório de Matos. 

A seguir, descubra tudo sobre o contexto histórico do barroco no Brasil. Ele costuma ser bastante cobrado no Enem. 

Qual o contexto histórico do barroco no Brasil?

O barroco chegou por aqui no início do século XVII. Nesse período, a produção de cana de açúcar era a forma econômica predominante.

A mão de obra era escrava, composta não só por negros africanos, como também por índios. E os principais centros urbanos eram Recife e Salvador, grandes responsáveis pela economia açucareira.

Por esse motivo, as heranças artísticas e arquitetônicas mais antigas do barroco brasileiro encontram-se nessas cidades. Elas também apresentam características típicas do barroco na Europa: luxo e riqueza de detalhes.

Outro fator histórico que influenciou o barroco foi a Contrarreforma.  Ela surgiu quando a igreja católica se viu diante da necessidade de combater a Reforma Protestante. 

E uma das medidas adotadas para reafirmar o poderio católico foi a criação da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo a catequização de nativos de diversos países. Junto com a educação jesuítica, vieram os ideais barrocos. 

Nesse cenário, destaca-se o Padre Antônio Vieira, um dos jesuítas mais importantes dessa Companhia. Mas não só isso; ele também é o nome mais significativo da criação literária dessa época. Seu legado vai desde sermões até cartas e poemas.

O barroco no Brasil perdurou até o século XVIII, quando a economia passou a ser regida pelo conhecido Ciclo do Ouro, em Minas Gerais. 

Assim, as produções passaram a ocorrer principalmente nesse território, com o surgimento de importantes artistas, entre eles Aleijadinho e Mestre Ataíde, ambos responsáveis por dar à arte barroca brasileira características distintas das criadas pelos europeus.

Conhecer o contexto histórico do barroco no Brasil é indispensável para entender as ideias que ele representava. E, para você aprender ainda mais, leia outros artigos exclusivos que temos sobre o assunto:

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Quais as principais características do barroco no Brasil?

Depois de conhecer o contexto histórico do barroco no Brasil, é importante você saber quais as características que marcaram as produções desse período. Veja as principais: 

  • Uso de figuras de linguagem e figuras de sintaxe: antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato, sinestesia, comparação, metáfora;
  • Cultismo: jogo de palavras; 
  • Conceptismo: jogo de ideias;
  • Contraste de cores (luz e sombra);
  • Riqueza de detalhes;
  • Dualismo (conflito entre o profano e o sagrado);
  • Feísmo: imagens exageradas, grotescas, trágicas;
  • Fusionismo: a fusão de ideias contrárias, de modo igualmente relevante;
  • Pessimismo;

Quais os principais nomes do barroco no Brasil?

O contexto histórico do barroco no Brasil não só influenciou a criação artística por aqui, como também nos revelou importantes artistas e suas respectivas criações. Sem dúvidas, os nomes mais significativos desse período são:

  • Bento Teixeira;
  • Pe. António Vieira;
  • Gregório de Matos;
  • Aleijadinho;
  • Mestre Ataíde

Primeiro temos Bento Teixeira, autor de Prosopopeia, um poema épico que narra as experiências da família Albuquerque. Em seguida, Gregório de Matos, conhecido como boca do inferno, por não poupar críticas nem ao clero da época.

Também não podemos deixar de mencionar o Padre Antônio Vieira, jesuíta, nome literário e membro da Companhia de Jesus. Ele participou ativamente na defesa dos índios e se posicionou contra a mão de obra escrava dos mesmos. 

Aleijadinho inovou na arquitetura e escultura. Ao invés do ouro e artigos luxuosos, amarrava as ferramentas em seus punhos e produzia utilizando pedra-sabão. 

Já o Mestre Ataíde foi um pintor considerado precursor de uma arte tipicamente brasileira. Em suas pinturas, deu aos anjos e santos traços mestiços. 

O Beduka pode te conectar a faculdade

Você já sabe tudo sobre o contexto histórico do barroco no Brasil, mas  existem outras formas de entrar na faculdade. E o Beduka tem uma perfeita para você.

Sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre contexto histórico do barroco no Brasil tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador