Literatura

5 livros de Mia Couto que são leitura obrigatória para o vestibular.

5 livros de Mia Couto que são leitura obrigatória para a vida e para o vestibular5 livros de Mia Couto que são leitura obrigatória para a vida e para o vestibular
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os livros de Mia Couto já o consagraram como um dos principais autores da literatura contemporânea. Com importância inquestionável, o escritor se tornou leitura obrigatória para quem vai fazer o vestibular da Fuvest. Conheça as principais obras desse maravilhoso autor Moçambicano.

Neste texto, você terá acesso aos principais livros de Mia Couto. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quem é Mia Couto?
  2. Principais livros de Mia Couto: Terra Sonâmbula
  3. Principais livros de Mia Couto: O fio das Missangas
  4. Principais livros de Mia Couto: Mulheres de Cinza
  5. Principais livros de Mia Couto: Estórias abensonhadas
  6. Principais livros de Mia Couto: Poemas escolhidos
  7. Quer entrar na faculdade? Conheça a chance perfeita

Quem é Mia Couto?

Mia Couto é o pseudônimo de um importante autor contemporâneo de Moçambique. Ah! Não podemos continuar sem citar uma curiosidade sobre a origem desse “apelido”.

O pseudônimo do autor, chamado originalmente de António Emílio Leite Couto, surgiu ainda na infância devido a sua paixão por gatos. Sim! “Mia” possui essa referência e acabou por se tornar um nome marcante no cenário literário internacional.

A qualidade de seus escritos é atestada de forma quase unânime pelos críticos. Filho de portugueses, mas natural de Moçambique. Essa origem tem uma marcante influência em seus livros, além da tradição oral africana e da narrativa que mistura sonhos, fantasias e realidade. 

Quanto a sua jornada acadêmica, o autor chegou a estudar medicina, mas desistiu para se dedicar ao jornalismo. Além disso, concluiu o curso de biologia e se tornou professor universitário. 

Como escritor, ganhou repercussão e popularidade ao publicar o livro Terra Sonâmbula

Em 2013, recebeu o famoso prêmio Camões.

1 – Principais livros de Mia Couto: Terra Sonâmbula

A obra pode ser considerada a mais importante entre os livros de Mia Couto. Publicada em 1922, foi ela quem deu ao autor popularidade e o consolidou no cenário literário internacional.

A história se passa em território moçambicano e possui uma das principais características dos romances do escritor: a narração dupla.  

Esses narradores estão em primeira e terceira pessoa. Sendo um deles representado pelos cadernos de Kindzu, ou seja, o narrador personagem contando sua história por meio de espécies de diários.

A outra narrativa nos conta a trajetória do sábio Tuahir e de um jovem desmemoriado batizado de Muidinga.

O tempo se alterna várias vezes durante a leitura, entre passado, presente e até mesmo sonhos. Essa aparente falta de linearidade é o que conecta os acontecimentos e revela aos poucos os mistérios da história.

A obra também retrata um contexto histórico: a guerra civil que ocorreu em Moçambique no período pós-independência.

Outras das principais características que estão presentes na maioria dos livros de Mia Couto e que você deve conhecer, são: 

  • Situações descritas de forma figurada; 
  • Emprego do realismo fantástico;
  • Utilização de recursos oníricos, nos quais os sonhos são inseridos como parte do enredo. 
  • Caráter social, poético e de valorização cultural.

Por fim, é importante que você saiba que o principal cenário descrito é um ônibus queimado, no qual Muidinga e Tuahir resolvem se abrigar. Há também vilas que fazem parte dos relatos presentes nos cadernos de Kindzu.

2 – Principais livros de Mia Couto: O fio das Missangas

O Fio das Missangas é um livro composto por 29 contos, mais precisamente, contos curtos. Neles, o autor é breve, direto, mas sem deixar de lado o impacto poético, a metáfora e o lirismo.

Por falar em metáforas, pode-se dizer que a obra é um ensaio sobre elas. É possível identificá-las do início ao fim, das mais variadas formas. E, é isso, um dos motivos que torna a produção tão bela.

É um livro sobre mulheres e suas mais diversificadas histórias. Apesar disso, a narrativa é feita por um personagem masculino, protagonista da obra. O trecho abaixo é bem claro em relação a isso:

“A vida é um colar. Eu dou o fio, as mulheres dão as missangas. São sempre tantas as missangas.””

Vou te explicar…

O colar representa a vida e suas narrativas, é a obra concluída, o livro que você tem em mãos. O fio simboliza a escrita, ou seja, o protagonista se coloca no papel de quem serve. Serve para tecer e contar as vivências e experiências das mulheres que cruzam seu caminho.  

Já as miçangas são as próprias histórias, tudo que é vivido por essas personagens femininas. O luto, os amores, os anseios. 

Não só isso! Em um de seus contos, intitulado “Os Olhos dos Mortos”, Mia Couto nos entrega o enredo mais amargo, retratando a violência doméstica.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Por fim, não poderíamos deixar de apresentar a você, um dos trechos mais impactantes da obra. Nele, o narrador tenta nos explicar metaforicamente o papel solitário do poeta:

“A missanga, todos a veem. Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as missangas. Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.”

3 – Principais livros de Mia Couto: Mulheres de Cinza

O enredo da obra se passa em meio à guerra colonial. É um romance de ficção histórica, que retrata o período em que o Sul de Moçambique foi governado por Ngungunyane, líder do estado de Gaza.

Não confunda com a faixa de Gaza! O estado de Gaza é um território africano, localizado no sul de Moçambique. 

Ngungunyane representa uma ameaça a Portugal que tenta dominar o território. É nesse contexto que os principais personagens, também narradores, se encontram. 

O sargento Germano de Melo e a jovem Imani. Germano é um sargento enviado por Portugal. Imani é uma jovem africana da  tribo VaChopi. Ela ajudará o sargento como intérprete. 

Nesse cenário, a família de Imani se vê dividida. Por um lado, um de seus irmãos serve a coroa portuguesa. Por outro, o restante da família é aliada de Ngungunyane.

Mais importante que conhecer esse breve resumo da obra, é entender o que ela quis transmitir. Com dupla narração, habilidade indiscutível presente nos livros de Mia Couto, o autor dá voz não só a um personagem masculino, mas também a um feminino.

A voz de Imani, narrador-personagem, é uma representatividade dada as mulheres africanas. Essas que são frequentemente silenciadas e não aceitas em diversos contextos, sendo o retratado no livro, um deles.

4- Principais livros de Mia Couto: Estórias abensonhadas

A maioria das obras do moçambicano Mia Couto retrata as guerras ocorridas naquela região. Em “Estórias Abensonhadas” isso não acontece.

O enredo é desenvolvido em um contexto pós-guerra, em aparente calmaria. Logo, a narrativa retrata a vida de pessoas comuns e seus dias aparentemente sem luta.

Nos deparamos com um período de reconstrução, após trinta anos de conflito. Sem cenários impactantes, sem reviravoltas ou grandes desfechos, talvez essa seja uma das obras mais leves do autor.

Contudo, as tradições africanas, a fantasia e a realidade marcam presença. Isso tudo reafirma a singularidade das obras de Mia Couto.

5 – Principais livros de Mia Couto: Poemas escolhidos

Não poderíamos terminar de falar sobre os principais livros de Mia Couto sem citar o seu lado poeta. Não em relação às suas narrativas poéticas, mas em relação a um conjunto de poemas que foram reunidos no livro intitulado “Poemas Escolhidos”

O Espelho

Esse que em mim envelhece

assomou ao espelho

a tentar mostrar que sou eu.

Os outros de mim,

fingindo desconhecer a imagem,

deixaram-me a sós, perplexo,

com meu súbito reflexo.

A idade é isto: o peso da luz

com que nos vemos.

Podemos concluir com esse livro, que o autor nos leva indiscutivelmente a um estado profundo de reflexão. E, o mais importante, em várias áreas que envolvem a espécie humana.

Quer entrar na faculdade? Conheça a chance perfeita

Eu quero te perguntar! Já pensou em fazer uma faculdade?

Se esse é seu sonho, você está no lugar certo. Agora, se não for, vou te dar três motivos para se tornar:

  • Mais chances no mercado de trabalho
  • Aumento da rede de contatos
  • Melhoria de salário

Tudo isso sem precisar fazer prova e totalmente desvinculado do Enem. 

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Independente de qualquer coisa, os livros de Mia Couto podem ser levados para a vida. Eles ensinam muito sobre as mais variadas questões. E, esse é nosso papel, preparar conteúdos sobre assuntos importantíssimos e de uma forma super fácil de compreender.

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.