Literatura

4 livros de Guimarães Rosa para ler antes do vestibular

4 livros de Guimarães Rosa para ler antes do vestibular4 livros de Guimarães Rosa para ler antes do vestibular
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os livros de Guimarães Rosa são tão importantes que alguns se tornaram leitura obrigatória de vestibulares como o da Fuvest. Não é à toa, o autor é um dos mais mencionados do modernismo brasileiro. Com características linguísticas e regionalistas inovadoras, é fundamental que você leia o artigo para conhecer mais sobre suas obras.

Neste texto, você descobrirá os principais livros de Guimarães Rosa. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quem foi Guimarães Rosa?
  2. Principais livros de Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas
  3. Principais Livros de Guimarães Rosa: Campo Geral
  4. Principais livros de Guimarães Rosa: Sagarana
  5. Principais livros de Guimarães Rosa: Corpo de Baile
  6. Entre na faculdade com o Beduka!

Quando você terminar de ler o artigo sobre os principais livros de Guimarães Rosa, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Quem foi Guimarães Rosa?

Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores do modernismo brasileiro. Autor do aclamado “Grande Sertão: Veredas”, nasceu no interior de Minas Gerais.

Por falar em Minas Gerais, o sertão mineiro foi cenário da maioria de suas obras. Quanto à formação acadêmica, concluiu o curso de medicina em 1930 e seguiu por um longo tempo atuando na área.

Em 1936, através da coletânea de poemas Magma, ganhou em primeiro lugar o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Porém, ele sempre duvidou da qualidade de seus primeiros escritos.

Devido a isso, Magma só foi publicada postumamente. Mais tarde, o escritor que dominava nove idiomas,  desistiu da carreira de médico e optou por seguir a carreira diplomática.

Como diplomata,  ajudou na fuga de inúmeras vítimas do nazismo ao assinar seus vistos. Isso resultou em sua prisão na Alemanha, após o rompimento do Brasil com o país.

O autor ocupou a segunda cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Quer saber mais e testar seus conhecimentos sobre o Guimarães Rosa? É só acessar a matéria que produzimos, ela possui a biografia e muitos exercícios: 

1 – Principais livros de Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas

“Grande Sertão: Veredas” não só é um dos mais significativos livros de Guimarães Rosa, mas também da literatura brasileira.  Ele possui importantes características do modernismo, como o experimentalismo linguístico e o regionalismo.  

Por meio dos personagens Riobaldo e Diadorim, somos apresentados a um amor proibido e diversas questões filosóficas e psicológicas de caráter universal (presente em todos, independente do lugar, da condição social e do nível de estudo) .

O autor retrata um pouco o objetivo de suas produções na seguinte afirmação:

“todos os meus livros são simples tentativas de rodear e devassar um pouquinho o mistério cósmico”.

Quanto ao cenário de “Grande Sertão: Veredas”, somos apresentados justamente ao sertão do interior mineiro. Sendo que os personagens foram especificados pelo próprio autor:

“todos os meus personagens existem. São criaturas de Minas: jagunços, vagueiros, fazendeiros, pactários de Deus e do Diabo, meninos pobres, mulheres belas”.

Apesar disso, os conflitos existentes na obra conseguem ultrapassar territórios e serem sentidos mesmo por leitores das grandes metrópoles. Foi seu único romance publicado.

Quer saber mais sobre essa obra maravilhosa? Então, acesse o resumo que fizemos sobre ela:

2- Principais Livros de Guimarães Rosa: Campo Geral

Campo Geral é uma novela e está presente em um dos mais importantes e conhecidos livros de Guimarães Rosa. Vamos tratar dela separadamente, pois pode ser considerada a mais popular e cobrada nos vestibulares. Mas…

Antes de iniciarmos, talvez você esteja se perguntando “Como assim novela? Foi escrito para passar na televisão?”

A resposta é não! Novela é um gênero textual no qual o estilo se encontra entre o conto e o romance. O enredo não é tão curto como o do conto e nem tão longo como o do romance. Porém, assim como ocorre nos dois, também é escrito em prosa.

Uma das características que à diferencia, é o fato de que a narrativa apresenta uma forma veloz e as ações dos personagens ganham destaque. Não é à toa ser o mesmo nome dado às novelas que vemos na TV aberta. 

Devido a rapidez do que é narrado, a adaptação para a teledramaturgia é muito mais fácil.

Voltando ao enredo da obra, Guimarães nos apresenta a infância e a família de um garoto do sertão mineiro. Além das brincadeiras e descobertas, marcas típicas da infância, o menino de oito anos de idade consegue mergulhar em profundos temas existenciais.  

As principais características de Campo Geral, a novela mais comentada presente em um dos livros de Guimarães Rosa, são: o lirismo e o regionalismo. 

Sendo assim, a obra possui um lado emocional e subjetivo bastante explorado. Representado pelas mais diversas reflexões de uma criança em relação ao mundo.

E, um lado regional, que nos apresenta um território isolado, no qual uma família média brasileira tenta sobreviver e ultrapassar os obstáculos encontrados no caminho. 

A obra também é um retrato da descoberta do mundo. Isso fica claro por meio da utilização de uma metáfora: o menino míope coloca um óculos e passa a enxergar todos os detalhes que eram impossíveis de serem vistos antes.

É uma produção complexa que merece ser estudada de forma mais detalhada. Para isso, basta acessar um artigo exclusivo que produzimos com resumo e análise da obra:

3 – Principais livros de Guimarães Rosa: Sagarana

Guimarães começou sua jornada literária escrevendo contos e os publicando em revistas. Porém, o autor nunca considerou relevante a qualidade de seus primeiros escritos.

Após isso, foi publicado seu primeiro livro, uma coletânea de contos intitulada Sagarana. A obra chamou a atenção da crítica por possuir uma espécie de regionalismo inovador, sem colocar o homem de determinada área (no caso o do sertão mineiro) de forma caricata e pré-definida.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Muito pelo contrário, o autor deu voz a esses personagens da vida isolados não só de forma geográfica mas também social. Nos apresentou temas existenciais universais, deixando claro que os mesmos não são particularidade dos homens letrados e da cidade.

Quanto ao título, trata-se de um neologismo ( criação de palavras com novos significados). Nele, temos a união dos vocábulos “saga” e “rana”, ambos de origem tupi que significam “semelhante a”. 

O novo significado originado por essa junção é: “próximo a uma saga”.

Agora, se você quiser ter acesso ao resumo dos nove contos presentes na obra, temos uma matéria sobre isso. Basta acessar:

4- Principais livros de Guimarães Rosa: Corpo de Baile

Corpo de Baile é um livro composto por sete novelas, incluindo uma das mais famosas do autor: Campo Geral. Aquela que conversamos sobre em um dos tópicos anteriores.

Por sinal, ela é a primeira do livro e abre a obra de forma simbólica através das descobertas da infância. Todas as novelas presentes em “Corpo de Baile”  têm caráter regionalista.

São elas:

  • Campo Geral;
  • Uma estória de Amor;
  • O Recado do Morro;
  • Cara-de-bronze;
  • A estória de Lélio e Lina;
  • Dão-Lalalão;
  • Buriti.

Retratam um local distante e isolado territorialmente, onde o tempo tarda a passar; estamos nos referindo ao sertão de Minas Gerais. Esse cenário rural possibilita que conflitos humanos e existenciais ganhem destaque em meio ao silêncio presente no  lugar.

Vários personagens protagonizam esses diversos enredos. Sendo que o primeiro retrata a infância de Miguilim e o último simboliza o ato final do corpo de baile.

O menino, agora adulto, volta para encerrar o espetáculo. Assim, somos apresentados a Miguel na novela “Buriti”.

Antes de concluirmos este tópico, é importante você conhecer outro personagem que merece destaque: Manuelzão. Sua história é contada na segunda novela do livro e se baseia em fatos reais.

Se você quiser saber mais sobre ela, nós temos um artigo super detalhado:

Quanto ao nome desse que representa um dos principais livros de Guimarães Rosa, podemos considerá-lo uma metáfora. Personagens que iniciam e encerram a apresentação. Entram, saem, ressurgem.

Se separam e se unem em histórias distintas que se interligam. Todas pertencentes a um mesmo cenário: as terras do sertão mineiro.

Faça faculdade com o Beduka

Se você está aqui porque os principais  livros de Guimarães Rosa caem no vestibular, vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

No mais, espero que nosso sobre os principais livros de Guimarães Rosa, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.