Literatura

Os 5 mais fascinantes livros de Cecília Meireles (com resumo e análise)

Os 5 mais fascinantes livros de Cecília MeirelesOs 5 mais fascinantes livros de Cecília Meireles
Simulado Beduka

Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes escritoras do país. É autora da obra Inconfidência Mineira, leitura obrigatória do vestibular da Fuvest. Sabendo de sua importância, separamos 5 livros de Cecília Meireles que você não pode deixar de conhecer. 

Neste texto, você descobrirá os principais livros de Cecília Meireles. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quem foi Cecília Meireles?
  2. Principais livros de Cecília Meireles: Romanceiro da Inconfidência
  3. Principais livros de Cecília Meireles: Ou Isto ou Aquilo
  4. Principais livros de Cecília Meireles: Janela Mágica
  5. Principais livros de Cecília Meireles: Viagem
  6. Principais livros de Cecília Meireles: Diário de Bordo
  7. Entre na faculdade com o Beduka!

Você está se preparando para o Enem? Se a resposta for sim, saiba que acabamos de lançar  o Plano de Estudo Beduka 2022. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

Quem foi Cecília Meireles?

Cecília foi uma importante escritora do período modernista. Não só isso! Assim como muitos escritores, a autora trilhou por mais de uma vertente profissional. Merecendo destaque o fato de ter sido professora. 

Suas produções são bastante diversificadas; dos poemas à literatura infantil. Ganhou importantes prêmios pertencentes ao cenário literário brasileiro, são eles: Prêmio de Poesia Olavo Bilac, Prêmio Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.

Suas obras mais importantes são os livros “Viagem” e  “Romanceiro da Inconfidência”. Meireles nasceu e morreu na cidade do Rio de Janeiro. 

Quer conhecer a biografia completa da autora? Então, temos um artigo exclusivo sobre isso:

1 – Principais livros de Cecília Meireles: Romanceiro da Inconfidência

Apesar do nome nos levar a achar que a obra é um romance em prosa, trata-se de um livro de poemas. Isso vai ficar bem mais claro quando você entender o que é um romanceiro.

O nome está corretíssimo e é classificado como um gênero medieval. Isso demonstra a dedicação da autora , que para produção do livro, estudou estruturas poéticas que não pertenciam ao seu tempo.

Por sinal, a literatura é cheia de termos técnicos, contextos, heranças e modificações históricas, que ao nos aprofundarmos, a deixam bem complicadinha. Ela não vive só de subjetividade. 

O certo é que, devido a isso,  nem todos sabem a que se refere o título. 

Agora, você vai descobrir! Afinal, para entender sobre um dos mais importantes livros de Cecília Meireles, é necessário começar pelo título. Ele exigiu dedicação da autora para ser criado e está diretamente ligado à estrutura dessa composição.

Então, vamos lá…

Resumindo, o romanceiro é uma obra formada por um conjunto de enredos poéticos (poemas narrativos) com  uma temática popular e histórica. Não confunda com as produções épicas, essas possuem um herói e a exaltação do mesmo é a base da narração. Isso não ocorre com o livro de Meireles.

E quanto a Tiradentes? Bom, ele possui mais a identidade de mártir que de herói, ou seja, foi torturado e morto por uma causa. Já o herói é um símbolo de conquistas e vitórias. Logo, produzir um romanceiro seria melhor no que diz respeito aos relatos populares que precisavam ser feitos.

Quanto à narrativa, temos um narrador representado pelo eu-lírico e uma construção linear (contínua). O enredo tem como enfoque central o período que compreende a Inconfidência Mineira. Além de retratar a escravidão e a poesia árcade, com destaque a Tomás Antônio Gonzaga.

A obra pertence à segunda fase do modernismo brasileiro e representa um resgate da história nacional. Em 2021, foi leitura obrigatória do vestibular da Fuvest. Isso provavelmente ocorrerá de novo em 2022. Fique ligado!

A verdade é que Romanceiro da Inconfidência não só é um dos mais complexos livros de Cecília Meireles, mas também da literatura brasileira. Logo, é preciso uma série de conhecimentos para entendê-lo melhor. Por isso, vou te indicar 3 artigos que escrevemos. Eles vão te ajudar demais nesse processo!

2 –  Principais livros de Cecília Meireles : Ou Isto ou Aquilo

Com 56 poemas e muitas ilustrações, “Ou Isto ou Aquilo” é um livro voltado ao público infantil.  Sendo assim, somos apresentados a uma mistura do lúdico, do real e do cotidiano. 

Por ser professora, o lado educacional preocupava bastante a autora. Em especial a parte voltada à educação infantil. Logo, essa obra também possui caráter educacional.  

O que tornou essa produção tão especial e singular, foi a presença de elementos sonoros e de musicalidade. Características fundamentais da produção poética.

Por falar nos poemas que compõem esse que é dos mais mencionados livros de Cecília Meireles, um deles também é intitulado Ou Isto ou Aquilo, veja a seguir: 

Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

[…]

(trecho do poema Ou isto ou aquilo)

Nesse poema, podemos ver todas as características mencionadas anteriormente. Primeiro, encontra-se o caráter educacional presente na temática: “escolha”. 

Ele leva a criança a refletir, de forma leve, sobre a impossibilidade de ter ou exercer domínio sobre todas as coisas. Logo, para cada acontecimento, há um evento que não se concretiza. E, a cada decisão tomada, há desejos que precisam ser deixados para trás.

Segundo, podemos observar a sonoridade e musicalidade empregadas através da utilização de diversos recursos, como: assonância, aliteração, paronomásia e outras figuras fônicas.

Por fim, é possível identificar a ludicidade presente nos exemplos criados. Esses, poderiam ser mais duros e precisos ou mais metafóricos e melancólicos, mas são leves e simbólicos. Feitos para uma criança entender por intermédio da imaginação.  

3 – Principais livros de Cecília Meireles: Janela Mágica

Janela Mágica é um dos livros de Cecília Meireles voltados para o público infanto-juvenil. Trata-se de uma coletânea de crônicas, e como tal, fala sobre o cotidiano.

Ao escrever uma crônica, a maioria dos autores contemporâneos optam por descrever esse cotidiano de forma descontraída, crítica e, por vezes, sarcástica. Já outros, como Cecília Meireles e Clarice Lispector, resolvem trilhar o caminho poético. 

Devido ao público que desejava alcançar, Cecília tratou de temas relacionados à condição humana de forma sutil e lúdica. O próprio título da obra “Janela Mágica” já nos leva a esse cenário: para entrar no jogo não basta olhar, é preciso imaginar. Envolver-se na fantasia que existe em meio a realidade.

Por falar em fantasia, Meireles escreveu sobre o mundo real de forma mágica. Tudo isso com maestria. Logo, esse é um dos melhores livros de Cecília Meireles.

4 – Principais livros de Cecília Meireles: Viagem 

Viagem é um livro composto por 99 poemas. Sendo que, 13 deles, são considerados Epigramas, ou seja, poemas breves, de tom satírico e mordaz. Eles deixam o recado de forma rápida e marcante.

Podemos observar isso no primeiro epigrama da obra:

Pousa sobre esses espetáculos infatigáveis

uma sonora ou silenciosa canção:

flor do espírito, desinteressada e efêmera.

Por ela, os homens te conhecerão:

por ela, os tempos versáteis saberão

que o mundo ficou mais belo, ainda que inutilmente,

quando por ele andou teu coração.

Nele, ao falar sobre poesia, a autora é breve e direta sem deixar de ser incisiva e mordaz. Assim, somos apresentados de forma brusca à maravilha poética e ao mesmo tempo à sua efemeridade e inutilidade. 

Os demais poemas presentes no livro tratam das mais diversas temáticas e utilizam os mais variados tipos de versos. Também é possível notar a aproximação da autora com a cultura popular, característica típica do modernismo. 

Entre os temas abordados, não poderíamos deixar de citar a reflexão sobre a brevidade da vida. Por sinal, ela está presente em dois dos poemas mais famosos da autora e ambos constam no livro “Viagem”. Veja a seguir:

Motivo

Beduka Bolsas Direito

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

– não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

– mais nada.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

— Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Ufa! São bem impactantes, né? Não tem como terminar de ler sem entrar em um conflito existencial e ficar pensando em como tudo é efêmero, transitório, até para os poetas. Esses são os meus poemas favoritos da autora. Quais são os seus?

Vou ficar aguardando seu comentário!

5 – Principais livros de Cecília Meireles: Diário de Bordo

Diário de Bordo é um livro composto por 22 crônicas. Essas crônicas retratam a viagem que a autora fez a Portugal, a bordo do navio Cuyaba. Tudo isso ao lado do esposo e artista plástico que ilustrou a obra, Fernando Correia Dias

São registros belíssimos, uma união de palavras e imagens inegavelmente bem produzidas. Assim, o livro dá a possibilidade de acompanhar as impressões e o olhar (físico) de Cecília sobre a sua travessia pelo oceano Atlântico, do Rio de Janeiro a Portugal. 

Um ponto que precisa ser mencionado é o fascínio da autora em relação ao mar.

Eu não sei se você já esteve a bordo de um navio em meio ao oceano, mas a sensação é muito esquisita. Não se vê sinal de terra adiante, é como se estivéssemos sendo engolidos pela imensidão. 

Meireles nos faz ter essa noção e associá-la a nossa insignificância em relação a fugacidade da vida. A imensidão não finda, mas o tempo sim. 

Faça faculdade com o Beduka

Se você está aqui porque os principais livros de Cecília Meireles caem no vestibular, vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre os principais livros de Cecília Meireles, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador