Literatura

Descubra tudo sobre as principais obras de Lygia Fagundes Telles!

Descubra tudo sobre as principais obras de Lygia Fagundes TellesDescubra tudo sobre as principais obras de Lygia Fagundes Telles
Sala do Saber - melhor cursinho online

O romance “As Meninas” e o livro de contos “Antes do Baile Verde” possuem narrativas instigantes e costumam aparecer com frequência nos vestibulares. Essas são as principais obras de Lygia Fagundes Telles, importante escritora brasileira do século XX. Leia este artigo até o final para descobrir tudo sobre a autora e suas obras! 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Antes de saber quais são as obras de Lygia Fagundes Telles, conheça mais a respeito da escritora! Depois, veja o Simulado Beduka para treinar com exercícios de literatura e demais matérias.

Quem é Lygia Fagundes Telles?

Lygia Fagundes Telles é uma escritora brasileira que nasceu na cidade de São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha de um promotor e de uma pianista, Lygia passou sua infância em diversas cidades do interior do estado em função do trabalho de seu pai.

O interesse de Lygia pela literatura começou na adolescência, aos 15 anos. Com o incentivo de seu pai, a menina publicou seu primeiro livro de contos, o “Porão e Sobrado”.

Em 1939, Lygia ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na mesma época, Lygia também cursou a faculdade de Educação Física!

Durante sua vida acadêmica, Lygia colaborava com os jornais “Arcádia” e “A Balança”, ambos pertencentes à Academia de Letras da universidade. Nessa época, Lygia também frequentava encontros de literatura com Mário e Oswald de Andrade.

Após anos de carreira, com diversos livros publicados, Lygia foi premiada no Brasil e reconhecida internacionalmente. No ano de 1982, a escritora foi eleita para a Academia Paulista de Letras, já em 1985, tornou-se a terceira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.

A consagração das obras de Lygia Fagundes Telles veio no ano de 2001, quando a escritora recebeu o Prêmio Camões, a maior premiação da Língua Portuguesa! Já em 2016, aos 92 anos, Lygia foi a primeira mulher indicada ao Nobel de Literatura.

 Saiba a seguir quais são as principais obras de Lygia Fagundes Telles!

Principais obras de Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles estreou oficialmente na literatura no ano de 1944, com o livro de contos “Praia Viva”.

Depois do casamento com o jurista Goffredo Telles Júnior e a vinda de seu filho em 1947, Lygia só voltaria a publicar um novo livro em 1954, com o aclamado “Ciranda de Pedra”.

Ciranda de Pedra conta a história da separação de um casal, em que a filha caçula vai morar com a mãe, onde vive os dramas de uma jovem com pais separados. A obra foi adaptada para uma novela anos mais tarde.

Em 1963, Lygia publicou seu segundo romance, “Verão no Aquário”, que recebeu o Prêmio Jabuti naquele mesmo ano.

A década de 70 foi a era de ouro de Lygia Fagundes Telles. Em 1970, Lygia publicou seu livro de contos mais famoso, o “Antes do Baile Verde”, e também foi premiada por ele no Prêmio Internacional de Escritoras, na França.

Em 1973, o romance “As Meninas” foi lançado e esta se tornaria uma das obras mais importantes de sua carreira! O livro foi premiado com o Prêmio Jabuti e adaptado ao cinema em 1975. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

As Meninas narra um paralelo entre a vida de três jovens durante um dos períodos mais conturbados da história do Brasil: a Ditadura Militar.

Conheça todas as obras de Lygia Fagundes Telles em ordem cronológica a seguir:

  • Porão e Sobrado, contos, 1938
  • Praia Viva, contos, 1944
  • O Cacto Vermelho, contos, 1949
  • Ciranda de Pedra, romance, 1954
  • Histórias do Desencontro, contos, 1958
  • Verão no Aquário, romance, 1964
  • Histórias Escolhidas, contos, 1964
  • O Jardim Selvagem, contos, 1965
  • Antes do Baile Verde, contos, 1970
  • As Meninas, romance, 1973
  • Seminário dos Ratos, contos, 1977
  • Filhos Prodígios, contos, 1978
  • A Disciplina do Amor, contos, 1980
  • Mistérios, contos, 1981
  • Venha Ver o Pôr do Sol e Outros Contos, 1987
  • As Horas Nuas, romance, 1989
  • A Noite Escura e Mais Eu, contos, 1995
  • Invenção e Memória, contos, 2000
  • Biruta, contos, 2004
  • Histórias de Mistérios, contos, 2004
  • Conspiração de Nuvens, contos, 2007
  • Passaporte para a China, contos, 2011

Vai fazer o vestibular da UFRGS? Saiba a lista completa dos livros obrigatórios aqui!

Continue lendo nosso artigo para descobrir quais são as principais características das obras de Lygia Fagundes Telles.

Características das obras de Lygia Fagundes Telles

Em geral, a obra de Lygia Fagundes Telles aborda o universo feminino, mostrando o cotidiano, a vida nos centros urbanos e as diferentes camadas sociais sob o ponto de vista das mulheres. O romance, As Meninas evidencia essa característica.

Lygia faz parte da terceira geração modernista, também chamada de pós-modernista. Suas obras são marcadas pela prosa intimista, fluxo de consciência e fragmentação narrativa.

A escritora conduz suas narrativas a partir da dimensão psicológica das personagens, que na maioria das vezes estão imersas em dúvidas e conflitos existenciais.

Além disso, Lygia faz questão de focar nas relações humanas e na contextualização política em suas obras.

Esperamos ter ajudado você a conhecer as principais obras de Lygia Fagundes Telles!

Faça faculdade com desconto na mensalidade!

Já pensou se você pudesse estudar com até 65% de desconto na mensalidade? Isso é possível com o Beduka Bolsas!

Essa é uma plataforma do Beduka em que, a qualquer momento do ano, você pode comprar uma bolsa de estudos. Sem processo seletivo, sem burocracia, sem problemas. 

Esperamos que nosso texto sobre as principais obras de Lygia Fagundes Telles tenha sido útil para você. Se quiser conteúdos novos todos os dias, temos um canal do telegram. 

Caso queira nos sugerir algum conteúdo, mande uma mensagem em nosso Instagram. Nossa missão é permitir que você curse a faculdade dos seus sonhos.

Agradecemos por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.