Literatura

Quem é Lygia Fagundes Telles? Vida, obra e frases

quem é lygia fagundes tellesQuem é Lygia Fagundes Telles?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Lygia Fagundes Telles é considerada a mais importante escritora brasileira da atualidade. Seus livros são referências para diversos vestibulares e aparecem em muitas questões de Língua Portuguesa. Saiba quem é Lygia Fagundes Telles e se prepare para as as provas!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados.

Quem é Lygia Fagundes Telles?

Lygia Fagundes da Silva Telles nasceu em São Paulo-SP em 19 de abril de 1923 e é considerada como a melhor escritora brasileira viva.

Ela veio de uma família de classe média. Seu pai era bacharel em Direito e teve diversas funções jurídicas ao longo da carreira, como juiz, comissário de polícia e promotor. A mãe de Lygia era pianista, mas não se apresentava em público e se dedicava aos afazeres do lar.

Graças ao trabalho de seu pai, precisou mudar de cidade várias vezes. Era cuidada por babás que lhe contavam histórias de lendas do folclore brasileiro. Isso despertou seu interesse pela ficção, visto nos textos que escrevia nas páginas finais do caderno escolar.

Em 1931 ela foi viver no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco anos. Retornou para São Paulo em 1936, após a separação de seus pais. Na capital paulista se matriculou na Escola Caetano de Campos.

Aos 15 anos, em 1938, lançou seu primeiro livro de contos: Porão e Sobrado. A obra foi bem recebida pela crítica, apesar de que posteriormente Lygia o visse apenas como um trabalho de juventude sem muito valor.

Estudou Educação Física na Universidade de São Paulo. Cursou Direito na mesma universidade, sendo uma das poucas mulheres a ingressar nesse curso.

Na USP conheceu Hilda Hilst com quem fez amizade e diversos outros escritores da cena modernista, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Além disso, colaborou com jornais universitários, como Arcádia e A Balança e foi membro da Academia de Letras da Faculdade.

Como foi a carreira Literária de Lygia Fagundes Telles?

Lygia se casou em 1947 com um de seus ex-professores do curso de Direito, o jurista Godofredo Telles Júnior, de quem recebeu o sobrenome. O casal se mudou para o Rio de Janeiro, pois Godofredo se elegeu deputado federal e residia na então capital do país.

No Rio, Lygia se tornou colaboradora do jornal A Manhã como uma coluna de crônicas semanal.

Retornou a São Paulo em 1952 e começou a escrever seu primeiro romance, Ciranda de Pedra. Esse livro a fez conhecida em todo o Brasil e é considerado o marco de sua maturidade como escritora, inclusive por ela mesma.

Em 1958 ela ganhou o Prêmio Artur Azevedo do INL (Instituto Nacional do Livro), com o livro Histórias do Desencontro.

Em 1962, ela se casou novamente após se separar de Godofredo e passou a viver com Paulo Emílio Sales Gomes. Isso gerou escândalo, pois o divórcio era proibido no Brasil na época.

Gomes era cineasta e foi colega de Lygia na sua época de estudante. Ambos trabalharam no filme Capitu, uma adaptação de Dom Casmurro feita em 1968.

A consagração internacional de Lygia chegou após a publicação de Antes do Baile Verde, uma coletânea de contos lançada em 1970. Ganhou o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, de Cannes, graças a essa obra.

Seu romance As Meninas também seria premiado após o lançamento, em 1973. Recebeu o Prêmio Jabuti, Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio de Ficção, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Em 1985 foi eleita para a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, substituindo o historiador Pedro Calmon. Em 2005 recebeu o Prêmio Camões pelo conjunto da obra e em 2016 foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Característica das obras de Lygia Fagundes Telles

As obras da autora revelam muito sobre quem é Lygia Fagundes Telles e de modo geral retrata a situação feminina na sociedade, abordando os temas a partir de uma perspectiva moderna.

Os temas que mais aparecem em seus contos e romances são:

  • A vida nas grandes cidades;
  • a morte;
  • desigualdade social;
  • o amor.

O fluxo de consciência e o diálogo interior são técnicas usadas com frequência pela autora. Ela também explora a sinestesia, ou seja, o cruzamento de sentidos e sensações. Assim, os elementos visuais, como a cor, são tomados em diversas atribuições.

O discurso indireto livre também aparece bastante na obra de Lygia. No caso, ela mistura as vozes das personagens e do narrador, deixando transparecer os traços psicológicos delas, bem como suas motivações para agir.

Livros de Lygia Fagundes Telles

Agora que você já sabe quem é Lygia Fagundes Telles, vamos conhecer os livros que ela publicou.

  • Porão e Sobrado, contos, 1938
  • Praia Viva, contos, 1944
  • O Cacto Vermelho, contos, 1949
  • Ciranda de Pedra, romance, 1954
  • Histórias do Desencontro, contos, 1958
  • Verão no Aquário, romance, 1964
  • Histórias Escolhidas, contos, 1964
  • O Jardim Selvagem, contos, 1965
  • Antes do Baile Verde, contos, 1970
  • As Meninas, romance, 1973
  • Seminário dos Ratos, contos, 1977
  • Filhos Prodigios, contos, 1978
  • A Disciplina do Amor, contos, 1980
  • Mistérios, contos, 1981
  • Venha Ver o Por do Sol e Outros Contos, 1987
  • As Horas Nuas, romance, 1989
  • A Noite Escura e Mais Eu, contos, 1995
  • Invenção e Memória, contos, 2000
  • Biruta, contos, 2004
  • Histórias de Mistérios, contos, 2004
  • Conspiração de Nuvens, contos, 2007
  • Passaporte para a China, contos, 2011

Frases de Lygia Fagundes Telles

Depois de saber quem é Lygia Fagundes Telles, vamos ver algumas frases ditas por ela.

“Já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente.”

“Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo.”

“Se é difícil carregar a solidão, mais difícil ainda é carregar uma companhia.”

“A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas da vida.”

“O menino então sorri e nem o inimigo mais feroz resistirá a esse sorriso de quem se oferece tão sem defesa.”

“A beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza.”

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre quem é Lygia Fagundes Telles tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.