Marcelo Rubens Paiva é um escritor, dramaturgo e ativista brasileiro. Sua obra tem aspectos autobiográficos e forte engajamento político, além de estar presente em diversas questões de vestibulares, sendo leitura obrigatória para eles. Leia este texto e saiba mais sobre quem é o autor do livro Feliz Ano Velho, seus principais livros e características de sua obra.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:
- Quem é o autor do livro Feliz Ano Velho?
- Características da obra de Marcelo Rubens Paiva
- Obras de Marcelo Rubens Paiva
- Entre na faculdade com o Beduka!
Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados.
Quem é o autor do livro Feliz Ano Velho?
Marcelo Rubens Paiva nasceu em São Paulo em maio de 1959. Seu pai era o deputado socialista Rubens Beyrodt Paiva e sua mãe era uma típica dona de casa brasileira da época.
A vida de Marcelo e sua família mudou bastante quando seu pai foi cassado pelo regime militar iniciado em 1964. Já neste ano, Rubens exilou-se na Iugoslávia e depois na França, retornando ao Brasil nove meses depois.
A família se mudou para o Rio de Janeiro e o pai passou a prestar serviços de engenharia e cuidar de negócios. Contudo, Rubens nunca deixou de manter contato com outros perseguidos do regime. Graças a isso, foi preso em 1971, torturado e morto.
A mãe de Marcelo, Eunice, nunca tinha trabalhado até então. Os bens de Rubens tinham sido bloqueados e ela se inscreveu no curso de Direito e criou os filhos sozinha por meio da advocacia, se formando aos 46 anos.
Para Marcelo, sua mãe foi uma verdadeira heroína utilizando do Direito também para combater a ditadura.
Em 1974 a família retornou para São Paulo. Marcelo começou a dar os primeiros passos na carreira literária nesta época. Ele escrevia para o jornal do Colégio Santa Cruz, onde estudava.
Ingressou no curso de Engenharia Agrícola da Unicamp e envolveu-se com o movimento estudantil. Segundo ele, isso era por causa de seu pai, de quem ele tentava continuar o legado.
Porém, mudou de perspectiva quando sofreu um acidente em 1979. Ao pular em um lago, Marcelo bateu a cabeça contra uma pedra e fraturou a coluna. Isso o fez perder os movimentos de todos os membros. Somente após fisioterapia conseguiu recuperar o dos braços e das mãos.
Em 1982, lançou um livro autobiográfico que foi seu maior sucesso até hoje: Feliz Ano Velho. O livro é um desabafo sobre o que ele passava até então, era um texto em que ele tentava mostrar quem é o autor do livro Feliz Ano Velho..
Feliz Ano Velho foi o livro brasileiro mais vendido da década de 1980. Muitas das vendas se devem ao fato de Marcelo ser filho de um perseguido político, o que gerava curiosidade nos leitores.
Carreira Literária de Marcelo Rubens Paiva
Na mesma década, Marcelo estudou Rádio e TV e Teoria Literária na Universidade de São Paulo (USP). Em 1986 ele lançou seu segundo romance, Blecaute.
Passou a trabalhar como diretor, apresentador e produtor na televisão. E em 1989 estreou como dramaturgo com a peça 525 Linhas.
Continuou atuando em todas estas áreas até os dias de hoje, inclusive dirigindo as próprias peças além de escrevê-las.
Venceu diversos prêmios, entre eles o Jabuti. Recusou-se a receber a Ordem do Mérito Cultural em 2016. Segundo ele, só aceitaria homenagens de governos eleitos pelo voto direto, em crítica ao governo de Michel Temer, que assumiu após o impeachment sofrido pela presidente Dilma Rousseff no mesmo ano.
Está gostando de saber quem é o autor do livro Feliz Ano Velho? Temos mais escritores para você conhecer!
Características da obra de Marcelo Rubens Paiva
Quem se pergunta quem é o autor do livro Feliz Ano Velho encontra como uma das respostas que ele é um escritor de esquerda.
Seu posicionamento político se reflete no trabalho, sendo uma das características de sua obra. Além desse aspecto, podemos encontrar também nos livros dele:
- Tom coloquial se aproximando da linguagem popular;
- caráter memorialista;
- cenários urbanos;
- inconformismo;
- tom irônico;
- crítica social.
Obras de Marcelo Rubens Paiva
Agora que você sabe quem é o autor do livro Feliz Ano Velho, vamos ver algumas de suas obras publicadas. Ele escreveu de modo versátil em prosa e teatro.
Prosa
- Feliz ano velho (1982)
- Blecaute (1986)
- Ua: brari — do outro lado do mundo (1990)
- Bala na agulha (1992)
- As fêmeas (1994)
- Não és tu, Brasil (1996)
- Malu de bicicleta (2002)
- O homem que conhecia as mulheres (2006)
- A segunda vez que te conheci (2008)
- Crônicas para ler na escola (2011)
- E aí, comeu? (2012)
- As verdades que ela não diz (2012)
- 1 drible, 2 dribles, 3 dribles: manual do pequeno craque cidadão (2014)
- Ainda estou aqui (2015)
- O orangotango marxista (2018)
- O homem ridículo (2019)
Teatro
- 525 linhas (1989)
- E aí, comeu? (1998)
- Mais-que-imperfeito (2001)
- Closet show (2003)
- As mentiras que os homens contam (2003)
- No retrovisor (2003)
- Amo-te (2003)
- A noite mais fria do ano (2011)
- O predador entra na sala (2012)
- C’est la vie (2014)
- Amores urbanos (2016)
Entre na faculdade com o Beduka!
Esperamos que esse texto sobre quem é o autor do livro Feliz Ano Velho tenha te ajudado.
Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.
Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.
É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!
Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?
Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.
As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais.
Obrigado por ter lido até aqui!