Matemática

O que são retas perpendiculares? Tipos, definição, ângulos e fórmula

O que são retas perpendiculares - tudo sobre!O que são retas perpendiculares - tudo sobre!

Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto. Elas são um tipo especial de retas concorrentes e existem duas formas de calcular se formarão um ângulo reto. Fique conosco para saber mais sobre o que são retas perpendiculares!

Neste artigo sobre o que são retas perpendiculares, você encontrará:

  1. O que são retas e seus tipos (paralela, concorrente,etc)
  2. O que são retas perpendiculares
  3. Como saber se duas retas são perpendiculares
  • Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são retas 

Para compreender o que são retas perpendiculares, é necessário relembrarmos algumas características das retas; isso nos ajudará a calcular algumas coisas adiante. 

  • Se você já está com essa matéria fresquinha, pule para o próximo tópico!

Retas são o conjunto de pontos infinitos e muito próximos, formando uma linha. Elas podem estar nas posições horizontal, vertical e inclinada; mas sempre possuem alguns elementos em comum.

Na geometria, trabalhamos muito com o plano cartesiano, que é o suporte no qual traçamos as retas para analisá-las. Para traçar uma reta no plano cartesiano, é importante ter, no mínimo, dois pontos que pertencem a essa reta. Esses pontos são coordenadas geográficas e sua análise nos permitirá tirar várias informações das retas, inclusives de que tipo são.

Tipos de reta

  • Retas paralelas: estão lado a lado e não possuem nenhum ponto em comum.
  • Retas coincidentes: possuem, no mínimo, dois pontos em comum. Uma está em cima da outra.
  • Retas transversais: uma reta que, ao mesmo tempo, corta 2 ou mais retas diferentes.
  • Retas concorrentes: duas retas diferentes que se cruzam em um único ponto.
O que são retas perpendiculares - 1

O que são retas Perpendiculares

Pois bem, como definimos anteriormente, retas perpendiculares são um tipo específico de retas concorrentes, em que o ângulo formado entre elas deve ser, necessariamente, de 90°(ângulo reto).

Como se trata de 2 retas em um plano cartesiano, podemos dizer que há a formação de 4 ângulos retos. Normalmente desenhamos apenas um, pois os demais estão implícitos.

Para representar que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥. Assim, na imagem abaixo: r ⊥ s, sendo que a intersecção se dá no ponto P.

O-que-são-retas-perpendiculares-2

Atenção: Retas perpendiculares também podem ser chamadas de retas ortogonais, significa a mesma coisa!

Como saber se duas retas são perpendiculares

Caso seja dada uma questão com o desenho de duas retas, sem afirmar o valor do ângulo ou apontar o símbolo no desenho, e se quer que prove a perpendicularidade; podemos fazer de duas maneiras:

Usando fórmula

A fórmula é um método rápido para sabermos se duas retas são perpendiculares entre si. No entanto, é necessário que conheçamos a equação geral das retas, usando os coeficientes que acompanham x e y.

Se tivermos:

O-que-são-retas-perpendiculares-3

Então, com base nestas fórmulas gerais da reta, podemos formar a igualdade que nos dará a nova fórmula:

O-que-são-retas-perpendiculares-4

Assim, se o resultado for zero, significa que r e s são perpendiculares.

Coeficiente angular de retas perpendiculares

O coeficiente angular é responsável por medir o grau de inclinação dessas retas, em relação ao eixo x (abscissas), e o indicaremos com o símbolo (m).

Portanto, se tivermos duas retas R e S, que se encontram no ponto A, podemos indicar seus coeficientes como m(s) e m(r), veja:

O-que-são-retas-perpendiculares-5

Pelo estudo da geometria analítica, é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos, o que significa:

O-que-são-retas-perpendiculares-6
  • Para os curiosos: de onde veio isso? Vejamos:

1- Para calcular o coeficiente angular precisamos ter a função da reta, ou usar de geometria analítica para achá-la com base no plano cartesiano. Como fazer isso, você encontra no artigo sobre o que é função de primeiro grau.

Depois que temos o valor de “a”, basta calcular sua tangente para encontrar o valor de “m”. Sendo “a” o termo pertencente à função que descreve retas (y = ax + b), a fórmula utilizada para calcular o coeficiente angular (m) de uma reta é:

fórmula-coeficiente-de-angulação

2- Através da geometria analítica, e do desenho do plano cartesiano acima, podemos inferir que:

Cálculo-para-coeficiente-angular-de-retas-perpendiculares

3- Resolvendo estes cálculos, por meios das definições de trigonometria, chegaremos à afirmação que dissemos no início e que é essencial ser guardada.

Gostou do nosso artigo sobre o que são retas perpendiculares? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador