GeografiaMatérias

O que é Fuso Horário? Aprenda a descomplicar os cálculos e entenda para que eles servem!

O que é Fuso Horário? Descubra como calcular, veja exemplos e entenda de uma vez por todas!O que é Fuso Horário? Descubra como calcular, veja exemplos e entenda de uma vez por todas!

Fuso Horário… essa é umas das matérias que desperta arrepios nos estudantes, porque mistura matemática com geografia. Mas você não pode fugir dela, esse é um assunto muito básico que sempre cai nas provas. Quer entender de uma vez por todas o que é Fuso Horário? Fizemos esse artigo para te explicar de uma forma simples e completa. Vem ver!

Esse artigo que explica o que é Fuso Horário é tão completo que dividimos em tópicos! Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Afinal, o que é Fuso Horário?
  2. Para que serve o Fuso Horário?
  3. Explicando como funciona o Fuso Horário (é fácil!)
  4. Quantos fusos cabem em um país?
  5. Quais são os fusos do Brasil?
  6. Como faço para calcular Fuso Horário? (usando o mapa ou os graus de longitude)
  7. Exemplo de uma questão difícil resolvida e explicada!

Você ainda tem dúvidas sobre qual profissão escolher? O Raio-X do Beduka te ajuda! Ele é um teste super legal que aponta os traços da sua personalidade e, com base nisso, te dá sugestões de profissões!

Afinal, o que é Fuso Horário?

Talvez você já tenha uma sensação ruim ao ler sobre esse assunto, porque sua aprendizagem foi difícil. Mas nós estamos aqui para facilitar, veja só:

De uma forma bem simples, podemos dizer que o Fuso Horário é apenas um sistema mundial que organiza a medida das horas

Ele cria um padrão para contarmos a passagem do tempo em cada país.

Muita gente pensa “ué, mas não é igual para todo mundo? 1h aqui é uma hora em qualquer lugar”.

Só que não é bem assim…

É verdade que 1h tem 60 minutos em qualquer lugar do planeta. Mas você já parou para pensar que nós contamos as horas baseadas no dia? Afinal, um dia tem 24h.

Só que o dia na Terra é marcado por um movimento de rotação (uma volta do planeta em torno de seu eixo, um giro). 

Agora pense comigo: se Terra é uma esfera, nem todos os lugares são iluminados ao mesmo tempo. Existe uma face da Terra que é dia e outra que é noite. À medida em que a Terra vai girando, o sol vai nascendo nos países, um depois do outro.

E isso pode mudar todo o nosso conhecimento sobre o que é Fuso Horário. Inclusive, pode atrapalhar pessoas:

Para que serve o Fuso Horário?

Imagine que um brasileiro para às 16:00 para tomar um café da tarde e resolve ligar para a filha que está passando férias no Japão. Ele seria muito inconveniente ou nem seria atendido, pois no Japão estará marcando 4 da manhã do dia seguinte!

Além disso, a Terra faz a rotação do sentido Oeste para o Leste. Por isso, o lugar que chega primeiro na parte iluminada está a Leste. Assim, ao olhar para o céu, nós temos a impressão de que o Sol está percorrendo o caminho oposto (nasce no Leste e se põe no Oeste).

Se você lembrar do mapa mundi, entenderá porque no Japão amanhece primeiro (Ele está mais à direita, Leste). Não é à toa que eles comemoram a virada do ano antes da gente.

Por isso, saber o que é Fuso horário é tão importante!

Ter uma padronização de horários facilita o cálculo para descobrir qual a diferença de horas entre os lugares do mundo. Assim, os viajantes, os comerciantes e todo o tipo de atividade que exija comunicação fica mais eficaz.

Explicando como funciona o Fuso Horário de maneira simples!

Agora que já entendeu o porquê de haver essa diferença e como o Fuso horário é importante, você deve estar curioso para saber como descobriram esse cálculo.

Vamos pensar juntos:

Se o dia tem 24h, precisamos pegar a Terra e dividir em 24 faixas. Por isso, existem 24 fusos! Esses fusos são linhas verticais que separam o planeta em áreas (fatias) e cada fuso equivale a 1h.

É como se pegássemos uma melancia bem redondinha e passássemos a faca do ponto central em cima até o ponto central em baixo. Essas linhas são chamadas de Meridianos e são a mesma coisa que as marcações de longitude do planeta.

Agora imagine que um empresário internacional precisa fazer uma reunião por vídeo chamada com as empresas da China e dos Estados Unidos. Ele precisa passar um horário para que todos se encontrem ao mesmo tempo…

Por isso, o mundo decidiu que o horário padrão (referência), seria o do Meridiano de Greenwich que fica perto de Londres, na Inglaterra. Ele também pode ser chamado de horário UTC (universal time coordinate) ou GNT

Greenwich é a hora 0, então:

  • Para cada meridiano à direita, nós acrescentamos uma hora. 
  • Para cada meridiano à esquerda, nós subtraímos uma hora.

Brasília está 3 fusos à esquerda de Greenwich. Então se em Londres são meio-dia, aqui ainda são 9h da manhã. Se no Brasil marca meio dia, então em Londres são 15:00.

Esse vídeo resume bem o que é Fuso Horário e como ele funciona:

Você está se preparando para fazer alguma prova? Treine agora mesmo com o melhor Simulado Online e Gratuito da internet!

Quantos Fusos horários cabem em um país?

Você deve estar pensando que existem países pequenininhos que cabem dentro da faixa de um fuso, mas existem países muito grandes como a Rússia, Brasil e Estados Unidos. Eles atravessam mais de um fuso! 

Também é importante notar que a pontinha de algum país pode ultrapassar a linha de um fuso, mesmo o território todinho estando dentro desse fuso. Isso acontece porque os formatos dos países são variáveis. 

Só que seria muito complicado que uma pontinha tão pequena de um país tivesse o horário diferente do restante do território. Então a gente finge que o fuso não passou alí… haha.

Então vão surgir diferentes conceitos:

  • Hora legal (HLE): se um país tem mais de um fuso, um deles será escolhido para representar todo o país no mundo e nas questões federais. Essa é a hora legal, e o do Brasil é o de Brasília.
  • Hora Zonal (HZ): é a hora que está dentro da faixa do fuso, obedece direitinho as divisões do meridiano.
  • Hora Local (HLO): é a hora considerada naquele lugar no dia a dia. Pode ser diferente da hora zonal se estamos falando da pontinha de um país que passou da linha mas é contado como igual ao resto do país.

Por isso, na hora de fazer a prova do Enem, o governo anuncia os horários de abertura do portão segundo o horário de Brasília. Viu como é bom saber o que é Fuso Horário…

Quais são os Fusos horários do Brasil?

O Brasil sofreu muitas alterações ao longo dos anos. Mas hoje, ele tem 4 fusos horários diferentes:

  • Horário de Fernando de Noronha (UTC – 2): seguido por Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo (Pernambuco); Atol das Rocas (Rio Grande do Norte) e Trindade e Martim Vaz (Espirito Santo).
  • Horário da Amazônia (UTC – 4): seguido pelo Amazonas (exceto sudoeste); Roraima; Rondônia; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Horário de Brasília (UTC – 3): seguido pelo Amapá; Pará; Tocantins; Goiás; Distrito Federal e todos os estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
  • Horário do Acre (UTC – 5): seguido pelo Sudoeste do Amazonas e Acre.

Como faço para calcular o Fuso Horário?

Como-faço-para-calcular-o-Fuso-Horário

Saber que Brasília está 3 fusos à esquerda de Greenwich é muito simples. E a esse ponto, você já entendeu o que é Fuso Horário. Mas e se você quiser calcular a diferença de horas de uma cidade do Paraguai até uma vila da Jamaica?

Há duas maneiras de encontrar a resposta: 

  • Olhando o mapa e contando os fusos;
  • Fazendo cálculos com as longitudes.

Vamos entender como funciona cada uma delas:

Como calcular a diferença de Fuso Horário olhando o mapa?

Se a prova te deu um mapa com os meridianos marcados, é muito fácil fazer cálculos.

Lá em cima te explicamos que cada fuso vale 1 hora e que os fusos da direita amanhecem primeiro, então é onde as horas estão mais avançadas. Já os da esquerda estão mais atrasados.

O fuso 0° é Greenwich, então o nome de cada fuso vai ser dado como uma reta numérica. O terceiro fuso à direita de Greenwich é o +3, já o terceiro fuso à esquerda é o -3. 

Imagine que uma questão mostra um mapa dizendo que uma cidade indiana está no fuso +7 e marcam 16h. Se ela te perguntar quantas horas são em Brasília (fuso -3) é só contar a distância entre eles.

Há 10 fusos de distância, então no Brasil serão 10h a menos. A resposta certa seria 6h.

Para quem gosta de cálculos…

No exemplo acima, contamos no mapa 10 fusos de diferença. Também chegamos nesse resultado fazendo 3 + 7. Desconsideramos os sinais de “-” e “+”, pois só servem para indicar se está no hemisfério ocidental (-) ou oriental (+).

Então:

  • Para descobrir a diferença de horas entre duas cidades de hemisférios diferentes (ocidente e oriente), basta somar a parte numérica do fuso delas.
  • Se fossem cidades de mesmo hemisfério, deveríamos subtrair as partes numéricas do fuso. (Imagine a diferença de horas entre cidades do fuso +4 e +3).

Na questão, nós estávamos saindo de uma cidade à direita (L) e indo para a esquerda (O). Por isso, para achar a hora certa na cidade que queremos, tivemos que pegar a hora inicial que foi dada e subtrair a diferença horária.

Então, depois de descobrir a diferença horária:

  • Se estamos indo de Leste para Oeste, devemos subtrair a diferença horária da hora inicial.
  • Se estamos indo de Oeste para Leste, devemos somar a diferença horária com a hora inicial.

Como calcular a diferença de Fuso Horário usando longitude?

Lá na matemática, em Geometria Plana, a gente aprende que uma volta completa tem 360°, não é? A Terra é redonda, então se eu dividir 360° pelos 24 fusos, consigo descobrir que cada fuso mede 15°. 

As longitudes são os meridianos medidos em graus. Se você não sabe o que é grau, é muito importante lembrar antes de continuarmos!

Por isso, o fuso +4 pode ser chamado de longitude 60°L (leste). Já o fuso de Brasília que é -3 pode ser chamado de longitude 45°O (oeste).

Por isso, devemos seguir os mesmos dois passos que aprendemos no tópico anterior: calcular a diferença horária e depois a hora local (levando em conta os diferentes hemisférios e as operações de soma ou subtração).

A única coisa que vamos acrescentar é que você precisa dividir o valor da longitude por 15. Aí você estará descobrindo o fuso, em horas, daquela longitude e poderá fazer os cálculos normalmente.

Quer um exemplo? Olha só:

Exemplo de questão de Fuso Horário com longitude, graus, minutos e tempo de viagem!

Vamos resolver juntos uma questão super completa. Depois, qualquer outra parecerá fácil perto dessa!

João sai para viajar de uma cidade A com coordenadas 77° 30’ O , às 19h de uma sexta feira. Qual é a hora e o dia da semana que ele chegará na cidade B, sabendo que ela está a 22° 30’ L e que a viagem durou 3h?

Solução:

A primeira coisa que nós reparamos é que estamos lidando com cidades de hemisférios verticais diferentes (ocidente e oriente). Já explicamos aí em cima que, nesse caso, a diferença horária será dada pela soma do valor numérico de seus fusos.

Só que o valor do fuso foi dado em longitude, então precisaremos somar as coordenadas e depois dividir por 15 para achar o valor em horas. 

Lembre-se que um grau tem 60 minutos. Então:  

77°30’ + 22°30’ = 100°

100° / 15° = 6,67 h

A diferença de horas entre as cidades é de 6,67h. Então precisamos multiplicar a parte decimal da hora (0,67) por 60 para saber precisamente os minutos. Isso dá 6h e 40 minutos.

Agora perceba que ele está saindo de uma cidade a Oeste e indo para Leste. Então precisamos somar a diferença horária ao valor que foi dado como hora inicial:

19h + 6h e 40 min

25h e 40 min

Ops… passou de 24h. E agora? 

Isso significa que um dia já se completou e estamos no outro dia. Sendo assim, será 1h da manhã e 40 minutos do sábado na cidade B.

Só que o final da questão diz que a viagem durou 3h. Então precisamos somar esse valor na hora do destino final:

1:40 + 3 = 4:40

Finalmente chegamos à resposta de que na cidade B, João chegou às 4h e 40 min da manhã de um sábado!

  • O meridiano que está na ponta do mapa mundi é oposto à Greenwich. De um lado dele, temos o hemisfério ocidental e do outro o oriental. Ele é chamado de LID (linha internacional de mudança de data), pois ultrapassá-lo marca o dia seguinte.

Agora já deu pra entender o que é Fuso Horário? Acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Por lá, nós sempre atualizamos os estudantes sobre as novidades do universo vestibulístico e com dicas fresquinhas!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador