Português

O que é Hibridismo? Definição, características, como fazer e exemplos.

O que é HibridismoO que é Hibridismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você com certeza sabe o que é híbrido. Mas, e referente a língua Portuguesa? Hibridismo é quando uma palavra é composta por vocábulos de origens diferentes. Nossos dias estão repletos de hibridismo no processo de comunicação oral e escrita. Já desejou ser surfista por um dia? Que tal começar descobrindo porque surfista é uma palavra híbrida? Leia nosso artigo e descubra sua definição, características e exemplos.

Neste texto sobre o que é hibridismo, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é Hibridismo?
  2. Como surgem as palavras híbridas?
  3. 5 exemplos detalhados de Hibridismo!
  4. Veja outros exemplos de hibridismo!
  5. Você sabia que há muitos hibridismos originários do Tupi?
  • Após estudar sobre o que é soneto, você pode praticar com o Simulado Beduka! O melhor simulado enem do Brasil!

O que é Hibridismo?

Olá, tudo bem? 

Se as palavras fossem pessoas, estaríamos em um país cujo contexto humano seria majoritariamente híbrido! Vamos estudar de uma forma que nos levará a nunca mais esquecer?

Talvez seus pais tenham nascido na mesma cidade, no mesmo país, e sejam descendentes de gerações que também tenham nascido na mesma cidade e no mesmo país. Caso seja assim, trata-se de uma exceção.

Mas não importa, porque mesmo que esse seja seu caso, você com certeza conhecerá histórias diferentes da sua, como das quais irei falar agora. São as histórias resumidas de Ana e Joaquim.

O pai do Joaquim nasceu em uma cidade do interior do Amazonas. Ele não era descendente de indígenas, mas de avós nordestinos, que por sua vez, eram filhos de imigrantes portugueses. 

Um certo dia, em busca de uma formação universitária, mudou-se para Belém, capital do Pará. Lá ele conheceu Ana, cuja avó, por parte de mãe, havia casado com um seringalista italiano, e o avô era filho de uma indígena.

Os dois se conheceram e logo casaram. Assim, nasceu José. Uma mistura de nordestinos descendentes de portugueses, italianos e indígenas. Sim, José é um cara brasileiro, mas sua carga genética é uma composição de muitas outras tribos e nacionalidades.

É exatamente assim com as palavras. Elas se formam através de processos por vezes muito longos, por outras vezes mais dinâmicos. 

Palavras de idiomas diferentes casam-se. Essa união é o que chamamos de Hibridismo.

Trata-se de um dos processos da Formação de Palavras. Um casamento, um fenômeno ou cerimônia da morfologia. Já, as alianças são a junção de radicais originários de outras línguas. 

Agora ficou bem mais simples entender o que é hibridismo, não é mesmo?

Como surgem as palavras híbridas?

Se você já leu nossos artigos de língua portuguesa, provavelmente já ouviu falar em Diacronia. Um estudo que envolve muitos dos processos de formação de palavras.

Diacronia refere-se ao tempo. Trata-se da análise da língua por meio de suas histórias, caminhos e transformações. Uma espécie de diário centenário ou milenar da palavra.

A maioria dos vocábulos de língua portuguesa, quando analisados diacronicamente, são de origem Latina. A segunda maior parte, são de origem grega. Quando esses radicais gregos e latinos unem-se, surge o Hibridismo.

Mas nem só de palavras gregas e latinas, são formados os vocábulos híbridos. O Tupi, por exemplo, é bem relevante nesses processos de formação. 

Geralmente nascem devido a processos orais de comunicação que vão modificando e unindo idiomas no decorrer dos séculos. Após um período de uso contínuo, ficam tão enraizados na língua portuguesa que passam a ser oficiais.

Assim, eles são adicionados a dicionários e às reformulações ortográficas que geram novos acordos da língua. Isto é, incorporaram ao nosso léxico.

Aprender sobre o que é hibridismo, inevitavelmente perpassa por essa análise diacrónica. 

Veja 5 exemplos de Hibridismo

1- Endovenoso – Endo (grego: dentro) + Venoso (latim: que tem veias) → Significa: por dentro da veia.

2- Burocracia – Buro (francês: escritório) + Cracia (grego: administração) → Significa: sistema de execução da atividade pública

3- Monocultura – Mono (grego: um) + Cultura (latim: cultivo) →  Significa: cultivo de um único produto.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4- Zincografia – Zinco (alemão: pedra) + Grafia (grego: escrita) →  Significa: processo de impressão planográfica que usava chapas de zinco.

5- Alcoômetro – Álcool (árabe: fino composto obtido através da destilação) + metro (grego: medida) →  Significa: instrumento usado para medir o grau de álcool em bebidas.

Veja outros exemplos de Hibridismo

Alcaloide – Álcali (árabe) + óide (grego)

Alcoômetro – Álcool (árabe) + metro (grego)

Autoclave – Auto (grego) + clave (latim)

Bicicleta – Bi (latim) + ciclo (grego) + eta (-ette, francês)

Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego)

Endovenoso – Endo (grego) + venoso (latim)

Hiperacidez – Hiper (grego) + acidez (português)

Monocultura – Mono (grego) + Cultura (latim)

Psicomotor – Psico (grego) + motor (latim)

Romanista – Romano (latim) + -ista (grego)

Sociologia – Socio (latim) + -logia (grego)

Você sabia que há muitos hibridismos originários do Tupi?

Os povos indígenas, assim como os idiomas falados por eles, são importantíssimos no que se refere à contribuição à Língua Portuguesa. O Tupi é o principal representante dessa significação.

Por isso, o Beduka considerou fundamental mostrar a você um exemplo de palavra híbrida do nosso léxico, cuja formação se dá por meio do Tupi e do Português. É a palavra “Goiabera”.

Deu até vontade de comer uma goiaba, não é mesmo?

Então, sempre que precisar do conhecimento que adquiriu hoje, lembre dessa vontade. Nada melhor que a associação para a fixação do conteúdo. O Beduka está sempre aqui para guiar você de uma forma mais leve e eficiente.

Ficamos felizes em ajudá-lo a aprender sobre o que é hibridismo!

Gostou do nosso artigo sobre o que é Hibridismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.