Química inorgânica é um assunto muito importante e muito recorrente em diversos vestibulares, inclusive no ENEM. A química inorgânica estuda os compostos que não tem carbono. Venha ver mais características no nosso artigo!
Você sabe o que é química inorgânica? Nosso artigo está completo, vamos te explicar o que você precisa saber para começar mais do que bem seus estudos.
Veja tudo que já escrevemos sobre química para te ajudar no Enem.
Em química é melhor dividir os compostos por funções para estudá-los por grupos e não um por um. A grande e primeira divisão é entre Química Orgânica e a Química Inorgânica. Veja a diferença:
Química Orgânica
É o ramo que estuda os compostos originados nos seres vivos (vegetais e animais), ou seja, compostos do carbono.
Temos um artigo completo, explicando cada uma das funções da química orgânica. Não deixe de conferir.
Química Inorgânica
Ramo que estuda os compostos formados pelos elementos que não contém carbono (C) ou hidrogênio (H) e por alguns que contenham carbono de origem mineral (não forma encadeamentos).
Para testar os seus conhecimentos faça os Exercícios sobre Química Inorgânica!
Lembre-se, as substâncias inorgânicas são direta ou indiretamente de origem mineral, sendo assunto da química orgânica as substâncias de origem animal ou vegetal. Ao estudar química inorgânica é importante frisar isso, porque existem elementos inorgânicos que possuem carbono e isso pode te confundir na prova.
Sobre a Teoria de Arrhenius:
Solução Iônica ou Eletrolítica
Soluções que conduzem corrente elétrica. Isso acontece porque um composto iônico em água é separado, deixando íons livres para transportar cargas elétricas. Isso é dissociação iônica (separação de cargas já existentes)!
ATENÇÃO: Em química Inorgânica, dissociação, como visto acima, é diferente de Ionização, que é um processo em que cargas são formadas em água e não somente separadas.
Solução Molecular ou Não Eletrolítica
Soluções que não conduzem corrente elétrica. Ex: Água e Sacarose. Nesse caso a molécula não é quebrada e por isso não há íons livres para transportar cargas elétricas.
Funções Inorgânicas:
1 – Ácidos:
Em água eles ionizam liberando como cátion o (H+). Ex.: HCl (ácido clorídrico) e H2SO4 (ácidos sulfúrico). Além disso são substâncias que reagem com as bases formando sais e água, tem sabor azedo (não prove ácido sulfúrico para ter certeza) e pH menor que 7.
Neste nosso artigo de química inorgânica para o Enem, vale ainda ressaltar que quanto mais H+ um ácido libera, mais ele é forte e, portanto, melhor é sua condutibilidade de cargas elétricas.
ATENÇÃO: Quando estiver estudando química inorgânica não confunda as coisas. Os ácidos ionizam, ou seja, são formados íons que antes não existiam.
Exemplos de Ácidos:
- Ácido Fluorídrico (HF)
- Ácido Sulfúrico (H2SO4)
- Ácido Nítrico (HNO3)
- Ácido Cianídrico (HCN)
- Ácido Clorídrico (HCL)
- Ácido acético = Vinagre
- Ácido tartárico = Uva
- Ácido málico = Maçã
- Ácido cítrico = Laranja, acerola, limão
- Ácido fosfórico é usado na fabricação de refrigerantes à base de cola
- Ácido carbônico é usado na forma de gás carbônico
2 – Bases:
Diferentemente dos ácidos, as bases são compostos já iônicos que serão apenas separados em meio aquoso, ou seja, dissociados, liberando (OH-) como único ânion. Ex.: Hidróxido de Sódio (NaOH) e Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2). Elas são formadas por metais + hidroxila (OH-) ou por NH4 + hidroxila.
Exemplos de Bases:
- Amônia (NH3)
- Hidróxido de Amônio (NH4OH)
- Hidróxido de Potássio (KOH)
- Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2)
- Hidróxido de Ferro (Fe(OH)3)
- Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2)
- Hidróxido de Sódio (NaOH)
Também possuem o pH maior do que 7 e o sabor é amargo. Quanto mais (OH-) a base libera, mais ela é forte e isso acontece quanto mais ela se dissolve em água. As fracas são mais insolúveis, liberando menos (OH-).
Diferenciando ácidos de bases: A fenolftaleína é um indicador de pH. Em meio ácido ela é incolor, mas em meio básico (de base) ela é rosa. Outro indicador famoso em química inorgânica é o Vermelho de Metila, que é vermelho em meio ácido e amarelo em meio básico.
- Aprenda melhor como está organizada a tabela periódica.
3 – Sais:
São o resultado de uma neutralização que acontece entre um ácido e uma base. Em meio aquoso o sal é a substância que tem ao menos um cátion diferente de (H+) e ao menos um ânion diferente de (OH-).
Em química inorgânica, o ácido fornece o ânion e a base fornece o cátion, compondo o sal.
Exemplos de Sais:
- Cloreto de Sódio (NaCl)
- Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)
- Nitrito de potássio (KNO2)
- Ortofosfato de cálcio (Ca3(PO4)2)
4 – Óxidos:
Chegamos à última das 4 mais importantes funções de química inorgânica. Neste grupo temos compostos binários (formados por dois elementos químicos somente) que apresentam o elemento oxigênio como o mais eletronegativo.
ATENÇÃO: Somente o flúor (F) é mais eletronegativo do que o oxigênio. Então, sempre que o oxigênio estiver ligado a mais um tipo de elemento, diferente do flúor, teremos um óxido.
Exemplos de óxidos:
- CO: monóxido de carbono
- CO2: dióxido de carbono
- Cl2O7: heptóxido de dicloro
- Na2O: óxido de sódio
- CaO: óxido de cálcio
- BaO: óxido de bário
- FeO: óxido de ferro II ou óxido ferroso
- Fe2O3: óxido de ferro III ou óxido férrico
Agora que você conferiu este artigo sobre química inorgânica para ir muito bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), confira também as outras dicas que já publicamos:
Gostou?
Estude mais com o Beduka
Estude bem essa introdução à química inorgânica e expanda o seu conhecimento a partir dela. Esperamos já ter contribuído com este ponto de partida.
Beduka é um buscador de cursos e faculdades. Ao procurar pelo curso que deseja fazer você encontra todas as faculdades da sua região e do Brasil. Verá ainda os valores das mensalidades, salários dos profissionais, diferenciais da faculdade e muito mais.
Confira ainda:
Já visitou a nossa página do Facebook? Siga o Beduka no Instagram também, assim você não perde nada!
Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!