X

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa? Estrutura e redações prontas

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa?

Esse tipo de texto é impessoal, por não usar a primeira pessoa ou dialogar com o interlocutor diretamente, conter uma tese desenvolvida com argumentos e uma conclusão com proposta de intervenção. Entenda com mais detalhes nesse artigo!

Neste artigo sobre dissertação argumentativa você encontrará:

  1. O que é redação dissertativa argumentativa?
  2. Como fazer a redação dissertativa argumentativa?
  3. Como fazer uma introdução em texto dissertativo?
  4. Como desenvolver redação dissertativa argumentativa?
  5. Como fazer conclusão da redação dissertativa argumentativa?
  6. Chegou o dia da redação. E agora?
  7. Temas que já caíram na redação do Enem
  8. Temas atuais que podem cair na redação do Enem
  9. As 5 competências da redação do Enem
  10. Guia da redação nota 1000 no Enem
  11. E se redação for narrativa?

Aprenda como começar, desenvolver e finalizar uma redação dissertativa argumentativa no modelo ENEM. Além disso, veja temas atuais e redações prontas, para servirem de exemplo na hora de praticar.

Vamos explicar tudo passo a passo. Escrever uma redação dissertativa argumentativa vai se tornar algo simples pra você!

Já que você quer aprender a fazer uma redação nota 1000 no Enem, com certeza também quer ir bem nas provas fechadas das 4 áreas do conhecimento. Então treine as questões com o nosso Simulado Enem. É gratuito!

O que é a redação dissertativa argumentativa?

É o discurso escrito de forma impessoal que defende um ponto de vista embasado em argumentos. Dissertar significa defender um ponto apresentando o lado negativo ou positivo, posicionando-se para explicar qual é melhor.

Estrutura do texto dissertativo

Essa redação é dividida em três partes:

  • Introdução: diz o que será encontrado no texto e o que será defendido (tese);
  • Desenvolvimento: com os argumentos que validem a tese;
  • Conclusão: retoma as ideias principais e apresenta uma proposta de solução.

Este modelo foi adotado como oficial no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Temos um Guia Completo do ENEM, Sisu, Fies e Prouni. Tire todas as suas dúvidas.

Logo abaixo, neste artigo, teremos exemplos de redações dissertativas prontas, para que você saiba como fazê-las. Todos os exemplos que daremos são de redações nota 1000 do Enem.

Antes, porém, veja algumas dicas gerais sobre a construção do texto argumentativo.

Como fazer a redação dissertativa argumentativa?

Veja abaixo como fazer a estrutura de um texto dissertativo. Dessa forma, você aumenta suas chances de ir bem, porque aprender por etapas garante uma nota melhor.

Primeiro faça um rascunho anotando todas as suas ideias

É muito importante fazer o rascunho, não tenha preguiça. Muitos alunos preferem fazer a redação direto, sem pensar com cuidado como estruturá-la. Normalmente não são eles que tiram nota 1000.

Por exemplo, suponha a redação sobre “violência contra a mulher”. Possíveis ideias seriam o baixo número de denúncias por causa do medo, a lei Maria da Penha, o lugar da mulher na sociedade, etc. Depois basta escolher um foco e começar a esboçar o texto.

Deixe a introdução por último

Isso mesmo, escreva os argumentos primeiro. Sua introdução ficará muito melhor se você já souber o que há no seu texto, já que a função da introdução na redação dissertativa argumentativa é apresentar os temas que serão desenvolvidos.

Transforme tópicos em argumentos

Decida-se por 2 tópicos que você queira abordar e pense em argumentos e exemplos para cada um deles. Com um parágrafo dedicado a cada um é super tranquilo abordar o que se deseja de forma coerente. Cuidado para não ficar repetindo palavras ou misturar os dois tópicos. Cada um deve estar em um parágrafo.

Coerência na conclusão

Em uma redação dissertativa argumentativa a conclusão é necessária. É por meio dela que você fecha o assunto, encerra o debate e termina sua argumentação.

Como fazer uma introdução em texto dissertativo?

A primeira dica já demos. Deixe para fazer a introdução à sua redação dissertativa argumentativa depois que ela estiver desenvolvida. Afinal, é muito mais fácil introduzir o que já se conhece.

Pense em como é mais difícil introduzir um tema sobre o qual você ainda nem escreveu. Viu? Por isso tantas introduções são ruins. Com essa dica esse não será o seu caso.

Clique aqui para ver um artigo que foi dedicado inteiro a falar sobre a introdução da redação dissertativa argumentativa.

Vamos ver outras dicas?

Seja direto

Um parágrafo de 4 ou 5 linhas basta para a introdução. Muitos alunos perdem pontos por começarem a desenvolver a argumentação onde não deveriam. Cuidado pra não FALAR DEMAIS antes da hora!

A introdução da redação dissertativa é o espaço onde você somente APRESENTA a ideia que será trabalhada e explicada ao longo do texto.

Mantenha a ordem dos temas na introdução, ou seja, mencione primeiro o que você explicará em primeiro lugar e em segundo o que virá depois. Este é o aspecto de organicidade da redação argumentativa.

Prefira frases curtas e diretas. Assim você tem um ganho duplo. Quer saber o porquê?

Além de conseguir mais clareza, você consegue fugir de erros de uso da vírgula e de uso de conjunções em orações subordinadas.

Para ser mais claro não escreva com figuras de linguagem. Os examinadores têm que ler seu texto e entendê-lo de primeira. Eles não vão tentar interpretar o que você quer dizer.

Veja como e quando usar vírgula corretamente. Temos também um artigo sobre orações subordinadas adjetivas.

Está gostando das dicas né? Estamos só no início, continue lendo e aplique tudo. Com certeza suas redações vão subir de nível.

Exemplos de introduções prontas

Poxa vida, sério mesmo que você quer fazer uma boa introdução sem ler introduções que deram super certo no Enem?

Veja em redações dissertativas prontas, como os alunos que conseguiram nota 1000 no Enem fizeram as introduções deles. Elas foram:

  • Generalizadas e curtas (afinal a parte específica fica para o desenvolvimento);
  • Com citações ou alusões;
  • Com os argumentos mencionados, mas não desenvolvidos.

Veja essa introdução pronta, que teve nota 1000 no Enem:

” Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade. “

Veja nosso artigo sobre como começar uma redação ENEM.

Como NÃO fazer uma introdução

Bem, lembra-se de que a redação é dissertativa argumentativa? Ela é impessoal (escrito na 3ª pessoa), logo não comece dizendo “Eu acho”, “Eu penso”, “Eu acredito”, “Na minha opinião”, etc. Nem use o “nós”.

Ser impessoal na escrita é diferente de ser neutro. Você precisa se posicionar contra ou a favor do tema proposto, contudo, somente na maneira de escrever é que não expressará pessoalidade.

Por favor, fuja dos clichês. Pare de começar a sua redação argumentativa com “Atualmente” e “Hoje em dia”. A maioria já faz isso e não é recomendável.

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.

Aprenda a fazer alusões históricas e citações filosóficas na redação Enem 2019.

Como desenvolver a redação dissertativa argumentativa?

Para desenvolver a sua redação ENEM, você precisa saber o que vai defender ou refutar.

Vamos continuar nossa sequência de dicas para que você alcance nota mil.

Passo a passo da argumentação:

  1. Logo na primeira frase do seu parágrafo diga claramente o que você irá defender ou contradizer. Lembre-se, nada de dizer “Eu concordo com”, “Eu discordo de”, etc.
  2. Agora que você já ANUNCIOU o argumento, explique-o.
  3. Por último, dê um exemplo do que você está falando.

Cuidados com a argumentação:

Você sabe o que é falácia? São mentiras, raciocínios falsos. Por exemplo, imagine que alguém escreva “Praticamente todas as pessoas já têm internet em casa”. Sério mesmo? Você consegue garantir? Esse é o cuidado com as falácias. Mesmo que você não seja mentiroso, pode errar ao afirmar o que não sabe ou o que não pode PROVAR.

Não use:

  • Todo mundo sabe;
  • Todo mundo tem;
  • Ninguém faz isso;
  • Ninguém tem isso;
  • Ninguém pensa assim;
  • É impossível;
  • É óbvio;
  • Nunca;
  • Sempre.

Essas e outras expressões que sejam generalizadoras podem tornar seu argumento uma falácia e se isso acontecer, você perde pontos.

Veja a construção deste argumento pronto, e como ele segue uma estrutura que anuncia o que será defendido, explica e dá exemplo:

“Investir em ações na bolsa de valores gera mais renda do que investir em renda fixa, por exemplo, a poupança. Isso foi comprovado pelos economistas – como Jeremy Siegel – que estudaram 16 países ao longo de centenas de anos. Em todos os casos o investimento a longo prazo, como 20 anos, sempre foi superior ao resultado que obtinham as pessoas que não corriam riscos, não fazendo nada com seu patrimônio.”

DICA DE OURO: Palavras que enriquecem uma redação

Como fazer a conclusão da redação dissertativa argumentativa?

O mais difícil passou. Ufa!

Apesar da parte do desenvolvimento ser mais complexa, muita gente se dá mal na conclusão. Vamos te ajudar a não ser um desses, pois é fácil.

Vamos começar assim, primeiro vamos te dizer o que NÃO fazer na sua conclusão e depois a maneira certa de finalizar a redação dissertativa argumentativa.

  • NÃO repita um argumento que já foi utilizado;
  • NÃO desenvolva um argumento novo, ou não será uma conclusão;
  • NÃO opine explicitamente terminando com “Por fim, entendo que…” e semelhantes.

A conclusão de uma redação Enem perfeita, ou seja, uma conclusão de uma redação nota 1000 deve conter uma proposta de RESOLUÇÃO DO PROBLEMA abordado. É nela que aparece uma mensagem coerente com os direitos humanos, otimista para o futuro ou com advertências, caso determinadas atitudes não sejam corrigidas.

Nela também pode haver uma citação que leve à reflexão sobre o tema. Apenas tome cuidado para não fazer longas citações, pois elas não são contadas como suas linhas escritas, afinal, são de outro autor. Lembre-se que o corretor quer ver as suas palavras.

Como fazer citação direta e indireta.

Chegou o dia da redação. E agora?

Tudo isso que falaremos para fazer no dia da prova oficial, você pode e deve fazer nos seus treinos de redação para já se acostumar.

Textos motivadores

A prova de redação é acompanhada de textos motivadores que abordam o tema cobrado na redação. Deles podem surgir boas ideias para o seu texto!

Mas não os copie, não os repita; apenas se inspire a partir do conteúdo motivador para escrever algo novo.

Tempo de redação

Fique atento ao relógio. Você precisa de “quatro tempos”

  1. Tempo para rascunhar as ideias iniciais;
  2. Tempo para escrever a sua redação
  3. Tempo para revisar;
  4. Tempo para passar a limpo.

Regras da redação

Cada vestibular possui suas regras. E já que o mais comum é treinar para o Enem, ressalto que as regras são:

  • Escrever no modelo dissertativo argumentativo;
  • Linguagem padrão culta da Língua Portuguesa;
  • Mínimo de 7 linhas e máximo de 30;
  • Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Proposta de resolução do conflito em questão.

Releia e passe a limpo o seu texto dissertativo

Se você ler a sua redação novamente, vai encontrar detalhes a serem corrigidos e se ler de novo, pode encontrar mais. Por isso é importante revisar para ter certeza de estar entregando uma redação impecável.

Se tiver dúvidas sobre como se escreve uma certa palavra, escolha um sinônimo dela e não a use. Se uma frase ficou longa e confusa, transforme-a em frases menores. Confira os acentos e a pontuação também.

MUITO CUIDADO COM A SUA LETRA!

Nenhuma redação perfeita vai ganhar nota 1000 se o avaliador não conseguir entender o que está escrito. Logo, se você é o típico aluno que não escreve, mas rabisca; trate de melhorar a caligrafia para ter uma letra mais legível.

Temas que já caíram nas redações do Enem

  • 2011 – Privacidade na Internet;
  • 2012 – Imigração no Brasil;
  • 2013 – Lei seca no Brasil;
  • 2014 – Publicidade infantil;
  • 2015 – Violência contra a mulher;
  • 2016 – Intolerância religiosa;
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Temas atuais que podem cair na redação Enem

Este é o campo da pura especulação.

Sabemos que normalmente as redações abordam temas atuais e que normalmente envolvem acontecimentos no Brasil. Sabemos também que são temas problemáticos e que precisam de uma solução para o bem das pessoas em geral ou de grupos específicos que estejam sendo prejudicados.

Outra coisa que sabemos é que até metade do ano, a prova do Enem já fica pronta. Logo, somente é possível que seja cobrada alguma atualidade/acontecimento até o mês de JUNHO.

Sabendo disso, é possível ter alguns palpites sobre possíveis temas para a redação. Então, ao menos treine textos dissertativos argumentativos com esses “chutes” como forma de preparação. Você só tem a ganhar.

Temas atuais para a redação argumentativa

  • Problema da mobilidade urbana;
  • Conflitos armados entre civis;
  • Sustentabilidade: o problema do desperdício de água;
  • Limites da liberdade de expressão;
  • Depressão e suicídio;
  • O papel da filosofia, sociologia e arte na educação;

Redações dissertativas prontas

Veja alguns exemplos redações dissertativas argumentativas que tiverem nota 1000. Elas estão comentadas parte por parte:

Redação comentada sobre o problema dos surdos

Redação comentada sobre violência contra a mulher

Redação comentada sobre intolerância religiosa

As 5 competências da redação ENEM

  1. Conhecimento da norma culta da língua portuguesa;
  2. Compreensão da proposta cobrada na redação, além da aplicação de diversos conceitos das áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema;
  3. Seleção e organização de informações e fatos na defesa do ponto de vista da redação;
  4. Domínio da defesa argumentativa;
  5. Proposta de intervenção (solução) ao problema abordado.

Vamos ver as 5 competências com mais detalhes:

1. Domínio da norma culta

Na redação Enem 2019 você precisa deixar as gírias de lado. Também não pode escrever da forma falada, ou seja, com coloquialidade.

Neste caso todas as regras gramaticais devem ser obedecidas: semântica, normas de concordância, ortografia, etc.

Os critérios avaliados são o conhecimento de vocabulário, a adequação à gramática, ortografia e uso correto do número de linhas.

Aprenda usar a crase corretamente.

2. Conhecimento do Tema

Fingir que sabe do que se está falando não vai adiantar. A qualidade dos seus argumentos também é avaliada. Seu posicionamento precisa ser muito bem fundamentado.

Por isso você precisa estar atualizado, por dentro dos temas da atualidade, acompanhar jornais e revistas sobre o que acontece no Brasil e sobre os fatos no mundo que afetam o Brasil.

Com certeza absoluta você perderá pontos se fugir do tema, ou seja, se escrever sobre algo que apenas se relacione com o tema principal ou sobre outro tema.

Crie o hábito de leitura e habitue-se com textos jornalísticos. Quanto mais você conhecer melhor, pois isso facilita na hora de fazer intertextualidade e relacionar o tema da redação Enem com outras áreas do conhecimento.

ATENÇÃO: A organização das ideias na sua redação dissertativa argumentativa também estarão sendo avaliadas.

3. Argumentação

Cuidado pra não se embolar na redação argumentativa: se posicionar contra e falar a favor ou se posicionar a favor e falar contra.

Não adianta explicar um monte de coisa que não prova seu argumento. Encher linguiça não vai te ajudar, ou seja, nada de enrolação. As informações têm que ser adequadas, pertinentes e bem fundamentadas.

É imprescindível manter a coesão e a coerência pra ser bem avaliado nesta competência da redação do Enem. E lembre-se, argumente usando a verdade. Mentira tem perna curta.

4. Domínio da defesa argumentativa

Nesta competência você será avaliado no respeito à estrutura da redação dissertativa. Confira se as partes do seu texto argumentativo estão bem definidas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não repita palavras, use sinônimos e use os conectores das orações subordinadas corretamente.

5. Proposta de intervenção

Dentre as 5 competências da redação do Enem, essa é uma das mais importantes. Você deve propor uma solução ao problema tema da redação dissertativa. Essa resolução do conflito deve respeitar os direitos humanos e ser realmente eficaz.

O seu nível de detalhamento ao escrever a resolução do problema será avaliado, então não seja muito superficial. Sua proposta de intervenção tem que ser possível. De nada adianta propor o irrealizável, ou o problema vai persistir e não é essa a intenção.

Guia completo da proposta de intervenção. Aprenda como fazer com detalhes.

Veja esta análise da última redação do Enem, sobre manipulação do comportamento na internet.

Guia da redação nota 1000

Tenha certeza de que cada uma das perguntas abaixo estará respondida com clareza na sua redação dissertativa:

  1. Qual é o problema?
  2. Por que é um problema?
  3. O que causa esse problema?
  4. Existe solução?
  5. Como colocar a solução em prática?
  6. Isso resolve o problema mesmo?

Não estamos dizendo para colocar essas perguntas no texto ou para escrever um parágrafo respondendo a cada uma, etc. Apenas faça isto: Responda cada uma e a partir das respostas cuide da estrutura da sua redação argumentativa. As respostas serão a base do seu texto.

E se a redação for narrativa?

Se você prestar o vestibular da UNICAMP, saiba que terá de fazer dois textos, ou seja, duas redações de gêneros diferentes.

Saiba tudo sobre o vestibular Unicamp!

Podem ser cobrados contos, crônicas, fábulas, novelas, romances, cartas, textos jornalísticos, artigos de opinião, etc.

Este artigo foi útil te ensinando como fazer uma redação dissertativa argumentativa? Conte pra gente nos comentários e compartilhe. Segue o Beduka lá no Instagram pra não perder nada

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Redação
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (32)