A engenharia de produção é uma área derivada da engenharia mecânica que se ocupa da linha de produção. Quer saber mais sobre essa área? Leia nosso artigo e veja todas as funções exercidas por um engenheiro de produção.
Desta vez, o nosso destaque aqui no Beduka é para detalhar o que faz um engenheiro de produção. Provavelmente você chegou até este conteúdo por estar indeciso ainda sobre qual área seguir. Leia o artigo até o fim para eliminar suas dúvidas.
A engenharia engloba diversas áreas bem diferentes entre si. Não basta apenas querer ser um engenheiro(a), você precisa especificar qual tipo que deseja ser: ambiental, civil, elétrico, produção ou algum outro?
Por haver tantas opções… É normal que o vestibulando fique confuso em relação à qual curso escolher. É por isso que falaremos de uma opção específica: você sabe o que faz um engenheiro de produção? O profissional desta área é um dos mais valorizados do momento.
Mas dinheiro não é tudo, é necessário saber se as atividades diárias combinam com você. Por isso é muito importante saber o que faz um engenheiro de produção. Ele projeta, gerencia e planeja os sistemas de organização relacionados aos recursos materiais, financeiros, tecnológicos, ambientais e, logicamente, humanos.
Seu objetivo principal é aprimorar a produção, otimizar seus recursos e reduzir os seus custos. Apesar de a performance econômica ser uma prioridade, o engenheiro de produção também precisa se preocupar com a sustentabilidade.
O que faz um engenheiro de produção, quais as funções?
Nós já falamos resumidamente sobre o que faz um engenheiro de produção. Contudo, é importante detalhar melhor as atribuições dessa profissão tão requisitada. Dê uma olhada na lista das principais funções exercidas pelo profissional da área:
- Desenvolve padrões de produção e projetos em conjunto com outros setores e a gerência
- Executa métodos de controle de qualidade
- Soluciona problemas relacionados à produção
- Busca maneiras eficazes e inteligentes de reduzir custos
- Desenvolve e planeja sistemas de controle com o intuito de sistematizar e supervisionar as atividades para que o produto atenda à qualidade exigida pelo cliente
- Realiza a comunicação com as diversas partes envolvidas em uma produção: os clientes, os gerentes e as equipes
- Faz a revisão dos sistemas de produção e dos fluxos de processos, assim como procura sempre compreender os detalhes dos métodos de cada etapa produtiva
- Busca sempre otimizar a produção, elevar a qualidade e melhorar a eficiência dos processos
Como é o mercado de trabalho?
O engenheiro de produção possui grandes opções de carreira, pois seu mercado de trabalho é bem amplo.
Grande parte está concentrada no setor industrial (que também é vasto e cheio de alternativas), mas também é possível encontrar cargos em muitos outros setores.
Você sabia que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) calcula que o Brasil precisará formar de 70 mil a 95 mil engenheiros ao ano até 2020? Isso porque, nesse período, o mercado do país terá uma demanda de 600 mil até 1,15 milhão de profissionais da área da engenharia.
Com certeza, se você está aqui querendo saber o que faz um engenheiro de produção para tomar uma decisão, saiba que é uma profissão que vale a pena seguir. Especialmente porque os salários são bem altos. Para se ter uma ideia, apesar de o salário depender muito do setor e da empresa, o valor inicial para uma carga horária diária de 6 horas gira em torno de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00.
É possível prestar concursos públicos como engenheiro de produção. Normalmente, o profissional atua no desenvolvimento da região na qual está alocado, nos projetos de obras ou até nos setores que fiscalizam os processos.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), existem diversos setores prontos para receberem o engenheiro de produção. Conheça alguns deles a seguir:
- Serviços – podem atuar em hospitais, transportes, consultorias, etc
- Setor privado – comércio, energia, telefonia, etc
- Setor financeiro – analisar investimentos, lidar com previdência ou seguros, etc
- Indústrias – o setor com mais oportunidades: agroindústria, máquinas, eletrodomésticos, automóveis, autopeças, energia, etc
Quais são as melhores universidades de engenharia de produção?
De acordo com as notas do Enade, CPC (Conceito Preliminar de Curso) e CC (Conceito do Curso), nós listamos as cinco melhores universidades brasileiras para quem deseja cursar engenharia de produção. Confira:
- Faculdade de Administração de Empresas (FACAMP) – Campinas/SP
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre/RS
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG
- Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza/CE
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos/SP
Agora que você já sabe melhor o que faz um engenheiro de produção, fica bem mais fácil tomar uma decisão. Se preferir, veja aqui o nosso artigo sobre como descobrir a sua vocação, caso ainda tenha dúvidas.
Por ser uma área bem valorizada, está cada vez mais concorrido o processo seletivo das universidades. Teste aqui os seus conhecimentos com algumas questões de vestibular:
- Questões de vestibular sobre Platão
- Questões de vestibular sobre Idade Média
- Questões de vestibular sobre Semana de 22
Já apresentamos aqui no Beduka uma relação das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho e também explicações sobre algumas áreas, tais como:
Você encontra aqui no Beduka, seu buscador de faculdades particulares e públicas, uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Veja informações detalhadas sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.
Curtiu essa área? Viu o que faz um engenheiro de produção? Acha que combina com você? Com certeza, ela é bem promissora e importante. Não deixe de conversar com profissionais da área para saber mais! Veja também:
Já conhece o Beduka Profissões? Veja dicas de especialistas no nosso canal no Youtube.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!