ExercíciosQuímica

Os 4 Melhores Exercícios sobre Petróleo com Gabarito

Os melhores Exercícios sobre Petróleoo que é petróleo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O petróleo mudou a história da nossa sociedade e está ligado a diversos temas que podem aparecer no vestibular. Por isso, está na hora de você testar seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre petróleo. O gabarito está ao final do texto para você conferir suas respostas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que é o petróleo?

O petróleo está presente em várias situações do nosso dia a dia. Ele é utilizado na produção de roupas, brinquedos, utensílios plásticos e, é claro, na produção de combustíveis utilizados em larga escala pela indústria.

Deste modo, o petróleo é o principal combustível utilizado no mundo todo. A sua popularização começou em meados do século XlX e mudou completamente os rumos da produção de energia, alterando também toda a história da produção industrial.

Este composto é um hidrocarboneto, ou seja, ele é formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio ligados a átomos de outros elementos. Sua formação está relacionada com a decomposição da matéria orgânica e, por isso, ele também é conhecido como um combustível fóssil.

Visualmente o petróleo se apresenta como um líquido preto e viscoso. Além disso, é um composto insolúvel e menos denso que a própria água, sendo facilmente percebido em ocasiões de vazamento nas petrolíferas.

Como o petróleo é formado?

Vimos que o Petróleo é um combustível fóssil. Aposto que você ficou com curiosidade em saber como a matéria orgânica se transforma numa substância oleosa. Vamos descobrir?

Na natureza, o petróleo começa a se formar em regiões e condições muito específicas, o que eleva o valor do composto. A formação do petróleo está relacionada com a decomposição da matéria orgânica nessas condições.

A decomposição da matéria orgânica para a formação de petróleo acontece em bacias sedimentares próximas a regiões marítimas

Acredita-se que o petróleo seja formado pela decomposição dos plânctons feita por bactérias anaeróbias ao longo de muitos anos nas condições específicas de pressão que esse ambiente proporciona.

Deste modo, assim como os tão famosos fósseis de dinossauros, o petróleo também é o produto de um processo de decomposição. Justamente por isso, recebe o apelido de combustível fóssil.  

Complicado demais? Então vamos passo a passo, relembrando alguns desses conceitos!

As bacias sedimentares são regiões que abrigam sedimentos rochosos por milhares de anos. No caso das bacias sedimentares em que encontramos petróleo, percebemos uma relação com regiões marítimas, o que nos leva à relação com os plânctons. 

Os plânctons são pequenos organismos que vivem dispersos na coluna d’água. É através da decomposição desses organismos (matéria orgânica) que acredita-se que este composto é formado.

Como esse composto demora milhões de anos para se formar, ele está disponível de forma limitada na natureza. Desse modo, ele não é caracterizado como um recurso renovável

Nesse aspecto, muito se discute como um composto tão especial deveria ou não ser utilizado.

Qual a composição química e as principais características do Petróleo?

O Petróleo é um hidrocarboneto, por isso, a maior parte da sua composição é feita de átomos de carbono e hidrogênio. Outros elementos também podem aparecer, apresentando pequenas variações nas quantidades de cada elemento.

De uma maneira geral, o petróleo é composto por:

  • 82% de carbono;
  • 12% de hidrogênio;
  • 4% de nitrogênio;
  • 1% de oxigênio;
  • 1% de sais e resíduos de metais.

A união desses elementos e o seu processo de formação fazem com que o petróleo seja um composto oleoso, viscoso, inflamável e que possui densidade menor do que a água.

Provavelmente, a principal característica desse composto seja sua extrema facilidade de combustão. É essa característica que proporciona sua ampla utilização como combustível em vários processos industriais.

Qual a utilização do petróleo?

Além da já citada utilização como combustível, o petróleo serve como matéria prima para a produção de gasolina, gás eteno e na fabricação de polímeros plásticos. Dentro desse ponto, é importante que você relembre os seguintes conceitos:

  • Combustão: reação química exotérmica, liberando energia e tendo como produtos o CO (monóxido de carbono) e o CO2 (gás carbônico)
  • Polímeros: macromoléculas formadas pela repetição de subunidades menores em sequência. Pense em um trem com vários vagões, o trem é o polímero e os vagões são as subunidades.

Quais são os principais derivados do petróleo?

A extração do petróleo ocorre em refinarias petrolíferas e este composto passa por um processo de purificação até que possa ser utilizado. Entretanto, ao longo deste procedimento, são extraídos vários derivados muito utilizados no nosso cotidiano.

Este processo consiste na destilação da forma natural que este composto é retirado da natureza, de modo que ao longo das etapas desse processo, derivados diferentes são obtidos. Os principais derivados do petróleo são:

  • Gás Natural
  • Gasolina
  • Querosene
  • Óleo lubrificante
  • Asfalto

Quais são os impactos da utilização do petróleo?

O uso de recursos naturais tem muitos efeitos na natureza, desde a retirada da matéria-prima até o seu consumo. Com o petróleo não é diferente.

A utilização do petróleo como combustível se tornou fundamental para a sociedade, alterando a cadeia produtiva mundial. O grande problema é que a sua combustão impacta diretamente na emissão de gases poluentes e gases estufa na atmosfera.

O aumento desses gases intensifica o aquecimento global e os seus efeitos no planeta, não ficando restrito ao aumento das temperaturas médias anuais. Desse modo, toda a biodiversidade também é prejudicada. 

Por outro aspecto, analisando a questões geopolíticas e econômicas, é importante ter em mente as disputas de interesse que existem em relação a este recurso. 

É difícil imaginar um mundo sem petróleo. Na década de 70, uma forte crise atingiu o setor petrolífero e provocou grandes consequências na economia global, além de grandes disputas territoriais entre países.

Exercícios sobre Petróleo

Esperamos que o resumo tenha te ajudado a entender o assunto. Agora chegou a hora de você testar seus conhecimentos com os exercícios sobre Petróleo.

Sucesso!!

Questão 1- (Enem) Em 2011, uma falha no processo de perfuração realizado por uma empresa petrolífera ocasionou derramamento de petróleo na bacia hidrográfica de Campos, no Rio de Janeiro.

Os impactos decorrentes desse derramamento ocorrem porque os componentes do petróleo

a) reagem com a água do mar e sofrem degradação, gerando compostos com elevada toxicidade.

b) acidificam o meio, promovendo o desgaste das conchas calcárias de moluscos e a morte de corais.

c) dissolvem-se na água, causando a mortandade dos seres marinhos por ingestão da água contaminada.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) têm caráter hidrofóbico e baixa densidade, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.

e) têm cadeia pequena e elevada volatilidade, contaminando a atmosfera local e regional em função dos ventos nas orlas marítimas.

Questão 2- (Enem) Antigamente, em lugares com invernos rigorosos, as pessoas acendiam fogueiras dentro de uma sala fechada para se aquecerem do frio. O risco no uso desse recurso ocorria quando as pessoas adormeciam antes de apagarem totalmente a fogueira, o que poderia levá-las a óbito, mesmo sem a ocorrência de incêndio.

A causa principal desse risco era o(a)

a) produção de fuligem pela fogueira.

b) liberação de calor intenso pela fogueira.

c) consumo de todo o oxigênio pelas pessoas.

d) geração de queimaduras pela emissão de faíscas da lenha.

e) geração de monóxido de carbono pela combustão incompleta da lenha.

Questão 3- (Enem) Em 2014, iniciou-se em São Paulo uma séria crise hídrica que também afetou o setor energético, agravada pelo aumento do uso de ar-condicionado e ventiladores. Com isso, intensifica-se a discussão sobre a matriz energética adotada nas diversas regiões do país. Sendo assim, há necessidade de se buscarem fontes alternativas de energia renovável que impliquem menores impactos ambientais.

Considerando essas informações, qual fonte poderia ser utilizada?

a) Urânio enriquecido.

b) Carvão mineral.

c) Gás natural.

d) Óleo diesel.

e) Biomassa.

Questão 4- (Enem) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre. Ao se reduzir a pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. No entanto, junto com o petróleo também se encontram componentes mais densos, tais como água salgada, areia e argila, que devem ser removidos na primeira etapa do beneficiamento do petróleo.

A primeira etapa desse beneficiamento é a

a) decantação.

b) evaporação.

c) destilação.

d) floculação.

e) filtração.

  • Parabéns! Você concluiu todos os exercícios sobre Petróleo. Confira o gabarito abaixo. Esperamos que tenha acertado tudo!

Gabarito dos exercícios sobre Petróleo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) têm caráter hidrofóbico e baixa densidade, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) geração de monóxido de carbono pela combustão incompleta da lenha.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) Biomassa.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) decantação.

Gostou dos nossos exercícios sobre Petróleo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.


Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.