Fies

O que é o Boleto do Fies? Saiba como ter acesso e pagar os débitos do programa em 2023

Boleto do FiesBoleto do Fies
Instagram Beduka

O Fies é um programa do governo federal que financia as mensalidades das faculdades privadas. Isso significa que o governo empresta o dinheiro ao aluno e ele só paga após o curso terminar, com o boleto do fies.

Só que essa não é a única cobrança que existe. Para funcionar, existem algumas taxas que também possuem seus boletos.

Está com dúvidas de como isso funciona? Leia nosso artigo e sane todas as dúvidas relacionadas ao pagamento do boleto do Fies.

O Fies é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam entrar na faculdade.

Ainda assim, o pagamento do boleto do Fies sempre gera algumas dúvidas, pois há algumas diferenças entre as cobranças durante e após a conclusão do curso.

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre esse tema. Clique em algum tópico abaixo para ir diretamente a alguma parte do conteúdo:

Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

Como funciona o Fies?

O Fies é um programa que facilita o acesso à faculdade particular, para os jovens que não têm condições de arcar com os custos.

Ele permite que os estudantes possam encontrar uma colocação no mercado de trabalho, para depois começar a pagar o financiamento (após a conclusão do curso).

As inscrições abrem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Para realizar a sua, é preciso entrar no SisFies e fornecer as informações pedidas.

Os estudantes que se encaixam nos critérios do programa contam com subsídio integral. Isso significa que não há juros a serem pagos enquanto você tem o dinheiro “emprestado” durante todo o curso.

Ainda assim, durante o curso é preciso pagar as taxas de administração bancária e o seguro de vida, que é obrigatório. Portando, você fica isento de pagar as mensalidades ou parte dela, mas terá um gasto mínimo.

Pagamentos durante o curso

Portanto, durante o curso, serão exigidos somente os pagamentos mensais referentes a:

  • taxas bancárias e seguro de vida.

É importante deixar claro que estamos falando somente do Fies (para renda de até 3 salários mínimos).

Isso porque, desde 2020, o Fies e o P-Fies possuem regras independentes. Confira no Edital do Fies 2023. Então, este último passou a não ter mais ligação com o MEC e seus critérios são estipulados pelas instituições privadas envolvidas no processo.

Pagamento mensal após a formatura

Quando o estudante estiver formado ele passará a pagar o financiamento em si. Mas há um benefício extra pensado para proteger os estudantes: o início da cobrança plena acontece quando há uma fonte de renda (um emprego).

  • Se o estudante não estiver trabalhando quando se formar, o pagamento integral não começará imediatamente. Será calculada uma mensalidade proporcionalmente reduzida, até conseguir uma fonte de renda fixa.
  • A partir do momento em que o estudante conseguir um emprego, as cobranças mensais começam a ser descontadas direto da fonte. Isso significa que sairá direto do salário da pessoa e no valor pleno (não reduzido como antes).
  • Caso o estudante perca o emprego, os pagamentos são reduzidos ao mínimo, até que ele esteja empregado novamente.

Por este motivo, não existe uma tabela única de valores, mas uma previsão média do próprio programa. Sendo assim, calcula-se que o financiamento seja quitado integralmente em 14 anos.

Após a formatura não há possibilidade de escapar dos pagamentos mensais! No último tópico deste artigo te contamos por que é tão importante não se tornar inadimplente.

Segunda via do boleto do Fies

Se você é participante do Fies e o seu boleto não chegou ou passou a data de pagamento, você vai precisar atualizá-lo.

Considerando que a maioria dos financiamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal, a situação é relativamente simples. É possível emitir a segunda via do boleto direto pelo site do banco.

Para emitir a segunda via do boleto do Fies, é necessário que você forneça:

  • CPF ou número do contrato Fies;
  • Data de nascimento;
  • Código verificador.

Após fornecer os dados pedidos, basta clicar em “iniciar operação” e você terá um documento atualizado para pagamento.

Isso é importante por vários motivos, mas principalmente porque a multa diária pode chegar a R$ 50,00.

Saiba mais sobre isso com nosso texto sobre a segunda via do boleto do Fies.

Como fazer o pagamento do boleto do Fies em 2023?

Caso o seu banco seja a Caixa Econômica Federal, após gerar o boleto do Fies, o pagamento pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Agências da Caixa;
  • Lotéricas;
  • Caixas eletrônicos;
  • Pelo site do próprio banco (caso você seja correntista).

Em outras instituições financeiras a situação é semelhante, já que o pagamento deve ser feito presencialmente em agências ou online, para correntistas do próprio banco. Caso seu banco seja privado, as regras podem variar um pouco, principalmente no caso de boletos vencidos.

Se o atraso ocorrer por erro dos Correios, a responsabilidade continua sendo do estudante. 

Cronograma de estudos

Em outras palavras, nada funciona como desculpa para o não pagamento nas datas estipuladas. Por isso, sempre se organize para realizar os pagamentos em dia e nunca deixe para última hora, pois qualquer probleminha pode te gerar uma dor de cabeça!

Mas se isso acontecer, vejamos como pagar o boleto do Fies atrasado:

Como pagar o boleto atrasado do Fies?

O boleto Fies não é muito diferente de várias outras contas com as quais já estamos acostumados. Sendo assim:

  • A segunda via dentro do prazo pode ser paga em qualquer banco, inclusive pelo internet banking;
  • A segunda via fora do prazo deve ser atualizada para incluir as multas sobre o atraso e só pode ser paga no banco responsável pelo financiamento. Ou seja, mesmo que o boleto seja emitido online, você precisará comparecer a uma agência bancária para realizar o pagamento.

Agora você já sabe como proceder!

Apesar de já termos explicado o funcionamento geral dos pagamentos, ainda precisamos retomar um detalhe importante, o cumprimento dos prazos! Entenda:

Importância do pagamento do Fies e consequências para inadimplentes

Durante o período de estudos, as pessoas costumam levar os pagamentos muito a sério, porque sabem que a inadimplência (não pagamento, calote) pode inviabilizar sua formatura.

Depois que o curso for concluído, o pagamento pontual também continua sendo importante. Se você pode perder o direito ao benefício e, neste caso, passar a ter uma dívida regida pelas regras normais (sem o subsídio do governo a dívida é muito maior do que a contratada originalmente).

Além disso, você pode ficar também impossibilitado de se candidatar ao Fies novamente, caso queira fazer outra faculdade, por exemplo.

Portanto, procure manter-se atento aos prazos e pagamentos, para evitar maiores problemas!

Caso seu contrato não seja financiado pela Caixa ou Banco do Brasil, se informe com sua instituição logo no início. É importante conhecer os procedimentos para geração de segunda via e pagamentos em atraso, para saber onde “está se metendo”.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade em 2023, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Acesse o Beduka Bolsas agora e saiba mais!

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Gostou do nosso artigo contando como lidar com o boleto do Fies? Compartilhe com o seu amigo que também pode precisar de ajuda!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.