Como funciona o Prouni?

Esse artigo fará com que você fique por dentro de como funciona o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e como faz para concorrer a uma bolsa integral (100%) ou parcial (50%) que são ofertadas pelo programa.

O programa foi criado em 2004 e √© respons√°vel pelo acesso de mais de 2 milh√Ķes de novos universit√°rios ao ensino superior.

Mais de 250 mil bolsas s√£o ofertadas em institui√ß√Ķes de ensino superior privadas todos os anos. Para se candidatar a uma delas, √© necess√°rio que voc√™ tenha feito a √ļltima edi√ß√£o do Exame Nacional do Ensino M√©dio (ENEM).

Como funciona o Prouni?

O prouni acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. S√£o ofertadas bolsas de 100% e 50%, e cada modalidade com diferentes requisitos.

Para poder concorrer √†s bolsas √© necess√°rio que o candidato tenha participado da √ļltima edi√ß√£o do ENEM, com nota m√©dia de 450 pontos e nota superior a zero na reda√ß√£o.

Para ir bem, estude com provas anteriores. Fa√ßa o simulado Beduka com as quest√Ķes dos √ļltimos 6 anos do Enem. √Č gratuito e voc√™ v√™ seu resultado assim que termina. Tamb√©m √© poss√≠vel personalizar seu simulado. Fa√ßa o teste!

Al√©m da pontua√ß√£o m√≠nima, o candidato precisa atender a pelo menos uma das condi√ß√Ķes abaixo:

  • Ter feito o Ensino M√©dio completo em escola p√ļblica ou privada na condi√ß√£o de bolsista integral pela pr√≥pria escola;
  • Ser pessoa com defici√™ncia;
  • Ser professor da rede p√ļblica ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura. Nesse caso, n√£o h√° requisitos de renda.

A inscrição é feita de forma online através do site oficial do Prouni. Só haverá necessidade de comparecer na instituição escolhida, caso você seja selecionado.

Bolsas oferecidas

para entender como funciona o Prouni, temos que entender como funcionam as bolsas. H√° dois tipos de bolsas que s√£o oferecidas pelo Prouni, cada uma com um requisito diferente:

Bolsa integral

A bolsa integral oferece 100% de benefício, ou seja, não há a geração de qualquer custo para o estudante. Essa bolsa é para candidatos que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa parcial

A bolsa parcial oferece 50% de benefício, ou seja, o estudante tem que arcar com o custo de 50% do valor da mensalidade. Essa bolsa é para candidatos que possuem, no máximo, 3 salários mínimos por pessoa em sua renda familiar.

Mesmo com a bolsa parcial, o estudante tem direito a concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagamento da outra parte da mensalidade.

Como funciona a inscrição?

A inscrição do Prouni é feita, exclusivamente, pela internet no site oficial do programa.

√Č necess√°rio que o estudante tenha em m√£os o n√ļmero de inscri√ß√£o e a senha do ENEM mais recente.

Ap√≥s esse passo, √© necess√°rio preencher os dados exigidos e fazer a escolha de duas op√ß√Ķes de curso. Ap√≥s isso, √© s√≥ acompanhar as notas de corte parciais que s√£o atualizadas uma vez por dia e aguardar o resultado.

√Č importante salientar que a inscri√ß√£o no Prouni √© totalmente gratuita e n√£o h√° qualquer custo de participa√ß√£o.

S√£o oferecidos in√ļmeros cursos em diversas institui√ß√Ķes, sendo a escolha feita a partir do desejo do candidato.

Como funciona a nota de corte?

Para entender como funciona o Prouni, precisamos entender as notas de corte.

A nota de corte √© usada para definir quais candidatos ser√£o aprovados. O c√°lculo √© feito levando em considera√ß√£o o n√ļmero de vagas e o n√ļmero de inscritos.

Assim, o sistema calcula a nota mínima que um candidato precisa para ser selecionado nesta fase, sendo o cálculo feito uma vez por dia.

Por exemplo, no Prouni de 2016, a nota de corte para o curso de medicina em Fortaleza era de 791,66.

Sendo assim, para ser aprovado, o estudante precisou ter nota acima de 791,66. Mas atenção, ter essa nota não é garantia, já que a nota de corte é recalculada constantemente.

Veja a nota de corte do ProUni nas universidades particulares no site beduka.com. Basta pesquisar por curso e cidade, usar o filtro para selecionar as institui√ß√Ķes privadas e a informa√ß√£o aparecer√°.

Bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes s√£o as √ļltimas vagas ofertadas pelo Prouni, ou seja, ela vem ap√≥s as chamadas regulares e a lista de espera.

Para participar do processo seletivo não existem regras, a não ser as que já foram exigidas no processo de inscrição do programa.

Tendo atendido os requisitos, a participação pode ser feita e o candidato poderá concorrer a uma das vagas de bolsas remanescentes do Prouni.

Assim como no processo habitual, o estudante dever√° ter feito a √ļltima edi√ß√£o do ENEM. Al√©m disso, √© exigida a pontua√ß√£o m√≠nima de 450 pontos de m√©dia e n√£o ter tirado zero na reda√ß√£o.

Esses requisitos valem para as bolsas integrais e parciais, que seguem as mesmas indica√ß√Ķes j√° mencionadas aqui neste artigo.

As inscri√ß√Ķes  devem ser realizadas no site oficial do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), no campo espec√≠fico de bolsas remanescentes.

Cotas Prouni

As cotas fazem parte de como funciona o Prouni. Em qualquer processo seletivo, uma parte das vagas s√£o direcionadas para as a√ß√Ķes afirmativas. As cotas s√£o reservadas para pessoas com defici√™ncia, negros, pardos e ind√≠genas.

As costas servem para que o acesso à educação de nível superior seja democratizada, isso é feito de forma que uma porcentagem específica das vagas sejam destinados para grupos que, historicamente, têm menos acesso à educação superior.

Essas a√ß√Ķes visam diminuir a desigualdade, ofertando educa√ß√£o e outros direitos.

Para acessar as vagas destinadas para cotas, o estudante deverá seguir todos os passos normalmente, como já descrito no processo de inscrição.

Por√©m, ao selecionar uma das op√ß√Ķes o candidato ter√° a possibilidade de ocupar as vagas de ampla concorr√™ncia e as vagas destinadas para cotas, selecionando o grupo ao qual se identifica.

Em seguida, o estudante terá acesso e concorrerá às vagas somente com o grupo selecionado.

No site do Beduka você consegue ver também as notas de corte do Prouni segundo o critério das cotas.

Vale lembrar que caso seja aprovado, as institui√ß√Ķes sempre pedem uma lista de documentos para comprovar o que voc√™ preencheu no momento da inscri√ß√£o, por isso, s√≥ coloque informa√ß√Ķes que possam ser comprovadas.

Se voc√™ ainda tem alguma d√ļvida sobre o programa, acesse nosso Guia completo sobre o Prouni.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a rela√ß√£o de todas as faculdades (privadas e p√ļblicas) da regi√£o. Rapidamente √© poss√≠vel ter acesso aos diferenciais de cada uma, localiza√ß√£o, pre√ßos das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas dispon√≠veis, opini√Ķes de alunos, sal√°rio m√©dio das profiss√Ķes e muito mais. As op√ß√Ķes de filtro e ordena√ß√£o permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda v√°rios canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e constru√ß√£o do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e V√≠deos sobre as Profiss√Ķes.

Entendeu como funciona o Prouni? N√£o deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim voc√™ n√£o perde nada! ūüôā

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador