Faculdades

Melhores faculdades de Engenharia de Produção

MELHORES-FACULDADES-DE-ENGENHARIA-DE-PRODUÇÃOMelhores faculdades de Engenharia de Produção
Sala do Saber - melhor cursinho online

O engenheiro de produção se encarrega dos processos produtivos de uma empresa, de forma a torná-los mais eficientes. Quer seguir essa carreira? Confira quais as melhores faculdades de engenharia de produção.

A engenharia de produção é uma área derivada da engenharia mecânica que se encarrega da linha de produção. Tem interesse em seguir essa carreira? Então confira o ranking que preparamos com as melhores faculdades de engenharia de produção do Brasil.

Se você ainda não tem tanta certeza sobre qual curso escolher, o Beduka pode te ajudar. Veja aqui como escolher a profissão certa e como saber qual a sua vocação. Dessa forma, você conseguirá fazer a escolha certa em relação à faculdade.

Se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso de engenharia de produção, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

O que faz um engenheiro de produção?

O que faz um engenheiro de produção

O engenheiro de produção é o profissional responsável pela produção em uma indústria, garantindo a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção.

Toda empresa que possui uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O engenheiro de produção alia conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia.

O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, pode trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.

Quer saber mais sobre essa profissão? Leia nosso artigo completo sobre o assunto.

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia de Produção do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de engenharia de produção do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Engenharia de Produção

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

10. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Veja agora os detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

No curso de Engenharia de Produção da USP, o aprendizado proposto para os alunos tem como pilares fundamentais a capacidade de entender os problemas, de sistematizar os dados, de projetar soluções, de promover um gerenciamento que leve em conta diferentes racionalidades e, que sobretudo, permita ao aluno adquirir uma visão abrangente em que os aspectos humanos, sociais, técnicos e econômicos estejam presentes ao longo da sua atuação profissional.  

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. O curso é oferecido nas cidades de São Paulo, Lorena e São Carlos.

2ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

A faculdade oferece o curso de Engenharia de Produção com três habilitações: em Engenharia de Produção Mecânica, em Engenharia de Produção Elétrica e em Engenharia de Produção Civil.

A principal forma de ingresso é através do próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas ao Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Engenharia de Produção da faculdade, criado em 2001, capacita o profissional para atuar no projeto, na organização, no controle e no aumento da eficiência, qualidade, flexibilidade e capacidade de inovação dos processos. Assim como os profissionais de outras engenharias, o engenheiro de produção projeta, implanta, melhora e mantém os sistemas produtivos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª –  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

Na Unicamp, a formação do engenheiro de produção é alicerçada em uma sólida base de engenharia, visando a capacitá-lo para entender a raiz dos problemas produtivos e identificar as tecnologias necessárias para resolvê-los.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

O curso de engenharia de produção dessa faculdade permite o diplomado a atuar no planejamento, projeto, implantação, avaliação e controle de sistemas de produção, baseando-se em conhecimentos especializados das ciências matemáticas, físicas e sociais, em conjunto com os princípios e métodos de análise e de projeto.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos, há cerca de 240 km de São Paulo. É a única universidade federal sediada no interior do estado de São Paulo. 

O curso de Engenharia de Produção da universidade estão entre os primeiros a serem criados no Brasil e tiveram início em 1976 com duas modalidades: Produção Química e Produção Materiais.

O ingresso é feito pelo Sisu. O curso é oferecido em São Carlos e em Sorocaba.

7ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de engenharia de produção tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de engenharia de produção é oferecido em Bauru e tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

O ingresso na Unesp é feito através do vestibular da própria universidade. O curso é oferecido em Bauru, Itapeva e Guaratinguetá.

9ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

Além das disciplinas básicas de engenharia, o curso inclui disciplinas nas áreas de atuação do engenheiro de produção.O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo

O curso de engenharia de produção da faculdade teve suas atividades iniciadas em 2007 e até hoje formou 282 profissionais. Os egressos do curso têm uma sólida formação científica e profissional, estando preparados para as exigências do mercado de trabalho.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém parte das vagas são destinadas ao Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dessa lista com as melhores faculdades de engenharia de produção, o Beduka possui diversos conteúdos que podem te ajudar a estudar para o ENEM e outros diversos vestibulares. Aprenda um pouco mais sobre a Globalização, descubra o que foi o Renascimento e revise a matéria de Quinhentismo fazendo alguns exercícios.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de engenharia de produção do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.