O que foi o iluminismo? O iluminismo, também conhecido como século das luzes, foi um movimento intelectual e filosófico que ocorreu na Europa durante o século XVIII. O movimento defendia o uso da razão e pregava maior liberdade econômica e política.
Mais que o “Século das Luzes”, o movimento iluminista trouxe uma percepção completamente racional para o mundo do século XVIII, ciência, estudo e muitas teorias. Mas afinal, você sabe o que foi o iluminismo?
Quais as suas principais características? Descubra o significado desse movimento filosófico que deu o que falar.
Temos alguns exercícios sobre o iluminismo, clique aqui e e teste os seus conhecimentos sobre o assunto!
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Aqui no Beduka já apresentamos algumas questões sobre a idade média e as principais características do feudalismo, além da lista dos principais autores do futurismo.
Resumo do iluminismo e sua importância
Também conhecido como ilustração, o Iluminismo foi um influente movimento filosófico, social, cultural e político.
Apesar de sua origem ser remetida ao século XVIII, houve influências de grandes nomes como René Descartes e o estudioso Isaac Newton, um século antes.
O que significa iluminismo?
O termos iluminismo significa esclarecimento, do alemão Aufklarung. Foi por esse motivo que os anos de 1700 são popularmente conhecidos como o “Século das Luzes”,
Ressaltamos que essa atribuição foi arbitrária. Os iluministas se autodenominaram os portadores da razão (das luzes), e eles mesmos consideraram a Idade Média, em toda a sua riqueza intelectual e cultural, um período de trevas, o que hoje os historiadores já reconhecem ser uma inverdade.
Onde surgiu o iluminismo?
Os primeiros sinais desse processo surgiram na Europa, em países como Holanda e França. Mas foi apenas no último que encontrou um terreno mais favorável para o próprio crescimento. Naquela época, a sociedade era completamente desigual, com classes privilegiadas e hierarquias desfavoráveis aos mais pobres.
O movimento iluminista foi a tentativa de solução encontrada pelos franceses para então buscar uma comprovação de suas ações.
Por isso, para saber o que foi o iluminismo, é preciso estar atento a suas diferenças de outros grupos. Por exemplo, um de seus diferenciais é o foco na razão e objetividade, deixando os traços religiosos, fortemente enraizados na população da época, em segundo plano.
Alguns monarcas europeus do período que foram simpatizantes ao que foi o iluminismo: Catarina II da Rússia (1729-96), Frederico II da Prússia (1712-86) e Maria Teresa d’Áustria (1717-80), devido às reformas que visavam o bem-estar de seus vassalos.
Pensadores iluministas, o que os filósofos diziam?
Como o próprio iluminismo dizia: apenas a razão e o método científico poderiam fornecer a “verdade”. Dessa forma, mais de 70.000 textos sobre diversos assuntos e focados no movimento e no que ele representava para a sociedade, foram produzidos entre 1750 e 1770, pelos filósofos iluministas.
Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”, Voltaire
Além disso, foram disponibilizados ao público, incentivando cada vez mais o pensamento livre, todos esses pensamentos formulados e escritos por estudiosos como:
- Denis Diderot (1713-84)
- Voltaire (1694-1778)
- Jean-Jacques Rousseau (1712-78)
- Montesquieu (1689-1755)
- Lista dos filósofos mais cobrados no ENEM
O que foi o iluminismo no Brasil?
O iluminismo no Brasil fomentou as revoltas de luta por independência e emancipação em relação à metrópole.
Poucos se lembram, mas o movimento liberal do iluminismo nos ajudou durante o processo de independência em 1822. Isso porque as ideias do movimento filósofo influenciaram a quebrar do sistema de colônias e reinados.
Tudo começou com os filhos da nobreza que foram estudar fora, na Europa, e chegavam ao país com seus pensamentos revolucionários e que desagradavam, e muito, o governo português.
Alguns movimentos políticos influenciados pelo iluminismo que valem a pena ser citados: a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 e a Revolução Pernambucana de 1817.
A primeira, assim como outra revolução que ocorreu no mesmo ano (a francesa), reivindicava a liberdade de pensamento e religião.
Mas, diferente de sua xará, a Inconfidência não obteve tanto sucesso, assim como a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana, que também falharam.
Após muito esforço, D.Pedro I declarou a Independência do Brasil, às margens do Ipiranga, com fortes influências liberais (alguém aí se lembra da famosa frase “independência ou morte”?). Mas, de maneira geral, não podemos negar a similaridades entre os movimentos e a importância dos iluministas.
Agora que você já pode revisar um pouco o que foi o iluminismo, responda algumas questões sobre o movimento que caíram nos vestibulares.
Aqui no Beduka, sempre criamos conteúdos inéditos e didáticos para te ajudar a se preparar para os grandes desafios acadêmicos. Veja, por exemplo:
- Dicas de como começar uma redação
- Responda questões sobre a 1ª lei de Mendel
- Veja lista de faculdades que aceitam o FIES
O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ajudar a entender o que foi o iluminismo e apresentar várias opções de faculdades, nós também temos dois produtos bem úteis para os estudantes:
Simulador de nota de corte do Sisu – Aqui o estudante tem a possibilidade de avaliar se a sua nota permite ou não ingressar em determinada universidade pública e no curso desejado, de acordo com a nota de corte da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.
Deu para entender o que foi o iluminismo? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!