ProUni

Bolsista de escola particular tem direito ao Prouni? Entenda como funciona

Bolsista de escola particular tem direito ao ProuniBolsista de escola particular tem direito ao Prouni

Você pode ter uma pontuação maravilhosa no Enem e mesmo assim não se enquadrar nos critérios do Prouni. A boa notícia é que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, sim… Mas há ressalvas. Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você conheça o passo a passo para concretizar sua inscrição, além dos demais pré-requisitos.

Neste texto,você vai descobrir se bolsista de escola particular tem direito ao Prouni e todo o passo a passo de como funciona. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Bolsista de escola particular tem direito ao Prouni?
  2. O que é o Prouni e como ele funciona? 
  3. Quais são os tipos de bolsa em faculdade particular que o Prouni oferece?
  4. Veja outros meios de conseguir uma bolsa em faculdade particular

Se você chegou a esse artigo querendo saber se bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Bolsista de escola particular tem direito ao Prouni?

A resposta é sim! Assim como os alunos que fizeram o Ensino Médio na escola pública, aqueles que são bolsistas de escola particular têm direito ao Prouni. No entanto, há alguns poréns dos quais falaremos mais a frente.

Por ser um programa governamental, os critérios que o envolvem são feitos para priorizar alunos que não tem condição de pagar para estudar. E, se você é bolsista, nada mais justo que estar inserido nesse item dos critérios, não é?

Afinal, é preciso ralar muito para conseguir uma bolsa e não precisar desembolsar um dinheiro que você nem deve ter!  

Agora que você já conhece seu direito, é o momento de entender melhor como tudo isso funciona e os outros critérios nos quais deve se encaixar.

Lembrando que para se inscrever no Prouni o primeiro critério é ter feito o Enem!

O que é o Prouni e como ele funciona?

Prouni é um programa do governo, o significado da sigla já nos diz a que ele se refere: Programa Universidade para Todos. Por meio dele, você utiliza a sua pontuação do Enem para conseguir bolsa em universidades particulares.

Porém, não é tão fácil. Para o ingresso há diversos pré-requisitos, e alguns deles até mudaram no último ano. Mas não há motivo para alarde, vamos te explicar tudo direitinho.

Antes de mais nada, frisamos que o bolsista de escola particular tem direito ao Prouni! Para continuarmos, vamos entender melhor a relação do Prouni com o Enem.

Conheça o Prouni (Programa Universidade para Todos)

É difícil falar do Prouni sem comentar a respeito do Enem, porque ele é um dos principais meios de democratizar o acesso à bolsas em faculdades particulares.

Além disso, por mais que bolsista de escola particular tenha direito ao Prouni, o aluno precisa cumprir exatamente os mesmos requisitos que os alunos de escola pública. Por exemplo, se zerar a redação ou tiver uma pontuação inferior a 450 pontos, você não poderá participar.

Esse programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir um bom desconto nas suas mensalidades. 

Pré-requisitos para bolsistas de escola particular terem direito ao Prouni

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo para que o bolsista de escola particular tenha direito ao Prouni. Todos os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No último mês de 2021, nos deparamos com uma notícia boa para aqueles que fizeram todo ou parte do Ensino Médio na rede particular. Agora, devido a uma medida provisória sancionada pelo atual presidente, não serão apenas bolsistas de escola particular que terão direito ao Prouni. 

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações. O manteremos informado.

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes clicando no link abaixo:

Quais são os tipos de bolsa em faculdade particular que o Prouni oferece?

O Prouni oferece bolsas parciais e bolsas brutas, isso depende de alguns fatores. A parcial arca com 50% do valor da mensalidade, e a bruta com 100%!

Se sua renda familiar é de até 3 salários mínimos, seu perfil se enquadra na bolsa de 50% de desconto, ou seja, a parcial. 

Agora, se a sua renda familiar for de até 1,5 salário mínimo, o bolsista de escola particular tem direito ao Prouni com bolsa integral. Você poderá estudar com programa cobrindo totalmente o valor da sua mensalidade. Maravilhoso, né?

É muito importante ficar atento às épocas que abrem as inscrições ou não vai adiantar nada saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni. 

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, anote isso em um cartaz e deixe ao lado da sua cama!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo enem. Basta acessar o link abaixo:

É muito bom saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, e melhor ainda que agora todos tem uma chance. Entendemos que há pessoas que fazem muito sacrifícios para pagar um ensino de qualidade!

Veja outros meios de conseguir uma bolsa em faculdade particular.

Se você fez o Enem, saiba que ele pode te ajudar bastante. E, se você foi bolsista de escola particular, então tem direito ao Prouni, logo, não precisa se preocupar. 

Agora, se não conseguiu se inscrever ou realizar as provas, tudo bem. Sabemos que 2021 foi um ano bastante complicado, inclusive em relação à cobrança da taxa de inscrição. Não é preciso desespero!

Temos uma ótima notícia para você! Há outras oportunidades para ingressar na universidade. 

O Beduka pode ser sua chance perfeita!

Estou falando do Vale Bolsa Beduka! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 75% ou 100% para vários cursos, cidades e modalidades.

Você só precisa realizar sua inscrição, que é gratuita, e fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma base do Enem, então tudo que você estudou durante o ano vai servir agora! 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni te ajudou! Até porque são tantas informações que é sempre bom um auxílio. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre algum assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador