Prouni 2024

Bolsista de escola particular tem direito ao Prouni? Entenda quem tem direito ao Programa Universidade para Todos!

Bolsista de escola particular tem direito ao ProuniBolsista de escola particular tem direito ao Prouni?
Instagram Beduka

Nem todo mundo que fez o Enem tem direito ao Prouni. Por isso, muita gente acha, por exemplo, que todos os alunos de escolas particulares estão excluídos do programa. Mas isso não é verdade.

Temos uma boa notícia: bolsista de escola particular tem direito ao Prouni… Mas ainda é preciso ver se você se encaixa nos outros critérios.

Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você conheça o passo a passo para concretizar sua inscrição, além dos demais pré-requisitos.

Neste texto, você vai descobrir se bolsista de escola particular tem direito ao Prouni e todo o passo a passo de como funciona. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante bolsas de estudo de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Bolsista de escola particular tem direito ao Prouni?

A resposta é sim! Assim como os alunos que fizeram o Ensino Médio na escola pública, aqueles que são bolsistas de escola particular têm direito ao Prouni. No entanto, há alguns poréns dos quais falaremos mais a frente.

Por ser um programa governamental, os critérios que o envolvem são feitos para priorizar alunos que não têm condição de pagar para estudar. E, se você é bolsista, nada mais justo que estar inserido nesse item dos critérios, não é?

Afinal, é preciso ralar muito para conseguir uma bolsa e não precisar desembolsar um dinheiro que você nem deve ter!  

Agora que você já conhece quem tem direito ao Prouni, é o momento de entender melhor como tudo isso funciona e os outros critérios nos quais deve se encaixar.

Lembrando que para se inscrever no Prouni o primeiro critério é ter feito o Enem!

O que é o Prouni e como ele funciona?

Prouni é um programa do governo, o significado da sigla já nos diz a que ele se refere: Programa Universidade para Todos. Por meio dele, você utiliza a sua pontuação do Enem para conseguir bolsa em universidades particulares.

Porém, não é tão fácil. Para o ingresso há diversos pré-requisitos, e alguns deles até mudaram recentemente. Mas não há motivo para alarde, vamos te explicar tudo direitinho.

Antes de mais nada, frisamos que o bolsista de escola particular tem direito ao Prouni! Para continuarmos, vamos entender melhor a relação do Prouni com o Enem.

Conheça o Prouni (Programa Universidade para Todos)

É difícil falar do Prouni sem comentar a respeito do Enem, porque ele é um dos principais meios de democratizar o acesso às bolsas em faculdades particulares.

Além disso, por mais que bolsista de escola particular tenha direito ao Prouni, o aluno precisa cumprir exatamente os mesmos requisitos que os alunos de escola pública. Por exemplo, se zerar a redação ou tiver uma pontuação inferior a 450 pontos, você não poderá participar.

Esse programa abre inscrições duas vezes por ano, com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir um bom desconto nas suas mensalidades. 

Pré-requisitos para bolsistas de escola particular terem direito ao Prouni

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo para que o bolsista de escola particular tenha direito ao Prouni. Todos os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

Cronograma de estudos
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No ano de 2021, nos deparamos com uma notícia boa para aqueles que fizeram todo ou parte do Ensino Médio na rede particular. Agora, devido à Lei 14.350/2022 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, não serão apenas bolsistas de escola particular que terão direito ao Prouni. 

Quais são os tipos de bolsa em faculdade particular que o Prouni oferece?

O Prouni oferece bolsas parciais e bolsas integrais, isso depende de alguns fatores. A parcial arca com 50% do valor da mensalidade, e a integral com 100%!

Se sua renda familiar é de até 3 salários mínimos, seu perfil se enquadra na bolsa de 50% de desconto, ou seja, a parcial. 

Agora, se a sua renda familiar for de até 1,5 salário mínimo, o bolsista de escola particular tem direito ao Prouni com bolsa integral. Você poderá estudar com programa cobrindo totalmente o valor da sua mensalidade. Maravilhoso, né?

É muito importante ficar atento às épocas que abrem as inscrições ou não vai adiantar nada saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni. 

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, anote isso em um cartaz e deixe ao lado da sua cama!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo enem. Basta acessar o link abaixo:

Qual a média de nota do Enem para conseguir bolsa?

Cronograma do Prouni 2024

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

É muito bom saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni, e melhor ainda que agora todos tem uma chance. Entendemos que há pessoas que fazem muito sacrifícios para pagar um ensino de qualidade!

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Se você fez o Enem, saiba que ele pode te ajudar bastante. E, se você foi bolsista de escola particular, então tem direito ao Prouni, logo, não precisa se preocupar. 

Mas se não conseguiu se inscrever ou realizar as provas, tudo bem. Sabemos que fazer o Enem pode ser bastante complicado, inclusive em relação à cobrança da taxa de inscrição. Não é preciso desespero!

Temos uma ótima notícia para você! Há outras oportunidades para ingressar na universidade. 

O Beduka pode ser sua chance perfeita!

Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Tenho certeza que saber que bolsista de escola particular tem direito ao Prouni te ajudou! Até porque são tantas informações que é sempre bom um auxílio. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até o final nosso artigo sobre quem tem direito ao Prouni.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.