Vestibulares

Como é uma prova de vestibular? Veja o guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como-é-uma-prova-de-vestibular-e-quais-os-alunos-que-as-realizamComo é uma prova de vestibular? Quais os alunos as realizam? Como se preparar? Vem conferir!
Cronograma do que estudar

Desvendamos o padrão que as provas de vestibular seguem e temos as dicas que você precisa para ir bem – nas públicas e nas privadas. Aqui você saberá detalhes de como é uma prova de vestibular. É preciso saber o que nos espera em provas avaliativas tão determinantes na vida, afinal, estuda-se muito para realizá-las.

Neste artigo sobre como é uma prova de vestibular, você encontrará:

  1. Introdução ao vestibular: o que é, para quê serve e quem pode fazer?
  2. Como é uma prova de vestibular? Públicas e Privadas
  3. Principais vestibulares: quais são e como se preparar?

Introdução ao vestibular

A vida estudantil de uma pessoa é permeada por diversas etapas a serem transpostas, pois o estudo é algo ilimitado! 

Ainda que tenhamos de estudar “um pouco de tudo” quando estamos no Ensino Básico (Do Maternal ao Ensino Médio), chega um momento em que o aprofundamento se torna intenso e é bom escolher uma área para se focar. 

Teoricamente, ao passar por todo esse trajeto, o estudante já é capaz de se identificar com alguma área específica e é hora de dar o próximo passo: o Ensino Superior. 

Mas calma, se você ainda não sabe qual caminho seguir, faça o Raio-x do Beduka! Ele é muito mais que um teste vocacional, é uma ferramenta de autoconhecimento e descoberta das profissões!

O que é o vestibular?

Assim como as crianças ou adultos fazem provas para ingressar em uma instituição de educação, o Ensino Superior exige a mesma coisa.

Dá-se o nome de vestibular a toda prova que se realiza para ingressar em um curso superior, ou seja, para realizar uma graduação.

Para quê fazer a prova e ter um curso superior?

A humanidade sempre se organizou de diversas formas sociais, mas todas elas, em algum ponto, foram desenvolvidas por meio do trabalho.

Embora existam outras formas de conseguir um trabalho, o curso superior é visto como o primeiro passo a ser dado e também o mais comum.

É o primeiro passo, pois muitas pessoas já possuem graduação, logo, é necessário sempre continuar estudando e buscando as pós-graduações para ter um diferencial.

Outras pessoas também fazem curso superior a fim de se aprofundar em determinado assunto por que gostam, não necessariamente por emprego.

Fato é, que com a graduação e as pós-graduações, as oportunidades de emprego e remuneração se tornam maiores.

Quem pode fazer a prova de vestibular?

Para realizar um vestibular válido, ou seja, que permita se matricular em uma instituição de Ensino Superior, basta ter o Ensino Médio completo e a documentação em dia. 

Porém, para todos aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, há a possibilidade de realizar vestibulares para já ir adquirindo experiência. Neste caso, na hora de realizar a inscrição haverá o campo de marcar “treineiro”, ou seja, aquele que está apenas treinando. 

Como é uma prova de vestibular?

As provas dos vestibulares são variáveis, ou seja, dependem de cada instituição. Existem vários cursos, várias instituições de ensino, algumas públicas e outras particulares, logo, cada uma delas adota uma estratégia. 

Apesar das diferenças, todos os vestibulares são compostos por provas com questões de matérias vistas durante o Ensino Médio (Ciências Humanas, Exatas e da Natureza) mais alguma produção de texto . Outras, dependendo do curso, podem pedir etapas próprias de avaliação de habilidades, como a Faculdade de Música.

Mas não se engane! Cada Universidade cobra um grau diferente de dificuldade, podem haver vestibulares anuais ou semestrais, podem ser realizados em 1 ou mais dias, podem apresentar números e tipos de questões diferentes etc.

Cronograma de estudos

Por serem independentes, o aluno pode se inscrever em mais de um ao mesmo tempo, e é necessário ter grande controle emocional e resistência para encarar as maratonas de estudo e de realização das provas!

Como é uma prova de vestibular da Universidade Pública?

Desde o ano de 2010, o Brasil adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, há uma forma unificada de ingressar em quases todas as Universidades Públicas do país.

Antigamente, se um aluno queria prestar mais de um vestibular, deveria pagar todas as taxas de inscrição de cada um deles e realizar cada uma das provas nos locais das Universidades.

Para poupar esse trabalho todo, o governo instituiu o Sisu, que é o programa que faz a ligação entre o aluno e as Universidade Públicas. A prova que deve ser realizada para participar desse sistema, ou seja, o vestibular deste processo seletivo, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova do Enem é composta por: 180 questões objetivas (fechadas) sendo 45 da área de Exatas, 45 para área de Ciências da Natureza, 45 para Linguagens e 45 para Ciências Humanas. Ele é realizado em 2 dias de provas e só acontece uma vez ao ano. Possui duração de 5 horas por dia, além da Dissertação Argumentativa que o aluno deve fazer.

Para saber os detalhes da prova do Enem, acesse o artigo que preparamos com todas as informações: matérias que mais caem, como se preparar, como é a redação, inscrição e muito mais!

Há poucas Universidade Públicas que não adotaram o Enem como forma de vestibular, e estas são as mais concorridas do país, logo, possuem vestibular próprio: Fuvest, Unicamp, Funesp e ITA.

Trataremos delas mais a frente.

Como é uma prova de vestibular da Universidade Particular?

As Universidade Particulares não participam do Sisu, logo, todas elas possuem seu próprio vestibular.  Apesar disso, as notas obtidas no Enem podem ser usadas em programas de auxílio financeiro. O que isso significa?

São 2 os principais programas de parceria do governo com as Universidades Particulares:

  • Fies: Neste programa, o governo financia o curso do aluno em uma Universidade Particular enquanto ele estuda e, após o término da graduação, parcela o empréstimo feito para que o recém graduado possa pagar à medida que trabalha. Confira os detalhes aqui.
  • ProUni: Neste programa, o governo concede banca completamente o aluno em uma Universidade Particular, ou seja, funciona como uma Bolsa de Estudos que pode quitar o curso parcialmente ou completamente. Confira os detalhes aqui.

Principais vestibulares do país e como se preparar

Além do Enem, como foi dito, as melhores Universidades Públicas do país possuem vestibulares próprios. Estes vestibulares são tão específicos, que fizemos artigos trazendo todas as informações de cada um deles, separadamente.

Confira:

Independente de qual prova de vestibular você queira prestar, é necessário ter em mente que todas elas exigem MUITO estudo. É necessário ter clareza e as principais ideias de cada matéria do Ensino Médio bem fixadas. 

Além disso, como você verá nos artigos acima, cada prova tem um estilo diferente, logo, você deve buscar fazer as edições anteriores para ir se acostumando e identificando onde precisa melhorar.

Independe de qual escolha, comece treinando pelo que é comum a todas, ou seja, as matérias que caem no Enem. Para te ajudar, fizemos um Simulado online e gratuito que pode ser personalizado com as matérias que você desejar. 

No nosso site, temos outros artigos para te ajudar a compreender esse universo e muitas atividades, resumos e explicações para tirar suas dúvidas!

Gostou do nosso artigo sobre como é uma prova de vestibular? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.