Enem

Saiba como entrar na UFF pelo Enem! Entenda tudo que precisa saber

Saiba como entrar na UFF pelo EnemSaiba como entrar na UFF pelo Enem
Cronograma do que estudar

Pretende ingressar em um curso na Universidade Federal Fluminense mas não sabe como é o processo seletivo? A UFF oferece suas vagas através do SiSU. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter participado do último Enem. Neste artigo contamos todos os detalhes sobre como entrar na UFF pelo Enem!

Se você está neste artigo, é porque quer saber como entrar na UFF pelo Enem, certo? Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao assunto:

  1. Como entrar na UFF pelo Enem?
  2. Como funciona o SISU?
  3. O que é a UFF?
  4. Quais cursos tem na UFF?
  5. Conheça a infraestrutura da UFF
  6. Assistência Estudantil na UFF
  7. Como entrar na faculdade sem o Enem?

Você já escolheu qual curso quer fazer quando entrar na UFF? O Raio X do Beduka pode te ajudar com isso. Faça o melhor teste vocacional do Brasil agora!

Como entrar na UFF pelo Enem?

Para cursar uma graduação na UFF, o candidato precisa ter realizado o Enem no ano anterior e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC.

Por meio desse sistema, a Universidade Federal Fluminense oferece as vagas para os candidatos participantes do Enem. Os candidatos com a melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

A UFF participa das duas edições anuais do SiSU, que acontecem no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre.

Todo ano a universidade oferece mais de 9 mil vagas através do SiSU em todos os campi da instituição.

Esses artigos do blog também podem te ajudar a entender melhor o assunto:

Como funciona o SiSU?

Agora você sabe como entrar na UFF pelo Enem, se inscrevendo pelo site oficial do SiSU. Entenda a seguir como o sistema funciona.

Os requisitos para a inscrição no SiSU são: ter participado da última edição do Enem, obter nota maior que zero na redação e não ter participado do exame na condição de treineiro.

No SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de curso, podendo alterar suas opções durante o período de inscrição.

As vagas no SiSU são distribuídas de acordo com a lei de cotas, ações afirmativas e ampla concorrência. Além disso, algumas também contam com o peso na nota do candidato. Vamos ver os critérios para alguns cursos a seguir:

  • Pesos diferentes. Ex: Um curso de Medicina pode dar mais peso a nota de Ciências da Natureza;
  • Média mínima e nota mínima. Ex: Um curso de Direito pode exigir uma média mínima igual ou superior a 600 pontos e nota mínima em Ciências Humanas igual ou maior que 500 pontos.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. 

Agora que você sabe como entrar na UFF pelo Enem, vamos conhecer um pouco mais sobre universidade, sua estrutura e benefícios oferecidos aos estudantes! 

O que é a UFF? 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição pública de ensino superior, com sede na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro

A UFF existe desde a década de 1960 e é considerada uma das melhores instituições de ensino do Brasil, estando em 17° no ranking da Center for World University Rankings!

Além da sede em Niterói, a universidade conta com outros 08 campi no estado do Rio de Janeiro e 01 no Pará. Veja a lista de municípios a seguir:

Cronograma de estudos
  • Angra dos Reis;
  • Campos dos Goytacazes;
  • Macaé;
  • Niterói;
  • Nova Friburgo;
  • Oriximiná (PA);
  • Petrópolis;
  • Rio das Ostras;
  • Santo Antônio de Pádua;
  • Volta Redonda.

Quais cursos tem na UFF?

A instituição oferece uma ampla variedade de cursos, tanto na modalidade de licenciatura (formação de professores), quanto na de bacharelado (formação em diversas áreas do conhecimento). 

Atualmente, a UFF oferece mais de 125 cursos de graduação!

Todos eles ministrados por excelentes professores, que possuem currículo de peso e vasta experiência na área em que atuam. Agora que você sabe como entrar na UFF pelo Enem, saber desses benefícios pode ser muito útil para você.

Os cursos de graduação na UFF que mais oferecem vagas são:

  • Direito;
  • Administração;
  • Filosofia;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia do Petróleo;
  • Enfermagem;
  • Políticas Públicas;
  • Odontologia;
  • Jornalismo;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Química;
  • Psicologia;
  • Relações Internacionais.

Sabendo como entrar na UFF pelo Enem, é importante saber para onde você está indo e o que vai encontrar. Vamos te apresentar um pouco da infraestrutura da sua futura faculdade.

Conheça a infraestrutura da UFF

A UFF possui uma ampla e completa infraestrutura, composta por espaços com a função de impactar de maneira significativa o aprendizado dos universitários. 

São inúmeros laboratórios, bibliotecas, auditórios e anfiteatros, que atendem os estudantes e a comunidade acadêmica com excelência.

Além disso, a universidade também apresenta um Hospital Universitário, um Hospital Veterinário e uma Farmácia Universitária, todos esses locais contribuem não apenas para o aprendizado prático dos alunos, mas também para a melhoria da comunidade em geral.

Assistência Estudantil na UFF

O estudante que ingressa na UFF pode contar com uma das 1.700 bolsas de assistência estudantil que a instituição oferece todos os anos, com o objetivo de incentivar a permanência do aluno na universidade.

Outras formas da universidade dar suporte a estudantes de baixa renda, são o acesso ao Restaurante Universitário com custo mínimo, assistência à saúde, bolsa atleta, bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e bolsa de Acolhimento Estudantil. Viu como é útil saber como entrar na UFF pelo Enem?

Como entrar na faculdade sem o Enem?

Quer fazer faculdade mas não fez o Enem ano passado e não quer lidar com toda a burocracia dos programas do governo? Não se desespere! O Beduka está aqui para te ajudar! Já conhece o Beduka Bolsas?

O Beduka Bolsas é uma plataforma que oferece bolsas de estudo nas melhores faculdades! Por lá, temos bolsas com até 65% de desconto nas mensalidades. É só escolher uma bolsa e comprar! 

Esperamos que esse artigo sobre como entrar na UFF pelo Enem tenha te ajudado. Também não deixe de visitar nosso Instagram, nele postamos conteúdo todos os dias e você pode sugerir conteúdos novos! 

Muito obrigado por ter lido até o final!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.