Os cursos de medicina nas faculdades particulares tendem a ser bastante caros. Isso leva muitos estudantes a buscar financiamentos para custear seus estudos, entre eles o Fies. Mas será que isso é bom? Veja se vale a pena Fies para Medicina e como quitar sua dívida de modo rápido e fácil.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é o Fies?
- Como é o curso de Medicina?
- Posso usar o Fies para cursar Medicina?
- Posso trabalhar na rede pública de saúde para pagar o Fies?
- Vale a pena Fies para Medicina?
- Prepare-se para o Enem com o Beduka!
Quer fazer um curso de ensino superior, mas não sabe qual é o melhor para você? Faça o Raio-X Beduka e veja qual carreira é a sua! Corre, é de graça!
O que é o Fies?
O Fies é um dos meios mais buscados por estudantes brasileiros para ingressar no ensino superior.
A sigla significa Fundo de Financiamento Estudantil. Ele é um programa criado pelo Governo Federal para custear os estudos de pessoas com baixa renda e facilitar o acesso à faculdade.
Ele tem sido muito procurado porque, diferente de outros financiamentos, seus juros são baixos e o estudante só começa a pagar no fim da graduação.
Como é o curso de Medicina?
Conquistar uma vaga nos cursos de Medicina é, em geral, a coisa mais concorrida na maioria dos vestibulares do país, inclusive o Sisu.
Isso acontece graças às vantagens que uma carreira como médico oferece no Brasil, como altos salários.
No curso de Medicina os estudantes aprendem sobre as doenças e os modos de tratá-las. O aprendizado é tanto teórico quanto prático.
As áreas de atuação na Medicina são muito vastas e os médicos passam por um processo de especialização, conhecido como residência.
Devido ao tipo de formação, a mensalidade do curso de Medicina tende a ser muito alta. Algumas beiram R$ 10.000,00.
Por isso, alguns estudantes precisam financiar os estudos. Como eles não têm condições para pagar, acabam solicitando empréstimos a instituições financeiras.
Posso usar o Fies para cursar Medicina?
Pode, sim! A maior parte das vagas no Fies é da área de saúde, cerca de 60%. E metade delas é para cursos de Medicina.
Podem solicitar o financiamento todos os que tiverem renda familiar inferior a cinco salários mínimos e participado do Enem, com pontuação acima de 450 e sem zerar a redação.
Como as vagas são limitadas, é preciso ir muito bem para não ficar atrás da concorrência. As notas de corte ficam em média entre 700 e 820.
Bom, você já sabe que pode usar o programa. Só que é preciso ainda dar atenção a alguns pontos dele para saber se vale a pena Fies para Medicina ou não.
Vale a pena Fies para Medicina?
Para sabermos se vale a pena Fies para Medicina, precisamos ver os critérios do programa.
O Fies tem um teto de aproximadamente R$ 7000 por mensalidade. Ou seja, se o curso escolhido tiver mensalidade acima desse valor, o estudante terá de arcar com o restante.
Então veja os valores do curso escolhido. Se ele ultrapassar o limite do Fies, ponha na ponta do lápis se há condições de você pagar o restante do valor.
Para facilitar sua situação, é possível participar do Prouni com bolsa parcial e do Fies ao mesmo tempo. Conheça os critérios do Prouni e veja como ganhar um desconto de 50% na mensalidade do seu curso.
Apesar do valor alto das mensalidades, o curso de medicina traz retorno financeiro rápido e com padrão alto. Assim, você poderá quitar a dívida contraída com o governo logo, logo.
Portanto, vale a pena Fies para Medicina, sim!. Inclusive, você pode usar seus serviços para quitar as parcelas. Vamos ver como.
Posso trabalhar na rede pública de saúde para pagar o Fies?
Sim, isso é possível. Os médicos recém formados podem quitar as parcelas do Fies por meio de serviços na rede pública.
Para isso, é preciso cumprir os seguintes critérios:
- ser integrante de uma equipe de Saúde da Família cadastrada e trabalhar em um dos 2.219 municípios que são tidos como prioridades pelo Ministério da Saúde;
- solicitar o abatimento da dívida após um ano ininterrupto integrando a equipe.
Mas preste atenção, o benefício só vale pelo tempo trabalhado com as regras ditas acima. Se o profissional sair do PSF cadastrado ele perderá o direito a quitar sua dívida com o governo. Caso o valor referente à dívida não seja o total dela, ele terá ainda de pagar o restante.
Prepare-se para o Enem com o Beduka!
Esperamos que tenha ficado bem claro se vale a pena Fies para Medicina. Se você pretende participar do programa, sabe que precisa ir bem no Enem, né?
E quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.
Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.
É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!
Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?
Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.
As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais.
Obrigado por ter lido até aqui.