ProUni

Não foi convocado na primeira chamada? Descubra como funcionam as vagas remanescentes do Prouni

Não foi convocado na primeira chamada Descubra como funcionam as vagas remanescentes do ProuniNão foi convocado na primeira chamada Descubra como funcionam as vagas remanescentes do Prouni
Domine Sisu Prouni e Fies

Todo mundo quer uma bolsa de estudos, e a ansiedade pré-divulgação da lista de selecionados em qualquer programa deixa os estudantes a mil! Com o Prouni não seria diferente, ele é um programa do Governo que dá bolsas de até 100%.

Tudo vai depender de alguns critérios relacionados principalmente a renda familiar (vamos te contar todos eles). Além disso, surgem muitas outras dúvidas em relação ao programa.

Sabendo disso, preparamos esse artigo para te contar como funcionam as vagas remanescentes do Prouni 2023 e te dizer que há sim uma segunda chance! No final do artigo, temos uma surpresa para você.

Neste texto, para você que quer descobrir como funcionam as vagas remanescentes do Prouni, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é Prouni?
  2. Quais são os pré-requisitos para ganhar uma bolsa do Prouni?
  3. Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni?
  4. Estude em faculdades privadas com desconto

Se você chegou a esse artigo querendo saber como funcionam as vagas remanescentes do Prouni, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e acabe com suas dúvida!

O que é Prouni?

É um programa governamental desenvolvido para conceder bolsas de estudo a estudantes que não possuem condições de pagar um curso universitário. Porém, para se inscrever é necessário se enquadrar em uma série de pré-requisitos.

O primeiro passo é ter feito o Enem, pois a pontuação que o candidato obteve nesse exame é obrigatória na hora da inscrição. 

Os demais requisitos você pode verificar no decorrer deste artigo, elaboramos um tópico exclusivo sobre eles. Afinal, não adianta participar sem cumprir os critérios.

O Prouni abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, incluindo Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Por meio dele você pode conseguir dois tipos de bolsas, a parcial e a bruta. A primeira equivale a um desconto de 50% no valor das suas mensalidades e a segunda arca com 100% do valor do seu curso.

Quando começam as inscrições do Prouni 2023?

O Inep já divulgou algumas datas relacionadas aos programas do Ministério da Educação que garantem acesso de milhares de estudantes brasileiros a universidade. Confira abaixo as datas referentes ao Prouni 2023:

  • Período de inscrição: 28 de fevereiro a 03 de março de 2023
  • Resultado referente a primeira chamada: 07 de março de 2023
  • Resultado referente a segunda chamada: 21 de março de 2023

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre o assunto. É só acessar:

Você deve estar se perguntando ” Mas como funcionam as vagas remanescentes do Prouni?”, vamos por etapas! O próximo tópico vai esclarecer muitas coisas para você.

Quais são os critérios do Prouni?

Antes de saber como funcionam as vagas remanescentes do Prouni , é preciso ter certeza que seu perfil se enquadra nos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Educação. Veja quais são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média no último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Além dos critérios listados acima, ainda há outros  que você deve saber antes de entender como funcionam as vagas remanescentes do Prouni. Nesse caso, basta que os candidatos se encaixem em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No finalzinho de 2021, nos deparamos com uma mudança bastante significativa  para aqueles que fizeram todo ou parte do ensino médio na rede particular.  

Por meio de uma medida provisória sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro, foi determinado que os estudantes que concluíram o ensino médio em escola particular, sem bolsa de estudo, também terão o benefício de se inscrever no Prouni. 

A medida entrou em vigor no dia 16 de julho de 2022. Antes disso, apenas aqueles alunos que cursaram o ensino médio na rede particular de ensino, mas com bolsa, tinham esse direito.

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações. O manteremos informado.

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes clicando no link abaixo:

Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni 2023?

As vagas remanescentes nada mais são que o nome dado a uma segunda lista de selecionados pelo Prouni. É bastante semelhante às demais listas de espera que costumamos ver em outros vestibulares.

Funciona assim: depois desse processo inicial, aqueles que não foram convocados ganham outra oportunidade sem que seja necessário uma nova inscrição.

Aprenda a usar a nota do Enem

Como conseguir uma vaga remanescente do Prouni 2023?

Você já sabe como funcionam as vagas remanescentes do Prouni, mas e como fazer para conseguir uma? Bom, a verdade é que não há o que ser feito. Nesse momento, é ficar tranquilo e aguardar.

Como já dissemos, não existe uma nova inscrição e nem critérios diferentes em relação a essas vagas. Na verdade, são apenas vagas que sobraram. Logo, o processo é justamente para aqueles candidatos que já estavam cadastrados mas não foram selecionados.

Isso acontece porque independente da quantidade de inscritos, nem todas as vagas ofertadas são preenchidas. Os problemas são os mais variados, como desistências e documentações incompletas. Por isso, elas são disponibilizadas novamente. 

O importante é você ficar atento ao site do Prouni, pois o resultado relacionado às vagas remanescentes é divulgado nele. E, na hora que isso acontecer, será o momento de correr e se atentar aos prazos de confirmação de informações e fornecimento dos documentos solicitados! Eles durarão apenas 3 dias úteis.

Antigamente essas vagas eram disponibilizadas de acordo com a ordem de inscrição, porém esse modo de seleção foi alterado. Agora, a convocação é feita selecionando aqueles com maior pontuação no Enem. Então, é bom estudar bastante e se preparar.

Afinal, se você perder os prazos ou tirar uma nota baixa no Enem, não terá adiantado muito descobrir como funcionam as vagas remanescentes do Prouni.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Se você não quiser se preocupar com como funcionam as vagas remanescentes do Prouni e nem todos os documentos exigidos por ela, saiba que o Beduka tem a oportunidade perfeita para você! Melhor ainda, não é preciso ter realizado o Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre como funcionam as vagas remanescentes do Prouni, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Faça sua nota trabalhar

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador