Enem

Como se dar bem na redação do Enem? 5 dicas para tirar nota 1000

Como se dar bem na redação do EnemComo se dar bem na redação do Enem
Cronograma do que estudar

A redação equivale a 1000 pontos, é muita coisa! Valor suficiente para te deixar bem na frente dos concorrentes. Porém, se for mal, pode ser eliminado ou ficar abaixo da média geral. Por isso, separamos 5 dicas infalíveis de como se dar bem na redação do Enem.

Neste texto, você descobrirá como se dar bem na redação do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é a redação do Enem?
  2. Como se dar bem na redação do Enem: conheça as 5 competências
  3. Como se dar bem na redação do Enem: domine a parte estrutural dissertativa
  4. Como se dar bem na redação do Enem: treine diariamente
  5. Como se dar bem na redação do Enem: adquira um conhecimento holístico
  6. Como se dar bem na redação do Enem: revise seus próprios textos
  7. Entre na faculdade com o Beduka!

Temos uma ótima novidade para você! Acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais na preparação para o Enem! 

O que é e qual a importância da redação do Enem?

A redação do Enem é parte do exame que analisa a capacidade de o estudante argumentar sobre determinado assunto. Ela sozinha é responsável por 20% da sua nota.

Você pode até contar com a sorte e chutar algumas questões de física, matemática ou literatura, mas essa opção não existe na hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na caneta e dissertar. 

O bom é que existem várias maneiras de melhorar a escrita de forma mais rápida, organizada e prática. Só não se iluda, não existe dica mágica quando se trata de produção textual! Existem métodos eficientes e é justamente eles que vamos te ensinar. 

Agora, se você quiser promessas irreais, posso garantir que a internet está cheia delas. Mas não vale a pena, viu? Nós do Beduka queremos que você consiga uma boa nota e é por isso que vamos te ensinar o verdadeiro caminho! 

Antes, é muito importante que você saiba como funciona a redação do Enem. Para isso, basicamente o que você deve conhecer é a tipologia textual exigida pelo exame: a dissertativa argumentativa.

O que é um texto dissertativo argumentativo?

É uma organização escrita de ideias a respeito de determinado assunto. Se você parar para pensar, vai perceber que pratica a escrita dissertativa-argumentativa todos os dias, só que de forma desorganizada.

Pense na última semana. Agora, me diga. Quantas vezes discutiu com um colega sobre determinado assunto? Pois é. Tanto para concordar quanto para discordar é preciso argumentar!

Na internet fazemos isso o tempo todo. É tão viciante que tem gente que passa horas olhando, rindo ou brigando por meio dos comentários de diversas redes sociais. Às vezes, eles são até mais interessantes do que a própria publicação.

Essa conversa foi só para te mostrar que a redação do Enem não é um bicho de sete cabeças e que de certa forma já estamos habituados a ela. As ideias você já tem, mas como estruturá-las? Vou te contar isso no príoximo tópico!

Leia até o final para saber tudo sobre como se dar bem na redação do Enem.

1 – Como se dar bem na redação do Enem: conheça as 5 competências

O Enem possui 5 competências relacionadas a redação. Basicamente, elas se referem ao padrão exigido em um texto dissertativo-argumentativo.

Cada uma vale 200 pontos, que somadas equivalem à pontuação total: 1000. Veja abaixo quais são:

Competência 1: apresentar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto, sendo importante demonstrar um conhecimento sociocultural amplo e domínio do texto dissertativo-argumentativo;

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5:  inserir na conclusão uma proposta de intervenção, ou seja, um possível método para a solução do problema abordado, é importante ter em mente que é primordial respeitar os direitos humanos.

Esses dados podem ser conferidos no portal do Mec. Lá você também terá informações mais detalhadas a respeito dessas competências. Elas são fundamentais no processo de  como se dar bem na redação do Enem. 

Para conhecer de forma mais detalhada essas 5 competências, basta acessar o artigo abaixo:

2 – Como se dar bem na redação do Enem: Domine a estrutura dissertativa

A tipologia textual dissertativa é bem rígida no que diz respeito à norma culta. Logo, ao contrário do que acontece na internet , somente as ideias não bastam.

É preciso que elas sejam organizadas em parágrafos que se interliguem de forma coesa e coerente. 

Para isso, você deve entender e argumentar sobre o tema proposto sem mudar a direção. Ou seja, mantendo o foco na proposta da redação

Na hora de concluir, lembre-se de apresentar uma proposta de intervenção (uma solução). Afinal, a seriedade exige que seus argumentos possuam um objetivo e cheguem a algum lugar.

Para saber todos os detalhes de como produzir esse tipo de texto, produzimos um artigo que fala exclusivamente sobre isso. Ele te ensina todos os passos para arrasar no dia da prova: 

3 – Como se dar bem na redação do Enem: treine diariamente

Nunca nos tornamos realmente bons nas coisas que fazemos de tempos em tempos. Ficamos bons naquilo que inserimos no nosso cotidiano. 

Pense na sua banda favorita! Acha que eles simplesmente chegam no dia do show ou de gravar a música, soltam as vozes e tocam maravilhosamente os instrumentos musicais? Claro que não.

Por trás de uma turnê, gravação de um clipe ou até mesmo a produção de um demo há meses de preparação. Primeiro vem a composição das letras, depois a das melodias, depois treinos e mais treinos, ajustes, contato com gravadoras e por aí vai.

É muito trabalhoso, mas se o processo for seguido direitinho você vai vivenciar um show maravilhoso e dar nota 1000 para seu artista favorito. A mesma coisa acontece com a produção textual.

Cronograma de estudos

Você não vai conseguir fazer uma boa redação começando a treinar uma semana antes do Enem. Se alguém te disser isso, está mentindo.

Agora, se você inserir isso no seu dia a dia, o avaliador não vai virar seu fã, mas com certeza vai te dar uma excelente nota. Não precisa ser muito tempo, pode ser meia ou uma hora.

O importante é manter o hábito. Assim, você também vai começar a identificar seus erros, pesquisar e acostumar sua mente a assuntos gramaticais que só parecem complicados porque tentamos decorar.

Como o uso da pontuação, a concordância nominal e verbal, os conectivos, etc. 

4 – Como se dar bem na redação do Enem: adquira um conhecimento holístico

O conhecimento holístico é um entendimento geral sobre tudo que há ao seu redor. De forma simples, é conhecer de tudo um pouquinho ou o suficiente para ter uma visão crítica sobre qualquer tema apresentado.

É entender as partes por meio do todo. Isso não é conquistado do dia para a noite. Precisa ser transformado em um hábito, uma forma de enxergar e agir diante do mundo, da ciência e dos acontecimentos. 

Sabe aquelas pessoas que na roda de amigos conseguem conversar bem sobre qualquer assunto?

Não é um dom, é prática. Exatamente o que chamamos de conhecimento holístico. Ele também está diretamente ligado à cautela, ou seja, o cuidado com o que se fala e o que se escreve.

Quem possui esse tipo de conhecimento não sai falando tudo que vem à mente, pelo contrário, a pessoa desenvolve um mecanismo de filtragem das ideias, dos pensamentos. 

Parece difícil, mas não é. Agora vem a melhor parte: descobrir como adquiri-lo.

A forma mais eficiente de conseguir isso é lendo, lendo muito e lendo de tudo. Mas não é ler enquanto se distrai nos seus pensamentos, é ler pensando sobre aquilo que se lê. Desconfiando daquilo que se lê. Transformando o processo de leitura em uma ciência.

Porque a ciência precisa de dados, fatos, análises, comprovações, interpretações e entendimentos. Por exemplo, se você ler desconfiando, vai ser mais difícil cair em fake news e escrever besteira na redação do Enem.

É um processo no qual um passo puxa o outro. E os primeiros devem ser a informação e a observação.

Assim, se você pegar um tema que não treinou, vai conseguir produzir um bom texto do mesmo jeito. Mas treinar os temas de redação também te ajuda bastante, pois envolve escrita, assuntos variados e leitura.

Temos artigos exclusivos com muitos temas para você treinar, conhecer cada vez mais sobre o mundo e ir descobrindo como se dar bem na redação do Enem:

5 – Como se dar bem na redação do Enem: reveja seus próprios textos

Depois de colocar em prática as primeiras 4 maneiras que te contamos sobre como se dar bem na redação do Enem, essa última você vai tirar de letra. Texto pronto, é hora de pedir para o professor corrigir? Não!

Antes, é bom que você pense um pouco sobre aquilo que escreveu. É normal cometermos alguns erros bem básicos, e são esses erros que devemos corrigir antes de levar o texto para o professor.

Isso também te prepara para a hora da prova . Afinal, não vai ter ninguém lá para ajudar você.

Alguns assuntos básicos que você pode pesquisar e aplicar nos seus textos antes que seja corrigido, são:

Tente respondê-las, pesquise.

Após isso, leve para o professor corrigir. O auxílio dele é um passo fundamental em como se dar bem na redação do Enem.

Faça faculdade com o Beduka

A preparação para um vestibular é uma loucura! Saber como se dar bem na redação do Enem é apenas a ponta do iceberg, mas vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre como se dar bem na redação do Enem, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.