Filosofia

O que são valores morais? Definição e exemplos

o que são valores moraisO que são valores morais?
Simulado Beduka

Os seres humanos têm uma natureza sociável. Eles vivem em famílias, organizam-se em nações e prestam serviços mutuamente. Para que o convívio seja harmônico, criamos certas regras, como as leis e os valores morais. Por isso, é importante entender o que são valores morais e sua importância para nossa vida.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você está estudando para o Enem? Baixe o Plano de Estudos Beduka 2022, descubra o poder da organização e melhore seus resultados. É gratuito!

O que são valores morais?

Os valores morais são uma das formas que os seres humanos encontraram para manter a sociedade em harmonia.

Desde a antiguidade o homem é visto como um animal social. No caso, ele tende a conviver com outras pessoas, com quem troca informações, proteção, serviços, etc.

A gente percebe isso fácil, não é? Já nascemos rodeados de outras pessoas numa família, na escola, na universidade, pegamos ônibus e frequentamos o shopping sempre acompanhados. Mas a gente percebe também que somos diferentes dos outros, um pouco mais, um pouco menos.

Para que o convívio não seja conflituoso ao ponto de causar o fim da sociedade, procuramos criar mecanismos para regulá-lo. Assim surgem as leis, a política, as regras institucionais e a moral.

A moral é o conjunto de costumes que uma sociedade mantém. No caso, são os comportamentos vistos como adequados por um povo ou uma nação. Já os valores morais são os princípios e as normas que determinam os comportamentos das pessoas que compõem a nação e a forma como elas interagem com os demais.

Um exemplo: alguém pode estar interessado em um celular novo. Essa pessoa tem algumas opções para realizar o desejo. Pode comprar um, pode pedir a alguém, mas também roubar de quem já tem.

A nossa sociedade classifica as duas primeiras ações como morais, mas a terceira como imoral. Assim, o roubo é uma prática inadequada, pois é um valor moral respeitar a propriedade alheia.

Qual é a importância dos valores morais?

Os valores morais são importantes para que a sociedade tenha coesão e identidade. As pessoas de determinado agrupamento social são identificadas pelos costumes que mantêm.

Você já ouviu falar na pontualidade inglesa? Ou na disciplina chinesa? Ou na musicalidade do povo alemão? Tudo isso vem dos valores que regem essas sociedades e é exemplo de como identificamos alguém com um grupo pelas suas ações.

Além disso, a moralidade de um povo impede que haja graves conflitos entre seus componentes. Isso acontece porque ela regula seu comportamento, como afirmamos acima.

No caso, são os valores morais que orientam nossa forma de agir com a intenção de que ela seja a mais adequada para a sociedade.

O que são valores morais relativos?

Os valores morais são relativos às sociedades que os definem. Como as fontes destes valores são diversas e elas mudam de povo para povo, não existe uma padrão universal de comportamento.

Além de mudar de sociedade para sociedade, a moral muda também com o tempo. Uma nação não mantém os mesmos costumes desde sua formação.

No passado, as pessoas faziam coisas muito diferentes de nós. A maior parte delas seria vista como inadequadas.

Do mesmo modo, fazemos coisas hoje que seriam corrigidas há uns 100 anos atrás. Um exemplo é a roupa que usamos atualmente, que causaria no mínimo estranheza aos nossos antepassados.

Isso porque, como dissemos, a forma como vemos os comportamentos, divididos entre certo ou errado e moral ou imoral, pode variar.

É preciso lembrar que a lei e a moral nem sempre se confundem. E o que pode ser legal (juridicamente falando) não necessariamente se ampara em valores morais.

  • Saber o que são valores morais te dá um conhecimento da área de Filosofia. Que tal você aprender a como estudar melhor esse campo do conhecimento? Te damos 7 dicas de como fazer isso.

O que são valores morais universais?

Existem alguns valores morais que são vistos como universais. Ou seja, valores que se apresentam em todas as sociedades.

O exemplo mais conhecido é o valor da justiça. Em todas as sociedades as pessoas organizam leis e buscam punir aqueles que as transgridem e premiar aqueles que as cumprem.

Beduka Bolsas Direito

Essa parte da moral é tratada na Filosofia. Os primeiros filósofos que quiseram saber o que são valores morais foram os clássicos, que você pode conhecer melhor com nosso texto sobre Filosofia Clássica.

Qual é a diferença entre valores morais e éticos?

Os valores éticos se diferenciam dos morais porque a Ética e a Moral são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes.

Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem. Por exemplo, os tabus religiosos de um povo.

Os valores éticos têm sua origem justamente na reflexão sobre estes tabus. 

Por exemplo, digamos que o tabu seja o sacrifício de animais em troca de prosperidade. Segundo a moral daquele povo, é justo e até recomendável sacrificar animais, mas o questionamento sobre se isso é certo ou errado é onde a ética atua.

Esperamos que, com isso, tenha ficado mais fácil entender o que são valores éticos e o que são valores morais.

Exemplos de valores morais

Agora que já vimos o que são valores morais, vamos conhecer alguns exemplos para deixar mais claro.

Justiça

A justiça é definida como dar a cada um aquilo que lhe pertence. Por exemplo, pagar o salário justo de quem trabalha ou não danificar o bem dos outros.

Altruísmo

A pessoa altruísta é a oposta da egoísta. Ou seja, é a que pensa mais no bem-estar do próximo do que do seu.

Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela é importante para compreendermos melhor os hábitos dos demais, suas motivações e seu jeito de ser.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que são valores morais tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador