Biologia

Exercícios sobre Verminoses com Gabarito

exercícios sobre verminosesLista de exercícios sobre Verminoses com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Verminoses são doenças causadas por vermes (parasitas) que podem gerar desde sintomas leves até a morte. Essas doenças são contraídas pela exposição da vítima ao parasita, geralmente por ingestão de água e alimento contaminado ou então através de ferimentos na pele por onde o verme possa penetrar.  Leia o resumo e resolva a lista de exercícios sobre Verminoses preparadas para você.

Quando você terminar as questões sobre Verminoses, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

O termo verme é empregado para animais invertebrados de corpo alongado, porém ele não possui valor taxonômico (área da biologia que classifica os grupos de organismos biológicos).

Importante salientar que nem todo verme gera uma verminose, ou sequer é nocivo ao ser humano. A partir daqui, passaremos a analisar apenas os principais vermes que causam doenças em humanos e essas verminoses em si.

As verminoses

Os vermes podem ser divididos em dois grandes grupos: os platelmintos e os nematelmintos.

  • Os platelmintos possuem corpo achatado, muitos são hermafroditas e possuem um sistema digestório incompleto. Exemplo: tênias e esquitossomos
Tênia dentro de um organismo
Tênia dentro de um organismo
  • Os nematelmintos possuem corpo liso e cilíndrico, com ambas as extremidades em formato de funil, sexos separados e um completo sistema digestório. Exemplo: lombriga e oxiúros.
Imagem de uma lombriga
Uma lombriga

Que tal você relembrar o que são o conteúdo sobre os platelmintos fazendo exercícios sobre o tema?

As verminoses mais cobradas no ENEM

Veremos, a partir de agora, alguns exemplos de verminoses e aprenderemos sobre as causas dessas doenças doença. Essa parte será essencial para a resolução dos exercícios sobre verminoses ao final.

Oxiuríase

Os vermes que causam essa doença são minúsculos. Chamados de oxiúros (Enterobius vermicularis), são nematódeos que medem menos de 15 mm de comprimento e vivem no intestino do ser humano. Normalmente sua forma de transmissão se dá pela ingestão, seja por água, alimentos, poeira ou objetos levados à boca.

São os sintomas gerados pela verminose:

  • Uma intensa coceira no ânus;
  • Enjoo e náusea;
  • Dores abdominais;
  • Cólicas.

Existe um tipo de transmissão que também ocorre onde crianças coçam a região do ânus e levam a mão à boca. 

Teníase

A teníase é causada pela presença da tênia (ou solitária) no intestino delgado. 

Sabe quando você vai pedir um hambúrguer e aparece aquela opção da carne ao ponto ou mais crua? 

Pois bem, o consumo de carne crua apresenta mais risco para a saúde humana e um desses riscos vem da possibilidade da presença dos vermes causadores da teníase. 

  • Caso essa carne seja de porco, existe o risco de contração da Taenia solium;
  • Caso essa carne seja de gado, existe o risco de contração da Taenia saginata.

Calma, não precisa deixar de comer carne, apenas preocupe-se com a limpeza do alimento e com seu cozimento. A contração da teníase pode gerar os seguintes sintomas:

  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Gases;
  • Prisão de ventre

Cisticercose

Essa verminose é gerada pelo ovo da Taenia solium que se infesta nos tecidos do hospedeiro. Ela pode instalar-se no sistema nervoso central, gerando convulsões e hipertensão intracraniana.

Quer continuar aprendendo Biologia para chegar no ENEM dominando tudo? Se liga nesse guia sensacional e 100% gratuito que separamos para você!

Ancilostomose (amarelão)

Essa doença nos revela a importância de proteger os nossos pés com chinelos ou calçados. O ancilóstomo (verme que causa o amarelão) é contraído quando a vítima pisa descalça em fezes contaminadas pelos ovos dos vermes. Sem tratamento, ela pode provocar anemia e atraso no desenvolvimento físico e mental.

Existe um famoso personagem do Monteiro Lobato, o Jeca Tatu, que representa como no interior do Brasil do século XX, a falta de informação e de cuidados sanitários fazia com que o Jeca Tatu pensasse que sua preguiça e fraqueza, causadas pelo amarelão, fossem na verdade características próprias dele

Ascaridíase (lombriga)

O amarelão nos mostra a importância de calçar os pés, já a lombriga, nos mostra a importância de lavar bem os alimentos. Ela é causada pela ingestão de ovos do Ascaris lumbricoides.

Normalmente, a Ascaridíase não gera sintomas, porém, em alguns casos, ela pode gerar um novelo compacto capaz de obstruir o intestino ou a garganta gerando asfixia e até a morte.

Esquistossomose (barriga d’água)

A transmissão dessa verminose é um pouco peculiar, ela depende de no mínimo quatro indivíduos envolvidos: pessoa infectada, caramujo, larva e vítima.

  1. A pessoa infectada libera os ovos nas fezes;
  2. Os ovos liberam as larvas;
  3. As larvas se hospedam no caramujo;
  4. As larvas dentro do caramujo se desenvolvem para uma forma chamada cercaria;
  5. A cercária penetra a pele do ser humano causando a “barriga d’água”.

Os sintomas principais são: diarréia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Ela ainda pode evoluir para sua forma mais grave e afetar o fígado, o baço, o esôfago e até provocar hemorragias

Larvas migrans (Bicho-geográfico)

Imagine ter seu corpo desenhado como se fosse um mapa. Para piorar, em todas as linhas do mapa você sentiria uma coceira muito forte, afetando principalmente os pés, as mãos e as nádegas. Ruim, né? Pois bem, é isso que o bicho-geográfico pode causar em suas vítimas.

Essa doença é causada pelas larvas Ancylostoma braziliensis e Ancylostoma caninum, nematoides que parasitam intestinos de cães e gatos. 

Ela é contraída por nós humanos quando estamos descalços e temos contato com fezes de cães ou gatos contaminadas pela larva, sendo ela capaz de penetrar a pele humana.

Seus sintomas são:

  • Marcas lineares na pele que se difundem à medida que a larva desloca-se (sintoma que lhe rendeu o apelido de Bicho-geográfico);
  • Coceira intensa no trajeto que a larva percorreu.

Exercícios sobre Verminoses

Chegou o momento de colocar na prática todo o seu conhecimento fazendo exercícios sobre Verminoses

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFSM) Sobre os invertebrados causadores de doenças nos seres humanos, analise as afirmativas a seguir:

I. Se uma pessoa, por meio do consumo de carne crua, ingerir ovos de tênia, um nematódeo como a lombriga, ela pode contrair a “teníase”.

II. As principais medidas preventivas da esquistossomose, conhecida popularmente com “barriga d’água” e causada por um verme platelminto, consistem em: construir instalações sanitárias adequadas que impeçam a contaminação de corpos d’água por ovos do esquistossomo; combater o caramujo transmissor; evitar o contato com água onde haja caramujos transmissores.

III. A ascaridíase é causada pela lombriga, um verme nematódeo, sendo a construção de instalações sanitárias adequadas e o uso de calçados as principais medidas preventivas da doença.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) apenas II e III.

Questão 2 –  (UECE) O Ascaris lumbricoides é causador da verminose mais difundida no mundo: a ascaridíase. Sobre esses vermes, pode-se afirmar corretamente que 

a) possuem coloração que varia entre o branco e o amarelado, corpo liso e brilhante, alongado e achatado. 

b) os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior do corpo fortemente encurvada para a face ventral. 

c) a intensidade das alterações provocadas independe do número de larvas presente no hospedeiro e mesmos pequenas infecções causam sintomas graves, como lesões hepáticas e perfuração de órgão, levando à morte. 

d) em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos. 

Questão 3 – (UFMA) Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa: I. A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa no homem a ____________. II. A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de __________ e a Taenia saginata, encontrada na carne de ________. 

a) Enterobiose, boi, porco. 

b) Elefantíase, porco, boi.

c) Enterobiose, porco, boi. 

d) Elefantíase, boi, porco. 

e) Ascariadiase, porco, boi.

Questão 4 – (FGV) Crianças que frequentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam, apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como “bicho geográfico” ou “larva migrans”, cujo agente etiológico é o Ancylostoma braziliense. Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia? 

a) Ratos e pássaros. 

b) Ratos e pombos. 

c) Morcegos e pombos. 

d) Cachorros e gatos. 

e) Papagaios e pombos. 

Questão 5 –  (UECE) A lombriga é um verme que infesta os organismos humanos, provocando a ascaridíase. Caracteriza-se por ser um organismo pseudocelomado e apresentar respiração cutânea. Trata-se de um: 

a) Platelminto 

b) Celenterado 

c) Nematelminto

d) Anelídeo.

Respostas dos exercícios sobre Verminoses

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) apenas II.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) Elefantíase, porco, boi.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) Cachorros e gatos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta:  c) Nematelminto

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Verminoses? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários