Biologia

Exercícios sobre Platelmintos COM GABARITO

Exercícios_sobre_PlatelmintosExercícios sobre Platelmintos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Platelmintos, também chamados de “vermes de corpo achatado” são divididos em três classes, sendo duas delas parasitas. Veremos mais sobre essas classes, além de suas principais características físicas e fisiológicas. Leia o artigo com atenção para fazer os exercícios sobre Platelmintos e o Simulado Beduka

Quais são as características dos Platelmintos?

“Platelmintos” vem do grego Platy = Chato ou achatado e Helminthes = vermes. Por isso são conhecidos como vermes achatados. Continue lendo para saber mais características dos platelmintos. 

Platelmintos são achatados, compridos, triblásticos (possuem ectoderme, endoderme e mesoderme), acelomados e sua simetria é bilateral (os dois lados do corpo são metades idênticas). Além disso eles não possuem protostômio. 

Os platelmintos possuem um sistema nervoso ganglionar, que é uma versão bem rudimentar do encéfalo. Eles também foram os primeiros a ter sistema excretor, mas também extremamente rudimentar. 

Esses animais normalmente vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido. No caso de um parasita, ele pode ser encontrado dentro do corpo de outro ser. 

Durante seu desenvolvimento embrionário, sua boca é formada pelo blastóporo, tornando-os seres protostômios. 

Fisiologia dos Platelmintos

Agora vamos entender a fisiologia desses seres. Esse é um tema recorrente em provas como ENEM, então preste atenção para fazer os exercícios sobre Platelmintos.

Sistema Digestório dos Platelmintos

Os Platelmintos têm sistema digestório incompleto. Quer dizer que a boca é o canal de entrada e de saída dos alimentos, não possuindo ânus. Os platelmintos possuem um intestino bem simples e muito ramificado que facilita na digestão, absorção e distribuição de nutrientes. 

A faringe dos platelmintos é projetada para fora do corpo para facilitar a obtenção de alimento. A digestão pode ser extracelular, começando na boca e terminando nos intestinos ou intracelular, ocorrendo dentro das células. 

Nota: Os platelmintos parasitas não possuem sistema digestório. 

Sistema Nervoso dos Platelmintos

Os platelmintos foram os primeiros animais a terem um sistema nervoso ganglionar que apresentasse cefalização (possuir estruturas nervosas). 

Ele também possuem um par de ocelos (uma espécie rudimentar de olhos). Esses ocelos se conectam a todo o corpo através de dois gânglios que se ligam a cordões nervosos, permitindo captação de luz. 

Eles também têm aurículas que percebem as mudanças no meio através das substâncias químicas presentes. 

Sistema Respiratório dos Platelmintos   

Os platelmintos não possuem sistema respiratórioEles respiram através da sua epiderme, tornando sua respiração cutânea ou tegumentar. A troca de gases é por difusão simples (de célula para célula). 

Sistema Excretor dos Platelmintos

A base do sistema excretor dos platelmintos é protonefrídio. Esse é o lugar onde ficam as células-flama. Elas são responsáveis por mover o líquido no interior do protonefrídio, dessa forma, filtrando-o para que se formem-se resíduos que serão eliminados. 

Esses resíduos passam por um sistema de ductos que os excretam para o meio externo por meio da epiderme. Os platelmintos foram os primeiros a apresentar sistema excretor. 

Locomoção de Platelmintos 

Os platelmintos de vida livre se locomovem através de cílios e ondas musculares. Os parasitas precisam se prender a seu hospedeiro através de glândulas que possuam essa função. 

Reprodução dos Platelmintos

Os platelmintos não têm sistema reprodutor como os seres humanos. A maioria das espécies é hermafrodita, mas também existem as dióicas. A reprodução pode ser: 

  • Sexuada: É o caso de haver troca de material genético entre dois hermafroditas ou autofecundação.  
  • Assexuada: Muito comum entre a classe das planárias. Elas podem partir seu corpo em vário pedaços e formar vários novos indivíduos por regeneração. 

Classificação dos Platelmintos 

Existem três classes de platelmintos com características específicas. Vamos vê-las antes de fazer os exercícios sobre Platelmintos. 

Platelminto Turbellaria ou Planária

Platelminto: Planária
Platelminto: Planária

São platelmintos de vida livre que normalmente vivem em meio aquático. Sua reprodução mais comum é a assexuada por regeneração. Ela projeta sua faringe para ingerir o alimento. Feita a digestão, distribui seus nutrientes pelo corpo os nutrientes são absorvidos e espalhados por meio do intestino ramificado. 

Platelminto Trematoda ou Esquistossomo

Platelminto: Esquistossomo
Platelminto: Esquistossomo

Parasita com dimorfismo sexual (existem macho e fêmea). Para reprodução, o macho possui um canal chamado canal ginecóforo onde a fêmea se aloja. 

Como são parasitas, eles têm um hospedeiro intermediário que são os caramujos de águas com pouca ou nenhuma correnteza (lagos, por exemplo). E quando humanos entram nessas águas, os esquistossomos podem perfurar sua pele e entrar no seu corpo, causando a esquistossomose como mostra o quadro abaixo. 

Ciclo da Esquistossomose causada por platelminto
Ciclo da Esquistossomose causada por platelminto

Nota: Essa doença atinge o fígado e se não for tratada com rapidez pode ser fatal. 

Platelminto Cestoda ou Tênia

Platelminto: Tênia
Platelminto: Tênia

Outro parasita. É chamada de solitária porque uma pessoa só pode ser infectada por uma por vez. Elas não possuem sistema digestivo e podem chegar a 15 metros de comprimento. 

Absorvem os nutrientes que o hospedeiro ingere através das superfícies do corpo, podendo causar deficiência nutricional e ação espoliativa. Sintomas da teníase (doença causada por esse platelminto). 

Proglotes grávidas são eliminadas através das fezes do hospedeiro. Quando os ovos são liberados podem durar meses dependendo das condições. Os hospedeiros intermediários são o boi e o porco e a contaminação é através da ingestão de carne crua ou mal passada. 

Ciclo da Teníase causada por Platelminto
Ciclo da Teníase causada por Platelminto

Exercícios sobre Platelmintos

Já leu o texto todo? Então pode fazer os exercícios sobre Platelmintos. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos, vai ser bom pra você. 

01. (FUVEST) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da:

a) planária

b) ostra

c) drosófila

d) barata

e) aranha

02. (MED. SANTA CASA) Das características abaixo, qual não serve para mostrar que os platelmintos são mais adiantados que os celenterados:

a) simetria bilateral, com diferenciação ântero-posterior e dorso ventral;

b) presença de células nervosas;

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) mesoderma como um terceiro folheto germinativo;

d) camadas e feixes de músculos, possibilitando movimentos variados;

e) gônadas internas, com ductos reprodutores permanentes e órgãos copuladores.

03. (FUVEST) Os platelmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tênia) apresentam:

a) a espécie humana como hospedeiro intermediário;

b) um invertebrado como hospedeiro intermediário;

c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo;

d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados;

e) um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.

04. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:

a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;

b) comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;

c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;

d) nadar em lagoas desconhecidas e andar descalço;

e) andar descalço e comer verduras mal lavadas.

05. (PUC) O doente que apresenta cisticercose:

a) foi picado por triatoma;

b) nadou em água com caramujo contaminado;

c) ingeriu ovos de tênia;

d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;

e) andou descalço em terras contaminadas.

Respostas dos Exercícios sobre Platelmintos

Exercício resolvido da questão 1 –

a) planária

Exercício resolvido da questão 2 –

b) presença de células nervosas;

Exercício resolvido da questão 3 –

c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo;

Exercício resolvido da questão 4 –

a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;

Exercício resolvido da questão 5 –

c) ingeriu ovos de tênia;

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Platelmintos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.