Literatura

Os 7 Melhores Exercícios sobre Arcadismo com Gabarito

Exercícios sobre ArcadismoExercícios sobre Arcadismo
Seu nome na lista de aprovados do Enem

Arcadismo foi um movimento literário que aconteceu no século XVIII e foi influenciado principalmente pelo Iluminismo e pelo avanço industrial da Europa. Leia o resumo e faça os exercícios sobre arcadismo.

As Escolas Literárias caem de forma recorrente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou  exercícios sobre Arcadismo e um resumo sobre a matéria.

Leia o nosso resumo antes de responder as questões sobre arcadismo.

O que foi o Arcadismo?

O arcadismo é chamado também de setecentismo ou neoclassicismo e representa a criação literária brasileira do século XVIII.

O movimento artístico sofreu grande influência da mitologia grega, como por exemplo o nome Arcádia, que faz referência a região sul da Grécia, que foi nomeada dessa forma por causa do semideus Arcas, filho de Zeus e de Calisto.

Qual era o Contexto Histórico do Arcadismo?

Entenda como foi essa fase para responder os Exercícios sobre Arcadismo.

A ascensão do Iluminismo, que considerava o racionalismo e a ciência como o progresso, caracteriza de forma marcante esse período. A independência dos Estados Unidos estava em processo e gerou abertura para outros movimentos de independência em toda a América, como a independência do Brasil.

Principais características do Arcadismo:

  • Possui características reformistas;
  • Inovou as artes, ensino, hábito e ações do período;
  • Inovou na organização econômica, liderada por pensamentos burgueses;
  • Sofreu influências diretas de Portugal com os textos produzidos na fase conhecida como Quinhetismo;
  • Sofreu influências do movimento Barroco; da cultura espanhola e francesa;
  • Os poetas eram simples e considerados humildes;
  • Buscou-se os valores da natureza;
  • Buscou-se a espontaneidade dos sentimentos;
  • Buscou-se a exaltação da pureza;
  • Buscou-se a valorização da ingenuidade e da beleza;
  • Presença de elementos estéticos, como a mitologia pagã;
  • Inspiração renascentista.

O que foi o Arcadismo no Brasil?

O arcadismo no Brasil foi um movimento literário que se iniciou no século XVIII, com obras líricas, satiricas e épicas. 

O livro “Obras poéticas” foi o marco inicial do arcadismo brasileiro, escrito por Cláudio Manuel da Costa em 1768. Os principais autores dessa fase estão presentes em Vila Rica (atualmente é a cidade de Ouro Preto), Minas Gerais.

obras-poéticas-Exercícios sobre Arcadismo

Os principais autores do arcadismo brasileiro são :

  • Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das “Cartas Chilenas”; 
  • Cláudio Manuel da Costa, poeta com grandes obras; 
  • Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; 
  • Santa Rita Durão, autora de “Caramuru”.

O autor Tomaz Antonio Gonzaga,Silva Avarenga e Alvarenga Peixoto participaram ativamente da Conjuração Baiana, juntamente com Tiradentes. 

Agora é a sua vez de testar os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Arcadismo.

Exercícios sobre Arcadismo com gabarito

1 – (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.

b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.

c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.

d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.

e) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.

2 – (UFSCar) – 

Texto 1

Eu quero uma casa no campo

do tamanho ideal

pau-a-pique e sapê

Onde eu possa plantar meus amigos

meus discos

meus livros

e nada mais

(Zé Rodrix e Tavito)

Texto 2

Se o bem desta choupana pode tanto,

Que chega a ter mais preço, e mais valia,

Que da cidade o lisonjeiro encanto;

Aqui descanse a louca fantasia;

E o que té agora se tornava em pranto,

Se converta em afetos de alegria.

(Cláudio Manuel da Costa)

Embora muito distantes entre si na linha do tempo, os textos aproximam-se, pois o ideal que defendem é

a) o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus melhores sentimentos.

b) o desejo de enriquecer no campo, aproveitando as riquezas naturais.

c) a dedicação à produção poética junto à natureza, fonte de inspiração dos poetas.

d) o aproveitamento do dia presente – o carpe diem-, pois o tempo passa rapidamente.

e) o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos. 

3 – (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo:

a)Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.

b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.

c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado.

d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.

e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

4 – (UFRGS)  Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:

I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera

Achar-te uma alma, que por ti suspira (…)

II – Glaura! Glaura! Não respondes?

E te escondes nestas brenhas?

Dou às penhas meu lamento;

Ó tormento sem igual!

III – Minha bela Marília, tudo passa:

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura,

Vem depois dos prazeres a desgraça.

Mestre da redação

Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente:

a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.

b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.

c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto

d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.

e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga

5 – (ENEM-2008) –   

Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1)

Aqui me torna a pôr nestes outeiros,

Onde um tempo os gabões deixei grosseiros

Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4)

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,

Os meus fiéis, meus doces companheiros,

Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7)

Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,

Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10)

Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia,

E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)

Se converta em afetos de alegria.

Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção.

a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.

b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.

c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.

d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole.

e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.

6 – (Cescem) – O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:

a) com a fundação de Arcádia de Lusitana.

b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.

c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.

d) pela vinda da família real para o Brasil.

e) nenhuma das anteriores.

7 – (UFV)Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que:

a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito.

b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.

c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.

d) apresenta já completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.

e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida.

Confiras as respostas dos Exercícios sobre Arcadismo no gabarito abaixo.

Respostas dos Exercícios sobre Arcadismo

Exercício resolvido da questão 1 –

e) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos. 

Exercício resolvido da questão 3 –

e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.

Exercício resolvido da questão 7 –

c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Arcadismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.

4 Comentários

  • A resolução da questão de número um parece estar errada. Moema e Diogo são personagens do Poema épico de Santa Rita Durão, ”Caramuru”, e não de Basílio da Gama.

  • Acredito que a questão 2 está errada. não entendi o porque de ser a letra A, pois o arcadismo defende o predomínio da razão, e também os dois textos defendem uma vida simples, no campo, sem riquezas, sendo assim, a letra E. Até pesquisei em outros sites a mesma questão e é a letra E o gabarito.

    • Maria, ao pesquisar em outros lugares achei tanto uma como outra sendo dita como a correta. Não encontrei o gabarito oficial da universidade, mas há um postado por um cursinho que diz que é a E. Contudo, parece que essa alternativa é mais adequada, pelas referências textuais, então vou mudar o gabarito. Deixo o comentário aqui apenas como aviso para os demais usuários.