O Bem Amado é uma peça teatral do escritor baiano Dias Gomes. Ela retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seu objetivo. Essa obra é muito importante para os vestibulares e é obrigatória para a prova da Unicamp. Leia nosso resumo e faça questões sobre O Bem Amado dos melhores vestibulares do Brasil.
Quando você terminar as questões sobre O Bem Amado, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.
Pense nos traços da sociedade inglesa que aparece em Harry Potter ou nas referências à civilização grega que permeiam toda a saga de Percy Jackson.
A literatura pode dizer muito sobre um povo, mesmo que nos livros, aqueles traços apareçam de maneira exagerada ou até mesmo mágica.
Esse é o caso de O Bem Amado, uma obra que busca trazer e destacar as características do povo brasileiro.
Do que fala o livro O Bem Amado?
O livro O Bem Amado conta a história de um típico político brasileiro, Odorico Paraguaçu, que não mede esforços para conseguir seus objetivos. Na obra, seu maior objetivo era o da inauguração de um cemitério.
A obra foi escrita de maneira teatral, sendo de leitura fácil e rápida. A peça é de 1962, mas o dramaturgo Dias Gomes conseguiu expor com precisão a realidade do país que se mantém parecida até hoje.
A peça usa muito do humor para passar a sua mensagem. Fale a verdade, você já se imaginou morrendo de rir por conta da inauguração de um cemitério? (ops, perdão pelo trocadilho em “morrendo”).
Análise do livro O Bem Amado
O livro é uma sátira da política nacional. A estrutura é bem definida, com problema, solução e drama. Sendo um teatro não há narrador, por isso cada personagem demanda atenção.
O Livro O Bem Amado não fez sucesso somente nas livrarias, mas também na televisão e nos cinemas brasileiros. Tente não rir com esse trailer:
Nessa telenovela, Odorico é interpretado pelo Lineu da Grande Família, quer dizer, pelo ator Marco Nanini.
- Para facilitar os estudos sobre literatura, veja os resumos de livros para vestibulares e ENEM.
Quais são as características principais da obra O Bem Amado?
- O livro pertence ao gênero farsa, ou seja, é composto por uma sequência de jogos de trapaças e de armações entre os personagens;
- O livro é inspirado em uma história real. O personagem Neco Pereira foi inspirado e Carlos Lacerda e a história do cemitério aconteceu no interior do Espírito Santo segundo o relato de um amigo cronista;
- A obra é uma dramaturgia, ou seja, foi inicialmente escrita como uma peça teatral em 1962;
- O livro é uma sátira da política nacional;
Literatura vai muito além de uma análise como a feita anteriormente. Ela nos traz emoções, envolve nossa mente em uma trama que nos tira de nossa realidade e nos joga em um mundo novo.
Não é legal sentir tudo isso? Então leia, sempre que tiver oportunidade.
Porém, ao ler, dúvidas podem surgir, por isso ficam algumas indicações de resumos que você pode consultar para lhe ajudar a ter a melhor experiência de leitura possível:
- Resumo completo sobre a obra O Bem Amado (Dias Gomes);
- Resumo completo sobre a obra Quincas Borba (Machado de Assis);
- Resumo completo sobre a obra Uma Estória de Amor (Guimarães Rosa);
- Resumo completo sobre a obra As meninas (Lygia Fagundes Telles).
Questões sobre O Bem Amado com Gabarito
Que tal testar seu conhecimento com questões sobre O Bem Amado? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM.
Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Aliás, Parabéns por ter lido até aqui. Você teve uma sábia decisão e está pronto para fazer as questões dos melhores vestibulares do país que separamos para você!
Questão 1 – (UNICAMP)
DOROTÉA – O senhor perdeu a cabeça?
DULCINÉA – Fazer de um cangaceiro um delegado!
DOROTÉA – Quando a oposição souber!
DULCINÉA – Que prato pra Neco Pedreira!
ODORICO – E tomara que Neco se sirva bem dele. Tomara que chame Zeca Diabo de cangaceiro, assassino, quanto mais xingar, melhor.
DOROTÉA – O senhor não acha que se excedeu?
ODORICO – Em política, dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não obstantes.
(Dias Gomes, O bem amado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. p. 69-70.)
As personagens femininas do excerto anterior discordam da nomeação de Zeca Diabo feita por Odorico. Assinale a alternativa que indica a razão dessa discordância e a natureza da crítica às práticas políticas brasileiras presente na peça teatral de Dias Gomes.
a) Segundo as personagens, Zeca Diabo não possui os atributos necessários para o cargo. Critica-se uma sociedade que desconsidera a meritocracia.
b) As práticas políticas são desconhecidas pelas personagens. A ingenuidade do cidadão e a astúcia necessária dos políticos são criticadas na fala delas e de Odorico.
c) Dulcinéa e Dorotéa não simpatizam com Zeca Diabo, o que indica que a peça faz uma crítica às relações sociais presididas por afetos e interesses privados.
d) Dulcinéa e Dorotéa não admitem que alguém fora da lei possa cuidar da ordem da cidade. Criticam-se os atos de um poder executivo que se orienta por um projeto pessoal de poder.
Questão 2 – (ENEM 2017)
Segundo quadro
Uma sala da prefeitura. O ambiente é modesto. Durante a mutação, ouve-se um dobrado e vivas a Odorico, “viva o prefeito” etc. Estão em cena Dorotéa, Juju, Dirceu, Dulcinéa, o vigário e Odorico. Este último, à janela, discursa.
ODORICO – povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.
Aplausos vêm de fora.
ODORICO – eu prometi que meu primeiro ato como prefeito seria ordenar a construção do cemitério.
Aplausos, aos quais se incorporam as personagens em cena.
ODORICO – (continuando o discurso:) Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafrentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer isso ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido.
GOMES, D. O bem Amado, Rio de Janeiro, Ediouro, 2012
O gênero peça teatral tem o entretenimento como uma de suas funções. Outra função relevante do gênero, explícita nesse trecho de O bem amado, é:
a) criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.
b) denunciar a escassez de recursos públicos nas prefeituras do interior.
c) censurar a falta de domínio da língua padrão em eventos sociais.
d) despertar a preocupação da plateia com a expectativa de vida dos cidadãos.
e) questionar o apoio irrestrito de agentes públicos aos gestores governamentais.
“Para inaugurar é preciso ter um defunto. Mas, por desgraça, nenhum turista se afoga, nenhuma calamidade se abate sobre a cidade e os moribundos têm o desplante de ressuscitarem. Na ordem estabelecida por Odorico, o bem vira mal e o mal,bem.”
(Anatol Rosenfeld, “A obre de Dias Gomes”, em Teatro de Dias Gomes. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1972, p.xxvii)
Questão 3 – (UNICAMP) A comicidade de O Bem Amado, de Dias Gomes, deriva em grande medida da inversão de valores que a peça encena. Considerando os propósitos satíricos da obra, assinale a alternativa que evidencia tal inversão.
a) A destinação de recursos para a construção de um cemitério público confere dignidade aos mortos.
b) A hospitalidade dada aos doentes ilustra o uso do orçamento em prol do sistema público de saúde.
c) A promoção do pistoleiro a delegado de polícia visa à reinserção do criminoso.
d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.
Gabarito das Questões sobre o Bem Amado
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: d) Dulcinéa e Dorotéa não admitem que alguém fora da lei possa cuidar da ordem da cidade. Criticam-se os atos de um poder executivo que se orienta por um projeto pessoal de poder.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: a) criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos Exercícios sobre O Bem Amado? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.