Literatura

Questões sobre O Bem Amado com Gabarito

Questões sobre O Bem AmadoLista de Questões sobre O Bem Amado
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Bem Amado é uma peça teatral do escritor baiano Dias Gomes. Ela retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seu objetivo. Essa obra é muito importante para os vestibulares e é obrigatória para a prova da Unicamp. Leia nosso resumo e faça questões sobre O Bem Amado dos melhores vestibulares do Brasil.

Quando você terminar as questões sobre O Bem Amado, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

Pense nos traços da sociedade inglesa que aparece em Harry Potter ou nas referências à civilização grega que permeiam toda a saga de Percy Jackson.

A literatura pode dizer muito sobre um povo, mesmo que nos livros, aqueles traços apareçam de maneira exagerada ou até mesmo mágica.

Esse é o caso de O Bem Amado, uma obra que busca trazer e destacar as características do povo brasileiro.

Do que fala o livro O Bem Amado?

O livro O Bem Amado conta a história de um típico político brasileiro, Odorico Paraguaçu, que não mede esforços para conseguir seus objetivos. Na obra, seu maior objetivo era o da inauguração de um cemitério.

A obra foi escrita de maneira teatral, sendo de leitura fácil e rápida. A peça é de 1962, mas o dramaturgo Dias Gomes conseguiu expor com precisão a realidade do país que se mantém parecida até hoje.

Qual é a capa do livro O Bem Amado?

A peça usa muito do humor para passar a sua mensagem. Fale a verdade, você já se imaginou morrendo de rir por conta da inauguração de um cemitério? (ops, perdão pelo trocadilho em “morrendo”).

Análise do livro O Bem Amado

O livro é uma sátira da política nacional. A estrutura é bem definida, com problema, solução e drama. Sendo um teatro não há narrador, por isso cada personagem demanda atenção.

O Livro O Bem Amado não fez sucesso somente nas livrarias, mas também na televisão e nos cinemas brasileiros. Tente não rir com esse trailer:

Nessa telenovela, Odorico é interpretado pelo Lineu da Grande Família, quer dizer, pelo ator Marco Nanini.

Lineu como Odorico

Quais são as características principais da obra O Bem Amado?

  • O livro pertence ao gênero farsa, ou seja, é composto por uma sequência de jogos de trapaças e de armações entre os personagens;
  • O livro é inspirado em uma história real. O personagem Neco Pereira foi inspirado e Carlos Lacerda e a história do cemitério aconteceu no interior do Espírito Santo segundo o relato de um amigo cronista;
  • A obra é uma dramaturgia, ou seja, foi inicialmente escrita como uma peça teatral em 1962;
  • O livro é uma sátira da política nacional;

Literatura vai muito além de uma análise como a feita anteriormente. Ela nos traz emoções, envolve nossa mente em uma trama que nos tira de nossa realidade e nos joga em um mundo novo. 

Não é legal sentir tudo isso? Então leia, sempre que tiver oportunidade.

Porém, ao ler, dúvidas podem surgir, por isso ficam algumas indicações de resumos que você pode consultar para lhe ajudar a ter a melhor experiência de leitura possível:

Questões sobre O Bem Amado com Gabarito

Que tal testar seu conhecimento com questões sobre O Bem Amado? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM. 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Aliás, Parabéns por ter lido até aqui. Você teve uma sábia decisão e está pronto para fazer as questões dos melhores vestibulares do país que separamos para você!

Questão 1 – (UNICAMP) 

DOROTÉA – O senhor perdeu a cabeça? 

DULCINÉA – Fazer de um cangaceiro um delegado! 

DOROTÉA – Quando a oposição souber! 

DULCINÉA – Que prato pra Neco Pedreira! 

ODORICO – E tomara que Neco se sirva bem dele. Tomara que chame Zeca Diabo de cangaceiro, assassino, quanto mais xingar, melhor. 

DOROTÉA – O senhor não acha que se excedeu? 

ODORICO – Em política, dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não obstantes. 

(Dias Gomes, O bem amado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. p. 69-70.) 

As personagens femininas do excerto anterior discordam da nomeação de Zeca Diabo feita por Odorico. Assinale a alternativa que indica a razão dessa discordância e a natureza da crítica às práticas políticas brasileiras presente na peça teatral de Dias Gomes. 

a) Segundo as personagens, Zeca Diabo não possui os atributos necessários para o cargo. Critica-se uma sociedade que desconsidera a meritocracia. 

b) As práticas políticas são desconhecidas pelas personagens. A ingenuidade do cidadão e a astúcia necessária dos políticos são criticadas na fala delas e de Odorico. 

c) Dulcinéa e Dorotéa não simpatizam com Zeca Diabo, o que indica que a peça faz uma crítica às relações sociais presididas por afetos e interesses privados. 

d) Dulcinéa e Dorotéa não admitem que alguém fora da lei possa cuidar da ordem da cidade. Criticam-se os atos de um poder executivo que se orienta por um projeto pessoal de poder.

Questão 2 – (ENEM 2017) 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Segundo quadro

Uma sala da prefeitura. O ambiente é modesto. Durante a mutação, ouve-se um dobrado e vivas a Odorico, “viva o prefeito” etc. Estão em cena Dorotéa, Juju, Dirceu, Dulcinéa, o vigário e Odorico. Este último, à janela, discursa.

ODORICO – povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.

Aplausos vêm de fora.

ODORICO – eu prometi que meu primeiro ato como prefeito seria ordenar a construção do cemitério.

Aplausos, aos quais se incorporam as personagens em cena.

ODORICO – (continuando o discurso:) Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafrentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer isso ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido.

GOMES, D. O bem Amado, Rio de Janeiro, Ediouro, 2012

O gênero peça teatral tem o entretenimento como uma de suas funções. Outra função relevante do gênero, explícita nesse trecho de O bem amado, é:

a) criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.

b) denunciar a escassez de recursos públicos nas prefeituras do interior.

c) censurar a falta de domínio da língua padrão em eventos sociais.

d) despertar a preocupação da plateia com a expectativa de vida dos cidadãos.

e) questionar o apoio irrestrito de agentes públicos aos gestores governamentais.

“Para inaugurar é preciso ter um defunto. Mas, por desgraça, nenhum turista se afoga, nenhuma calamidade se abate sobre a cidade e os moribundos têm o desplante de ressuscitarem. Na ordem estabelecida por Odorico, o bem vira mal e o mal,bem.”

(Anatol Rosenfeld, “A obre de Dias Gomes”, em Teatro de Dias Gomes. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1972, p.xxvii)

Questão 3 – (UNICAMP) A comicidade de O Bem Amado, de Dias Gomes, deriva em grande medida da inversão de valores que a peça encena. Considerando os propósitos satíricos da obra, assinale a alternativa que evidencia tal inversão.

a) A destinação de recursos para a construção de um cemitério público confere dignidade aos mortos.

b) A hospitalidade dada aos doentes ilustra o uso do orçamento em prol do sistema público de saúde.

c) A promoção do pistoleiro a delegado de polícia visa à reinserção do criminoso.

d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.

Gabarito das Questões sobre o Bem Amado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) Dulcinéa e Dorotéa não admitem que alguém fora da lei possa cuidar da ordem da cidade. Criticam-se os atos de um poder executivo que se orienta por um projeto pessoal de poder.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre O Bem Amado? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.