História

As 16 Melhores Questões sobre Anarquismo com Gabarito

Questões sobre AnarquismoAs 16 Melhores Questões sobre Anarquismo com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

O anarquismo se constitui pela crença na dissolução do Estado, formando grupos voluntários capazes de instituir suas próprias regras e associações. Existiam tipos diferentes de anarquistas, desde aqueles que queriam a dissolução de qualquer grupo de poder até os que acreditavam que os sindicatos deveriam ser a base organizacional da sociedade. Leia nosso Resumo e faça As Questões sobre Anarquismo.

Quando você terminar as Questões sobre Anarquismo no Brasil, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

O pensamento político é repleto de ideias diferentes pensadas pelos mais diversos autores.

Esse embate intelectual reflete-se em uma disputa prática por posições e projetos na sociedade.

Podemos pensar como exemplos o comunismo, o conservadorismo, o liberalismo, o progressismo, o republicanismo e o tema deste artigo: o anarquismo, .

É bom salientar que não existem pessoas de ideias puras. Elas estão o tempo todo em comunicação e podem se misturar.

Um bom exemplo é o anarcocomunismo e o anarcossindicalismo que veremos neste artigo.

O que é o Anarquismo?

O anarquismo se constitui pela crença na dissolução do Estado, formando grupos voluntários capazes de instituir suas próprias regras e associações. Existiam tipos diferentes de anarquistas, desde aqueles que queriam a dissolução de qualquer grupo de poder até os que acreditavam que os sindicatos deveriam ser a base organizacional da sociedade.

O Anarquismo se dividiu em diferentes formas. No Brasil, as duas que ficaram mais conhecidas foram o anarcocomunismo e o anarcossindicalismo.

O anarcocomunismo é a ideia anarquista misturada com os conceitos marxistas de exploração de classe. Nessa ideia, os comunistas, aliados ao proletariado, seriam líderes de uma revolução rumo à abolição de qualquer estrutura de poder ou opressão de classe.

O anarcossindicalismo acreditava que a única unidade de comando que deveria existir seria o sindicato. Assim sendo, eles liderariam a abolição do Estado. 

Essas variações e combinações de anarquismo são várias: anarcofeminismo, anarcocapitalismo, anarquismo individual, anarquismo coletivista e muitas outras.

Qual a origem do Anarquismo? (HISTÓRIA)

O Anarquismo surgiu com o político francês Pierre-Joseph Proudhon e foi muito divulgado pelo russo Mikhail Bakunin, principalmente na Revolução Russa. Sua divulgação  aconteceu entre 1868 e 1872 (século XIX), em meio aos grupos que protestavam contra o capitalismo, juntamente com a Aliança da Democracia Socialista.

Mikhail Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon

O movimento anarquista também foi fortemente influenciado pelas ideias do Iluminismo e da Revolução Francesa. A difusão das ideias racionalistas, a supervalorização da liberdade e a ideia de associar justiça sempre à igualdade são alguns pensamentos herdados.

O contexto histórico era a expansão e fortalecimento do capitalismo industrial por todo o mundo, logo após a Segunda Revolução Industrial. 

Com as novidades tecnológicas, as relações de trabalhos modificadas e o início do trabalho fabril, os empregados viviam em péssimas condições de trabalho. 

Só alguns anos mais tarde é que as leis trabalhistas foram criadas

Porém, enquanto isso não acontecia, surgiam ideias que culpavam todo o sistema por aquela situação.

Era um cenário propício para o surgimento de mais uma teoria que tentava solucionar os problemas do mundo moderno e que inovou com a radicalização do pensamento socialista: nem mesmo o Estado deveria existir.

Quais são as principais Ideias do Anarquismo?

Apesar de algumas diferenças e variações, as principais teorias defendidas pelo anarquismo são: 

  • Contrário a qualquer tipo de hierarquia e divisão do poder
  • Ausência da figura de líderes
  • São humanistas, acreditando que os grupos sociais têm capacidade de serem autônomos e organizados espontaneamente
  • Liberdade individual e coletiva, sem que ninguém interfira nunca na vida do outro
  • Igualdade: não pode haver nenhuma forma de distinção que regule o que cada pessoa pode ou não fazer, todos podem tudo o que não interfere o vida do outro
  • Solidariedade: apoio mútuo e espontâneo entre as pessoas da sociedade
  • Desenvolvimento do pensamento crítico-revolucionário nas questões econômicas, políticas e sociais 
  • Fim do Estado e seus poderes
  • Exige o senso ético e solidário entre a comunidade
  • Apoio e incentivo de movimentos sociais
  • Apelos às classes considerada oprimidas
  • São revolucionários radicais. 
  • Horizontalidade: desejam um lugar que não exista Estado, hierarquia e em que a população faça a autogestão da vida coletiva.

Existem Críticas ao Anarquismo?

Assim como todos os pensamentos do campo da política, o anarquismo possui muitos críticos. Assim sendo, as principais críticas feitas são:

  • O Pensamento anarquista é utópico, ou seja, impossível de ser colocado em prática;
  • Ele é revolucionário, assim sendo, coloca em risco o bem-estar da sociedade pela visão que seus adeptos consideram de mundo melhor;
  • Os movimentos, muitas vezes, agem de maneira violenta;
  • É impossível, pela natureza humana, não existir autoridade;
  • Há uma falta de experiência de sociedades anárquicas bem sucedidas. 

Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Questões sobre Anarquismo com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFC-CE) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:

a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.

b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.

c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja católica.

d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no Partido Comunista da Rússia.

e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul.

Questão 2 – (Mackenzie-SP) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marca de autoridade […]”

Enrico Malatesta.

A respeito da doutrina professada por Enrico Malatesta, é correto afirmar que:

a) ambicionava construir uma ciência da natureza humana, não estabelecia distinção entre ciência física e ciência social e identificava a teoria moral, religiosa e política existente como o principal obstáculo à realização das leis da harmonia.

b) afirmava que, após a revolução, os trabalhadores estabeleceriam a ditadura do proletariado e, mais tarde, com o crescimento da produção e da riqueza, o próprio socialismo daria lugar ao comunismo, sociedade na qual não existiriam classes sociais e o Estado.

c) considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.

d) acreditava que o Estado, a Igreja e a burguesia financeira e industrial seriam extintas lentamente, sem a necessidade de lutas sociais, ao longo do processo histórico do desenvolvimento do socialismo e de sua transição para a sociedade anarquista.

e) preconizava uma sociedade na qual não haveria luta de classes, porque os ricos não seriam tão ricos e os pobres não seriam tão pobres. O capital e o trabalho deveriam viver em colaboração um com o outro, obedecendo aos princípios da caridade cristã.

Questão 3 – (UFC CE/2002) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:

a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.

b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.

c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja Católica.

d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no partido comunista da Rússia.

e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul.

Questão 4 – (UFMG/1996) Todas as alternativas apresentam princípios do anarquismo, EXCETO:

a) A afirmação das cooperativas coletivas em detrimento da propriedade privada.

b) A desnutrição do Estado europeu e de seu aparato burocrático e repressivo.

c) A supressão dos partidos políticos e a defesa da liberdade individual.

d) O gerenciamento da sociedade pelas várias organizações de classe.

Questão 5 – (UFRN/2006) Nas primeiras décadas do século XX, o socialismo e o anarquismo foram as duas tendências políticas que se destacaram no movimento operário brasileiro. Embora tivessem um ideal comum – a defesa do proletariado –, socialistas e anarquistas apresentavam profundas divergências.

Entre essas divergências, está o seguinte fato:

a) os socialistas defendiam a participação dos trabalhadores em campanhas políticas visando superar o capitalismo, enquanto os anarquistas defendiam que a superação do capitalismo viria pela instauração do caos na sociedade.

b) os socialistas defendiam a existência de um só partido, que unificasse as lutas dos trabalhadores, enquanto os anarquistas eram a favor da existência do pluripartidarismo.

c) os socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes considerassem burguês.

d) os socialistas defendiam eleições livres e tinham o parlamento como espaço principal para o debate das suas estratégias de luta, enquanto os anarquistas tomavam suas decisões em assembleias.

Questão 6 – (UFPEL RS/2006)

As ideias de Proudhon (1809-1865)

– A propriedade é um roubo e a mãe da tirania;

– Quem quer que ponha as mãos em mim com a intenção de governar-me é um usurpador e um tirano;

caracterizam o

a) Comunismo.

b) Materialismo Histórico.

c) Liberalismo.

d) Socialismo.

e) Anarquismo.

Questão 7 – (UFU MG/2009) “Com que direito impõem aos operários e aos camponeses uma forma determinada de governo ou de organização econômica? Com o direito da revolução, dizem. Mas a revolução quando age despoticamente, em lugar de provocar a liberdade nas massas, provoca nelas a reação”.

BAKUNIN Apud GALLO, Sílvio. Anarquismo: uma introdução filosófica e política. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006. p. 74.

Sabendo que Bakunin é um líder anarquista da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Durante a 1ª Internacional (AIT), o anarquismo foi consensualmente reconhecido por seus princípios e proposições de libertação das sociedades, diferenciando-se de noções vulgares de desordem e desarticulação.

c) As ações anarquistas no Brasil, sobretudo nas atividades políticas, até a década de 1930, foram combatidas com atos imperativos do governo, como a decisão de expulsão de estrangeiros ligados a mobilizações de trabalhadores.

c) Discordâncias sobre práticas e fundamentos políticos distintos levaram a conflitos entre líderes da chamada “esquerda” e, ainda no século XIX, causaram impactos decisivos nos movimentos socialistas e anarquistas internacionais.

d) Entre os princípios libertários básicos, de teoria e ação do anarquismo, estão: a autonomia individual, a autogestão social, o internacionalismo, a greve geral e a ação direta.

Questão 8 – (ESPM/2011) Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do século XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas foi o Anarquismo que pregava:

a) o respeito à propriedade privada, o controle demográfico e a observância da lei natural da oferta e da procura;

b) a revolução socialista, o controle do Estado pela ditadura do proletariado, o comunismo;

c) a erradicação do Estado, das classes, das instituições e tradições visando à imediata instalação do comunismo;

d) a necessidade de um contrato entre os governados e o Estado, o imperativo da moral e do bem comum como fundamentos do poder político;

e) a religião como instrumento de reforma e justiça social, além da formação de comunidades coletivistas.

  • Muito bem! Chegamos à metade das Questões sobre Anarquismo. Continue estudando

Questão 9 – (UCS RS/2013) O anarquismo é uma doutrina política que, a partir da segunda metade do século XIX, teve presença marcante no movimento operário internacional.

Sobre os pensadores anarquistas, é correto afirmar que

a) acreditavam ser possível reformar o capitalismo por meio da ação do Estado ou da associação dos trabalhadores em cooperativas autogeridas, onde não existiria um poder centralizado, nem leis e polícia.

b) propunham a criação de uma sociedade ideal, por meio da extinção da propriedade privada dos meios de produção e da implantação do comunismo.

c) defendiam que só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir de um só golpe o Estado burguês e a propriedade privada, instaurando uma sociedade desprovida de qualquer tipo de poder e constituída por pequenas comunidades autônomas.

d) argumentavam que só a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e à instauração do socialismo, para, posteriormente, chegar ao comunismo.

e) acreditavam que, antes de a sociedade chegar ao comunismo, deveria passar pela fase de transição, que seria o socialismo. Nele, haveria Estado e, portanto, leis, polícia, prisões; porém não existiria mais a relação patrão e empregado.

Questão 10 – (FM Petrópolis RJ/2014) […] o traço mais evidente [dos cem anos entre 1814 e 1914] é a frequência de choques revolucionários. Esse século, por direito, pode ser chamado o século das revoluções […]. Contudo, todos esses movimentos revolucionários não se reduzem — talvez nenhum se reduza de modo total — a sequelas da Revolução de 1789. À medida que o século se aproxima do fim, outras características se afirmam, passando pouco a pouco à frente da herança da Revolução Francesa.

RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 1974. p. 13. Adaptado.

De acordo com o texto, novas caraterísticas da realidade histórica europeia entre 1814 e 1914 resultaram num “novo tipo de revolução”.

Uma ideologia política que inspirou tais movimentos revolucionários e difundiu-se com intensidade inédita nessa nova conjuntura foi o

a) guevarismo

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) dadaísmo

c) getulismo

d) anarquismo

e) absolutismo

Questão 11 – (Famerp SP/2015) A futura organização social deve ser feita somente de baixo para cima, pela livre associação ou federação dos trabalhadores, nas associações primeiramente, depois nas comunas, nas regiões, nas nações e, finalmente, em uma grande federação internacional e universal. É somente então que se realizará a verdadeira e vivificadora ordem da liberdade e da felicidade geral, a qual, longe de renegar, afirma o contrário e concilia os interesses dos indivíduos e da sociedade.

(Mikhail Bakunin. Textos escolhidos, 1980.)

O texto pode ser associado às ideias

a) comunistas, que propõem a ditadura do proletariado como caminho para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

b) liberais, que criticam as interferências do Estado na economia e defendem a importância das ações individuais.

c) socialistas, que identificam a união dos trabalhadores como forma possível de confrontar e derrubar o sistema capitalista.

d) fascistas, que insistem na prioridade da vontade coletiva e dos interesses nacionais.

e) anarquistas, que contestam as diversas expressões da autoridade e defendem a supressão dos Estados.

Questão 12 – (PUC SP/2006) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marcas de autoridade; mas, quando surgirem lutas internas e a coletividade se dividir em vencedores e vencidos, então a autoridade aparecerá, autoridade que, naturalmente, estará a serviço dos interesses dos mais fortes e servirá para confirmar, perpetuar e reforçar sua vitória.”

(Enrico Malatesta. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, 1984, p. 25)

O fragmento acima defende postura:

a) humanista: acredita na harmonia entre os homens e opõe-se a qualquer tipo de conflito social.

b) anarquista: rejeita a necessidade da autoridade e a vê como instrumento de poder e de dominação.

c) autoritária: concebe a autoridade como natural e exclui qualquer tentativa de utilizá-la na vida em comunidade.

d) socialista: critica a autoridade exercida pela classe dominante e defende o poder nas mãos dos trabalhadores.

e) liberal: celebra o valor universal da liberdade e recusa a imposição da vontade de uns sobre outros.

Questão 13 – (UNIMONTES MG/2007) Caracteriza a Doutrina Anarquista, de modo geral,

a) o repúdio a qualquer forma de poder estatal.

b) a aliança com o partido comunista na Rússia, durante o governo Lênin.

c) a parceria com o Vaticano na luta em favor do proletariado.

d) a localização do movimento apenas em territórios europeus.

Ufa, estamos quase lá! Faça agora os 3 últimos Exercícios sobre Anarquismo.

Questão 14 (ESCS DF/2008)  “O anarquista imagina uma sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por autoridades auto impostas ou eleitas, mas por mútuas concordâncias de todos os seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais – não imobilizados por leis, pela rotina ou por superstições – mas em contínuo desenvolvimento, sofrendo constantes reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos inventos e pela evolução ininterrupta de ideais cada vez mais elevados. Não haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro homem; nem cristalização nem imobilidade, mas contínua evolução – tal como a que vemos na Natureza”.

(Woodcock, George. História das ideias e movimentos anarquistas)

A partir da leitura do documento anarquista é correto afirmar que:

a) defende o regime constitucional, fundamento para a construção de uma sociedade democrática;

b) há uma defesa da hierarquização social, uma vez que a sociedade é composta de indivíduos dotados de diferentes capacidades produtivas;

c) propõe um estado proletário capaz de garantir uma evolução harmoniosa rumo à igualdade social;

d) defende uma sociedade sem estado, fundada na liberdade humana e em sua evolução harmoniosa;

e) propõe uma república positivista, fundada no conhecimento científico e nas leis do progresso humano.

Questão 15 – (UNINOVE SP/2009) Analise os textos.

É anarquista, por definição, aquele que não quer ser nem oprimido, nem opressor, aquele que quer o máximo de bem-estar, o máximo de liberdade, o maior desenvolvimento possível a todos os seres humanos.

(Malatesta, anarquista italiano, 1899)

A exploração é o corpo visível e o Estado é a alma do regime burguês.

(Bakúnin, anarquista russo, 1871)

Os textos permitem afirmar que era ideia defendida pelos anarquistas:

a) tese de que a inexistência do Estado só seria possível mediante a criação de um partido encarregado de dirigir o operariado.

b) luta em prol da melhoria de vida do operariado e proposta de emancipação social por meio do Estado socialista.

c) luta contra o Estado opressor e formação de uma nova sociedade governada pelos partidos de trabalhadores.

d) luta contra a opressão capitalista e proposta de uma sociedade sem propriedade privada e nem Estado.

e) defesa da tese de que os Estados eram as bases de uma organização econômica e social mais justa e igualitária.

Questão 16 – (FGV/2010) (…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social.

(Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)

O fragmento define parte do ideário

a) liberal.

b) anarquista.

c) corporativista.

d) socialista cristão.

e) marxista-leninista.

  • Parabéns, você fez todas as Questões sobre as Anarquismo, Confira agora o Gabarito:

Gabarito das Questões sobre Anarquismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) O gerenciamento da sociedade pelas várias organizações de classe.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) os socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes considerassem burguês.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: e) Anarquismo.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: a) Durante a 1ª Internacional (AIT), o anarquismo foi consensualmente reconhecido por seus princípios e proposições de libertação das sociedades, diferenciando-se de noções vulgares de desordem e desarticulação.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) a erradicação do Estado, das classes, das instituições e tradições visando à imediata instalação do comunismo;

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: c) defendiam que só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir de um só golpe o Estado burguês e a propriedade privada, instaurando uma sociedade desprovida de qualquer tipo de poder e constituída por pequenas comunidades autônomas.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: d) anarquismo

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: e) anarquistas, que contestam as diversas expressões da autoridade e defendem a supressão dos Estados.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: b) anarquista: rejeita a necessidade da autoridade e a vê como instrumento de poder e de dominação.

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: a) o repúdio a qualquer forma de poder estatal.

Exercício resolvido da questão 14 –

Alternativa correta: d) defende uma sociedade sem estado, fundada na liberdade humana e em sua evolução harmoniosa;

Exercício resolvido da questão 15 –

Alternativa correta: d) luta contra a opressão capitalista e proposta de uma sociedade sem propriedade privada e nem Estado.

Exercício resolvido da questão 16 –

Alternativa correta: b) anarquista.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre Anarquismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.