Biologia

Resumo sobre os invertebrados: conceito, exemplos e como cai no Enem

Resumo sobre os invertebrados
Sala do Saber - melhor cursinho online

Tem tanto bicho por aí que tem hora que fica difícil saber a qual grupo cada um deles pertence, não é? Ainda mais se tratando de um grupo tão biodiverso como os invertebrados. Por isso, o Beduka preparou este super resumo para você com as principais características dos invertebrados, além de uma série de exemplos!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que são animais invertebrados?

Animais invertebrados são seres vivos pertencentes ao Reino Animal e que não possuem coluna vertebral.  Contudo, nem todos os animais invertebrados possuem o corpo mole. Alguns grupos possuem características que conferem rigidez para a estrutura corporal desses animais. 

Dentro da classificação biológica, os animais que fazem parte dos invertebrados são divididos em grupos denominados filos. Cada filo agrupa os seres vivos a partir de características específicas comuns para todos os pertencentes ao grupo.

Qual a diferença entre os animais vertebrados e invertebrados?

A grande diferença entre os animais vertebrados e invertebrados é justamente a presença ou  ausência da coluna vertebral. Pelo próprio nome desses grupos, fica fácil identificar essa diferença.

Como vimos anteriormente, os animais invertebrados não possuem coluna vertebral. Por outro lado, animais vertebrados irão possuir essa estrutura óssea que protege a medula espinal e parte do sistema nervoso, sendo muito importante no aspecto evolutivo.

Além disso, os vertebrados são o grupo mais diverso dentro do filo dos Cordados, tendo características bastante distintas dos demais filos em que os invertebrados estão distribuídos. Os filos de invertebrados você descobre agora!

8 principais filos de animais invertebrados e suas características

Os animais invertebrados são distribuídos em 8 filos principais. São eles:

1- Poríferos

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais que se alimentam por filtração através dos vários poros que possuem nas paredes do seu corpo. São organismos sésseis, ou seja, sem capacidade de locomoção no ambiente. Além disso, esses seres não possuem tecidos verdadeiros.

2- Cnidários

Cnidários são animais aquáticos e marinhos que podem viver em colônias ou de forma solitária, sendo sésseis ou com capacidade limitada de locomoção. Este grupo de animais abriga as águas vivas, as medusas e os corais.

3- Platelmintos

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, podendo ser de vida livre ou parasitária. Este é o primeiro grupo a apresentar simetria bilateral, ou seja, o corpo possui apenas um eixo de simetria. Este grupo compreende vermes como as tênias e os esquistossomos. 

4- Nematódeos

Nematódeos, também conhecidos como nematelmintos, são os vermes de corpo cilíndrico. Este é o primeiro grupo a apresentar sistema digestório completo. Este grupo compreende vermes como a lombriga e o ancylostoma. 

5- Moluscos

Moluscos são animais que apresentam concha. Este grupo é dividido em outros 3 subgrupos. São eles:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Bivalves: são as ostras, mariscos e mexilhões. Estes animais possuem uma concha articulada externa ao corpo.
  • Gastrópodes: são os caramujos, caracóis e lesmas. Este grupo é o único que possui representantes terrestres. 
  • Cefalópodes: são os polvos, lulas e sépias. Estes organismos possuem os pés modificados em tentáculos e possuem uma grande cefalização com a concha interna.

6- Anelídeos

Anelídeos são os animais que possuem o corpo segmentado em anéis. O exemplo mais comum são as conhecidas minhocas, mas esse grupo também conta com os poliquetos, oligoquetos e as sanguessugas.

7- Artrópodes

Os artrópodes são o grupo animal com a maior biodiversidade. Estes animais são encontrados em todos os ambientes terrestres e possuem características exclusivas como o exoesqueleto e a presença de patas articuladas

Este grupo também possui uma subdivisão muito importante:

  • Aracnídeos: são as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Estes organismos possuem 4 pares de pernas.
  • Miriápodes: são os piolhos-de-cobra e as lacraias. Estes organismos são divididos em outros dois grupos chamados de diplópodes (dois pares de pernas por segmento) ou quilópodes (quatro pares de pernas por segmento).
  • Crustáceos: são as lagostas, camarões, caranguejos e até o tatu-bolinha. Estes organismos possuem respiração branquial e necessitam do contato direto com a água.
  • Insetos: o grupo mais diverso entre os mais diversos. Como característica principal, esses animais possuem a respiração traqueal e são extremamente importantes para o processo de polinização.

8- Equinodermos

Os equinodermos são as estrelas, as bolachas e  os pepinos do mar. É um grupo que possui um endoesqueleto e um corpo coberto por placas calcárias. Estes animais apresentam simetria radial e são os mais próximos filogeneticamente dos cordados. 

Como a zoologia pode cair no Enem?

A zoologia é o estudo de toda a vida animal e, por isso, possui muitos conceitos a serem decorados e analisados por você, estudante. Contudo, na hora do vestibular, nem todos os grupos são cobrados da mesma maneira.

Os principais grupos que são cobrados no Enem e em outros vestibulares são aqueles que possuem uma relação direta com os seres humanos. É extremamente importante que você perceba como as ações antrópicas prejudicam o meio ambiente e a vida dos demais animais.

Cada grupo irá possuir uma relação específica, mas de maneira geral podemos focar nos seguintes tópicos:

  • Cnidários – zooxantelas e o embranquecimento dos corais → aquecimento global.
  • Platelmintos e Nematódeos – verminoses: teníase, cisticercose, esquistossomose, ancilostomose → doenças e saúde pública
  • Insetos – relações ecológicas e polinização → degradação ambiental.

Além disso, o conteúdo de zoologia pode aparecer amarrado ao conteúdo de evolução, pedindo para que você interprete contextos a partir das teorias evolutivas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre Invertebrado? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.