A ancilostomose é a doença causada por ancilostomídeos, também conhecida como amarelão. O indivíduo se infecta através da penetração das larvas das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale.
No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à doenças causadas por parasitas são frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que é Ancilostomose é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.
Não deixe de conferir nosso artigo completo sobre Bioquímica.
Nesse artigo vamos falar sobre:
- O que é Ancilostomose;
- Sintomas da Ancilostomose;
- Ciclo de Vida e Transmissão.
O que é Ancilostomose?
A ancilostomose, ou amarelão, é uma doença causada por parasitas denominados Ancilostomídeos, que podem ser das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As formas adultas desses parasitas se instalam no sistema digestivo humano, na região do intestino delgado, se nutrindo do sangue do hospedeiro.
Aprenda mais sobre o Sistema Digestivo Humano.
O nome popular amarelão é devido ao aspecto de cor amarelada do indivíduo parasitado, por conta da anemia provocada pelo parasita que se alimenta do sangue do hospedeiro.
A ancilostomose é transmitida pelo contato com o solo contaminado. As larvas penetram na pele e iniciam o ciclo parasitário dentro do homem.
Diferenças entre Necator americanus e Ancylostoma duodenale
Ancylostoma duodenale | Necator americanus | |
Formato | Em “C” | Em “S” |
Clima onde vive | Climas amenos | Climas tropicais |
Cápsula bucal | Possui dois pares de dentes ventrais | Possui lâminas cortantes |
Ciclo de Vida e Transmissão
A transmissão da ancilostomose ocorre através da penetração de larvas no ser humano.
- As larvas penetram na pele, atingem a circulação sanguínea, passando do coração para os alvéolos pulmonares;
- Uma vez que estão nos alvéolos, a larva migra para os brônquios, traqueia, laringe, faringe, esôfago, estômago e, finalmente, ao intestino delgado. Nesse local as larvas se desenvolvem até se tornarem adultas;
- Após adultas ocorre o acasalamento e as fêmeas começam a colocar ovos, que são eliminados nas fezes para o solo;
- Os ovos de ancilostomídeo após alguns dias no solo eclodem liberando larvas, iniciando outro ciclo.
Sintomas
- Anemia de evolução lenta e progressiva;
- Cólicas intestinais;
- Fadiga física (atraso no desenvolvimento de crianças e, em adultos, dificuldade de realizar o trabalho).
Sintomas na Fase Aguda
A fase aguda consiste na migração das larvas nos tecidos cutâneo e pulmonar e a instalação dos vermes adultos no intestino delgado.
- Fase cutânea: Dermatite alérgica no local da penetração da larva;
- Fase pulmonar: Edema inflamatório nos alvéolos, tosse e expectoração no pulmão;
- Fase intestinal: Úlceras, cólicas intestinais, alterações nos movimentos peristálticos, diarréia, constipação, náuseas e vômitos.
Sintomas na Fase Crônica
A fase crônica é determinada pela presença do verme adulto no intestino. Os principais sintomas dessa fase são:
- Anemia: as reservas de ferro do organismo e a dieta alimentar não são suficientes para suprir a perda de sangue consumida pelo parasita;
- Apetite depravado: o indivíduo passa a ter vontade de comer terra para suprir a necessidade de ferro do organismo;
- Diminuição no apetite e deficiência nutricional.
Diagnóstico
Clínico
Anamnese: análise da origem, hábitos e contato recente com água, associada aos sintomas cutâneos, pulmonares, intestinais e a existência ou não de anemia.
Laboratorial
O principal método de diagnóstico da ancilostomose é a identificação de ovos presentes nas fezes. Essa identificação ocorre através do EPF (Exame Parasitológico de Fezes). Em alguns casos, pode-se realizar um exame hematológico, para diagnosticar a anemia no organismo.
Tratamento
O tratamento inicial da ancilostomose trata a anemia do paciente, principalmente com suplementos de ferro. Uma vez que a anemia está controlada, inicia-se o tratamento com remédios antiparasitários como o Albendazol ou o Mebendazol, eliminando os parasitas do corpo humano.
Prevenção
- Educação sanitária;
- Serviços de saneamento básico (construções de moradias higiênicas, que possuem água tratada e instalações sanitárias adequadas);
- Eliminar por completo adubação com fezes humanas;
- Uso de calçados para proteger os pés;
- Alimentação adequada, rica em proteínas, sais minerais e vitaminas;
- Tratamento dos doentes.
Além de aprender o que é Ancilostomose você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Gostou de aprender o que é Ancilostomose? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!