Biologia

Aprenda o que é heterozigoto e homozigoto de maneira simples e definitiva!

o que é heterozigoto e homozigotoo que é heterozigoto e homozigoto
Sala do Saber - melhor cursinho online

Genética é a ciência que estuda os genes e os mecanismos de hereditariedade. A área apresenta diversos conceitos, que, apesar de serem simples, podem passar batido pelos estudantes. Neste artigo, vamos responder o que são os genes e alelos, o que é heterozigoto e homozigoto e muito mais. Vamos lá?

Preparamos este resumo completo para você entender o que é heterozigoto e homozigoto. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que a genética é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que são genes?

Quando estudamos genética, nos deparamos com uma série de conceitos. E muitas vezes, além de confundir os termos, também acabamos esquecendo o que eles significam. 

Por este motivo, antes de responder sua dúvida sobre o que é heterozigoto e homozigoto, vamos revisar algumas definições básicas e importantes da genética.

O objetivo geral da genética é compreender como os organismos recebem e transmitem as características biológicas de geração para geração. Em função disso, voltamos nossa visão para a estrutura e função dos genes e para os mecanismos de hereditariedade. 

O gene pode ser compreendido como um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas dos pais. 

Cada gene é formado por uma sequência específica de DNA, que contém um código (instruções) para sintetizar uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Para se ter uma ideia, cada célula humana possui aproximadamente 25.000 genes!

As sequências de genes ficam localizadas nas cadeias de DNA espiraladas dos cromossomos, que se encontram no núcleo das células. 

Um ser humano possui 46 cromossomos no total: 23 de origem paterna e 23 de origem materna. Lado a lado, esses cromossomos formam 22 pares, ou seja, 44 cromossomos homólogos.

Os 2 cromossomos que faltam para completar os 46 cromossomos de um indivíduo são cromossomos sexuais (X e Y), são eles que determinam as características de cada sexo.

Você sabe como funciona o código genético? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto aqui!

O que são alelos?

Outro conceito fundamental para compreender o que é heterozigoto e homozigoto são os alelos. 

Os alelos são formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus (local) em cromossomos homólogos. 

Eles podem ser classificados em dominantes ou recessivos:

  • Alelo dominante: aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. 
  • Alelo recessivo: só consegue se expressar aos pares.

Agora que revisamos os conceitos essenciais para o entendimento sobre o que é heterozigoto e homozigoto, ambos os termos ficarão mais claros para você. Vamos lá!

O que é heterozigoto e homozigoto?

Um organismo heterozigoto apresenta um genótipo com dois alelos diferentes, onde um é dominante sobre o outro. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Já um organismo homozigoto, possui um genótipo com dois alelos idênticos, sejam eles dominantes ou recessivos.

Os genes podem ser representados didaticamente por meio de letras, sendo a letra maiúscula usada para a representação de alelos dominantes e as minúsculas utilizadas para os alelos recessivos. 

Por convenção, usamos sempre a letra da característica recessiva e a letra maiúscula antes da minúscula. 

Dessa forma, quando um indivíduo possui os dois alelos iguais, dizemos que ele é homozigoto (ex.: AA e aa). E quando ele apresenta alelos diferentes (ex.: Aa), dizemos que ele é heterozigoto.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é heterozigoto e homozigoto. 

Continue estudando genética com nosso resumo completo sobre Hereditariedade!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso texto sobre o que é heterozigoto e homozigoto.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.