Biologia

O que são seres não vivos? Aprenda tudo sobre eles com exemplos reais

o que são seres não vivoso que são seres não vivos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Desde crianças, aprendemos que os organismos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Mais tarde, também entendemos quais são as características comuns presentes em todos os seres vivos.

Mas e os seres não vivos? Quem são eles? Como podem ser definidos? Para responder a essas perguntas preparamos este artigo sobre o assunto. 

Leia até o final e entenda de uma vez por todas o que são seres não vivos com exemplos e muito mais. Ah, também falaremos de um assunto polêmico: vírus são vivos ou não? Descubra tudo agora!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que são seres inanimados. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que são seres não vivos?

Os seres não vivos podem ser definidos como inanimados, isto é, que não possuem vida, mas que também fazem parte da natureza. 

Como exemplo, podemos citar: o ar, a água, o solo e as rochas.

Além disso, também existem os objetos inventados pelos seres humanos e que também são inanimados, como os automóveis, as roupas, os computadores, entre outros.

É importante notar que os seres vivos necessitam dos seres inanimados para sobreviver. A água não tem vida, mas é essencial para todos organismos, assim como a terra, o ar etc.

Quais são as características dos seres não vivos?

Assim como os organismos possuem propriedades em comum, os seres inanimados também apresentam algumas características básicas, veja quais são elas:

  • Não possuem organização celular;
  • São inanimados (não se movem por conta própria);
  • Não se reproduzem;
  • Não possuem metabolismo;
  • Não respondem a estímulos;
  • Não são capazes de se adaptar;
  • Não possuem ciclo de vida.

Confira outros exemplos para entender o que são seres não vivos:

Exemplos de seres não vivos

  • Água;
  • Ar;
  • Solo;
  • Rochas;
  • Fogo;
  • Gases.

Depois de entender o que são seres não vivos, aprenda o que são seres vivos e suas características.

O que são seres vivos?

Os seres vivos, por sua vez, apresentam uma série de características básicas e comuns: organização celular, composição química, metabolismo energético, reprodução, hereditariedade e evolução. 

Todas essas propriedades estão presentes na vida, o objeto de estudo da Biologia. 

Nessa área do conhecimento busca-se compreender os organismos em todos os seus aspectos, desde sua origem, composição, funcionamento, interações dos organismos entre si e com o meio, fatores abióticos e eventos biológicos.

Conheça exemplos do que são seres vivos:

Exemplos de seres vivos

  • Bactérias;
  • Protozoários;
  • Algas;
  • Fungos;
  • Plantas;
  • Animais. 

Quer entender o que são seres vivos e suas características de forma completa? Leia nosso resumo sobre o assunto!

Vírus: ser vivo ou não vivo?

Os vírus são os agentes causadores de uma série de doenças e muito se discute se eles são estruturas vivas ou não. 

Eles são seres microscópicos e acelulares, ou seja, não possuem células. Além disso, são parasitas intracelulares obrigatórios (capazes de se reproduzir somente no interior de uma célula) e não apresentam metabolismo próprio. 

Dessa forma, levando em consideração essas características comuns a todos os organismos, os vírus, são seres não vivos, uma vez que não possuem células e nem metabolismo próprio.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Apesar disso, os vírus também apresentam propriedades que nos fazem pensar que eles são formas de vida, já que possuem material genético e capacidade de evolução.

Enfim, esse assunto é bastante complexo e a verdade é que não há um consenso e uma resposta definitiva quanto a classificação dos vírus como seres vivos ou não vivos.

Este resumo lhe foi útil? Comente outros assuntos que você gostaria de ver por aqui.

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade. 

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler nosso artigo.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários