Biologia

Aprenda o que são seres unicelulares e seres pluricelulares e descubra todas as suas características

o que são seres unicelulares e seres pluricelulareso que são seres unicelulares e seres pluricelulares

De maneira geral, podemos dizer que a principal diferença entre os seres unicelulares e pluricelulares é a seguinte: a quantidade de células que formam seu corpo.

Mas as diferenças não param por aí. Esses organismos também divergem em outras características importantes como o tipo celular e a forma de reprodução.

Neste artigo completo sobre o tema você vai aprender o que são seres unicelulares e seres pluricelulares, suas particularidades, e vai conhecer alguns exemplares. Boa leitura!

Preparamos este artigo completo para você entender o que são seres unicelulares e seres pluricelulares. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que são seres unicelulares e seres pluricelulares?

Todos os seres vivos são formados por células. Essas estruturas são as unidades funcionais e estruturais dos organismos.

Essas células podem estar unidas, formando um organismo, ou se apresentarem individualizadas, formando um ser constituído por uma única célula.

A diferença entre o que são seres unicelulares e seres pluricelulares é bastante simples. Veja:

  • Seres unicelulares: organismos que possuem apenas uma única célula.
  • Seres pluricelulares: organismos formados por muitas células.

Você sabe quais características todos os organismos têm em comum? Aprenda aqui!

Quais as características do seres unicelulares?

Como definimos no tópico anterior, os organismos unicelulares são aqueles que possuem corpo formado por apenas uma célula. 

Em função dessa simplicidade, estima-se que os primeiros organismos vivos que surgiram no planeta Terra eram unicelulares.

Os seres unicelulares são capazes de realizar todas as suas atividades, como locomoção e alimentação, sem precisar de outra célula. 

Quanto à sua reprodução: ela pode ser assexuada (como ocorre com as bactérias) ou sexuada (que é o caso de certos protozoários). 

Além disso, os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes

Nos procariontes (bactérias e arqueas), o material genético não está contido em um núcleo, mas se encontra disperso no citoplasma.

Já nos eucariontes (todos os outros organismos), é possível notar a presença de um núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca) que abriga o DNA.

Conheça a seguir alguns exemplos do que são seres unicelulares. 

Exemplos de seres unicelulares

  • Bactérias;
  • Arqueas.
  • Protozoários;
  • Algumas espécies de algas;
  • Algumas espécies de fungos.

Depois de aprender o que são seres unicelulares e seres pluricelulares, entenda como ocorre a reprodução das bactérias. 

Quais as características do seres pluricelulares?

Para que você fique expert em reconhecer o que são seres unicelulares e seres pluricelulares, é importante que conheça suas principais características e diferenças. Continue lendo o artigo para aprender quem são os organismos pluricelulares. 

Também chamados de organismos multicelulares, os seres pluricelulares possuem grande quantidade de células. 

Mas não é apenas essa característica que os diferencia dos seres unicelulares. 

As células dos seres pluricelulares são mais complexas e atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.

Na maioria dos organismos pluricelulares, as células encontram-se organizadas em tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas, que, por fim, formam o corpo do organismo. 

No entanto, é importante destacar que nem todos os filos possuem espécies com tecidos verdadeiros. Esse é o caso dos poríferos (esponjas do mar), por exemplo. 

Assim como dos unicelulares, a reprodução dos organismos multicelulares pode ser assexuada ou sexuada

Há várias formas de reprodução assexuada que ocorrem em seres pluricelulares, algumas delas são: fragmentação, partenogênese, esporulação e o brotamento

No caso da reprodução sexuada, que ocorre com a junção de gametas, é possível observar um ciclo de vida com estágios de nascimento, crescimento, maturação sexual, reprodução e morte.

Confira exemplos de seres pluricelulares a seguir!

Exemplos de seres pluricelulares

  • Algumas espécies de algas;
  • Algumas espécies de fungos;
  • Plantas;
  • Animais.

Gostou do nosso resumo sobre o que são seres unicelulares e seres pluricelulares? Comente quais outros assuntos você deseja ver por aqui. 

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso texto sobre o que são seres unicelulares e seres pluricelulares até aqui.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.