GeografiaMatérias

O que é Coeficiente de Gini? Entenda tudo sobre esse Índice.

O que é o Coeficiente de Gini? (Índice de Gini)O que é o Coeficiente de Gini? (Índice de Gini)

O Coeficiente de Gini, conhecido como razão ou de índice de Gini, é um medidor de desigualdades. Ele foi criado pelo  estatístico italiano Corrado Gini e é mais usado para analisar a concentração de renda.

Neste artigo sobre Coeficiente de Gini, você encontrará:

  1. O que é Coeficiente de Gini
  2. Como funciona e como ler o gráfico 
  3. Importância e cálculo do Índice Gini
  4. Vantagens e desvantagens
  5. O Brasil e o índice de Gini

O que é Coeficiente de Gini? (Índice de Gini)

O Índice de Gini é um instrumento utilizado para medir quão grande é a desigualdade social. Ele foi criado pelo matemático italiano Conrado Gini em 1912, por isso recebe esse nome. 

Assim, ele pode se referir à desigualdade salarial, educacional, social etc. O mais comum é usá-lo para apontar a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos.

Com ele, podenos fazer análises em várias áreas do conhecimento. Você pode lidar com ele na sociologia, geografia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura. 

Como o Coeficiente de Gini funciona e como ler o gráfico?

A medição do índice de Gini obedece a uma escala que vai de 0 (não há desigualdade) a 1 (desigualdade máxima). Portanto, quanto menor o valor gini, menos desigual é um país ou localidade.

Os números destes dois extremos são valores que jamais serão alcançados, pois representam apenas ideais e referências. Na prática, nenhum país será totalmente igualitário ou desigual.

Gráfico do Coeficiente de Gini, índice de gini.

Graficamente, a representação do Índice de Gini é realizada a partir da curva de Lorenz, como na imagem acima. Ele mostra o acúmulo de renda em comparação com a população geral de uma localidade.

Observando o gráfico a seguir, consideramos que a reta representa a perfeita igualdade. Quanto mais próxima da reta a curvatura estiver, menos desigual será o local representado. 

Observe que abaixo da reta da igualdade forma-se um triângulo retângulo que contém a área da curvatura. Por isso, quanto maior a área de concentração da curvatura, maior a desigualdade.

Já que o índice de Gini varia de 0 a 1, pode ser expresso em pontos percentuais de 0% a 100% (porcentagem).

Qual a Importância do índice Gini?

Apesar de possuir algumas desvantagens, esse coeficiente é importante porque nos deu  uma melhor noção da desigualdade existente no mundo. Também é a partir dessa quantificação que se pensou em novas medidas de melhoria de vida para os mais pobres.

  • É importante diferenciar uma coisa:

Quanto menor o coeficiente de Gini, não necessariamente será maior a riqueza.

Alguns países podem ser muito mais ricos que outros e serem muito mais desiguais, como é o caso do Oriente Médio em que se lucra bilhões com o petróleo, ou do Japão.

Nesses lugares, o dinheiro está concentrado no governo e nos grandes empresários.

Por outro lado, pode-se ter nações com menos riqueza e mais pessoas vivendo em condições semelhantes.

Portanto, o índice de Gini mede apenas a concentração/distribuição da riqueza, não o seu valor bruto.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Quais as Vantagens e Desvantagens do Índice de Gini?

Como tudo o que é criado pelo ser humano, o cálculo do Coeficiente de Gini também possui vantagens e desvantagens. 

Veja quais são:

Vantagens

A principal vantagem do índice de Gini é a sua capacidade de chegar diretamente ao quadro da distribuição de renda. Isso significa que ele não é um dado limitado como o número da renda per capita. 

Além disso, esse dado é facilmente  interpretado e fornece uma noção maior da realidade. Assim podemos até fazer a  comparação entre diferentes períodos e localidades.

Desvantagens

Como desvantagem podemos citar o fato de que esse índice dá valor que representa a desigualdade de forma estática. Então ele não mostra as tendências, ou seja, o potencial que um local possui em se tornar mais ou menos desigual a curto e longo prazo. 

Uma boa distribuição de renda em um país, não corresponde necessariamente a uma justiça social, pois esse índice não leva em conta o poder de compra que uma renda X pode apresentar nas diferentes partes de um mesmo território.

Por fim, os dados são entregues voluntariamente pelos governos e agências de pesquisa. Então, conforme os diferentes interesses, as informações podem apresentar distorções.

Como é calculado o Índice de Gini?

O índice de Gini é calculado por uma operação matemática chamada somatório. No caso, é o somatório da frequência da população pela renda de cada um.

Quando calculamos 

O coeficiente de Gini pode ser calculado com a Fórmula de Brown:

Fórmula de Brown para calcular o Coeficiente de Gini (índice de Gini)

Outra forma de calcular é fazer a razão entre as áreas do diagrama e da curva de Lorenz. 

  • Chamamos de A a área entre a linha da igualdade e a curva de Lorenz. 
  • Chamamos de B a área abaixo da curva de Lorenz.

Então o coeficiente de Gini é igual a:

A/(A+B)

Qual é o coeficiente de Gini do Brasil?

O Brasil possui um dos piores coeficientes de Gini do mundo, ficando empatado com Equador e estando à frente de países como a Bolívia, Camarões e Madagascar.

Em 2017, o índice Gini do Brasil (na escala de 100x) foi de 53,3. Isso significa um 0,53 na escala de 0 a 1. O país mais desigual do mundo é a África do Sul, que teve um índice Gini de 63 (0,63).

Curiosamente, esse foi o mesmo valor foi registrado por Botsuana, mesmo o Brasil tendo um maior número bruto de riquezas. Isso confirma o que explicamos nos tópicos acima!

Isso significa que o Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda, em que uma pequena parcela da população retém a maior parte da riqueza. 

Apesar disso, ressaltar que o Brasil é o país que apresentou a melhora mais significativa do índice de Gini em todo o mundo, nos últimos anos. Em 1990, o valor do coeficiente era de 0,607 e, em 2011, caiu para 0,527.

Gostou do nosso artigo sobre Coeficiente de Gini? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador