Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia, uma das matérias que o caderno de Ciências Humanas do ENEM engloba. Estude as principais ideias de Durkheim com nosso artigo e chegue preparado no dia da prova.
Você sabe quais são as principais ideias de Émile Durkheim? Já ouviu falar dele? Ele é uma figura muito importante dentro da sociologia. Caso você não saiba, a sociologia é uma das quatro matérias dentro da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que corresponde a 45 questões da prova.
Apesar de ser esquecida por alguns alunos, a pontuação nas questões que envolvem sociologia pode ser decisiva para que você consiga uma nota maior do que a do seu concorrente à vaga na universidade desejada. Logo, vale aprofundar mais nas revisões desta matéria e também em filosofia. Você pode conferir aqui quais são os filósofos que mais caem no ENEM.
É muito importante estudar todas as matérias. E quando dizemos todas, é para dar atenção a todas as disciplinas mesmo. Não há melhor maneira de começar relembrar sociologia do que com um dos pais dela: Émile Durkheim. Sem contar que suas ideias e pensamentos podem ser interessantes até para quem não tentará o ENEM.
Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.
Quem, de fato, era Émile Durkheim?
Émile Durkheim é tido por muitos como um dos pais da sociologia. Ele nasceu na França, em 1858 e, além de sociólogo, também era cientista político, filósofo, psicólogo social e antropólogo.
Muitos estudiosos afirmam que foi ele quem criou a escola francesa de sociologia. Os adeptos dessa escola, assim como Durkheim, exaltavam a pesquisa através da observação e das experiências sensoriais (algo chamado de empirismo), além da própria teoria sociológica.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! E é possível fazer somente questões de humanas, caso seja seu ponto fraco.
Quais são as principais ideias de Émile Durkheim?
Como a sua obra é extensa, o melhor a se fazer para compreendê-la é explicar as três principais ideias de Émile Durkheim. Por isso fizemos a lista a seguir, na qual falaremos resumidamente de cada um de seus conceitos fundamentais.
Vale lembrar que é muito importante se aprofundar e estudar melhor o sociólogo, assim como outros pensadores da sociologia. Tome este texto como um ponto de partida ou uma base de resumo.
1 – A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos
Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.
Isso vai contra o que grandes filósofos pregavam como sendo a natureza real do ser humano. Os gregos fundamentalmente, observavam como era a natureza humana pra entender a sociedade. Durkheim acreditava que esses pensamentos estavam errados porque não eram baseados em observações.
Contudo, trava-se de observações. A tradição antiga da filosofia (grega), partia da realidade para alcançar certezas metafísicas, isto é, apenas alcançadas por meio do intelecto, com a abstração do pensamento. Isso não deixa a filosofia grega menos lógica ou inexata, mas trata-se de um caminho diferente.
Durkheim não aceitou a metafísica, apenas aceitando o que poderia ter por meio da observação dos sentidos.
2 – A natureza humana vem da sociedade
Mais uma vez, indo contra boa parte dos filósofos, Durkheim não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano.
Para ele, a sociedade é um agrupamento de individualidades que funcionam juntas e causam fenômenos diferentes daqueles que ocorrem na consciência de cada indivíduo. Por isso, ele achava que deveria existir uma separação entre sociologia e psicologia.
Cabia a psicologia estudar o indivíduo singularmente, individualmente e à sociologia estudar o coletivo de forma generalista.
3 – O grupo sobre o indivíduo
De novo contradizendo os filósofos, Durkheim se opõe à ideia deles de que a sociedade é criada pela consciência de cada pessoa. Para ele, a consciência humana é formada por pressão social que vem, em sua maioria, a partir da educação.
Já que a educação é a maneira da sociedade impor as regras, as religiões, as morais e as éticas de comportamento, ela consegue facilmente definir as ações do ser humano dentro de seu grupo social. Dessa forma, é o indivíduo que é o resultado da sociedade e não o contrário.
Contudo, a tradição que ele ataca poderia devolver uma questão: se é a sociedade que forma o indivíduo, como a sociedade foi formada? Indivíduos são a célula menor da sociedade e são eles que vão dando o tom da cultura.
Se as pessoas mudam, a sociedade muda. Durkheim entendia as coisas como imposição social, quando muitas delas são aprendizados que podem ser aceitos ou não.
Émile Durkheim e os fatos sociais
Entenda o que são por essas três características básicas:
- Os fatos sociais são externos às pessoas. Eles são os acontecimentos sociais que independem das vontades individuais.
- A natureza dos fatos sociais é coercitiva. Isso significa que eles obrigam os indivíduos a agirem de uma certa forma, sob pena de exclusão social ou punição.
- Os fatos sociais são generalistas. Eles atingem a todos sem qualquer distinção.
Por exemplo, a Língua Portuguesa é externa aos seus falantes e independe da vontade dos brasileiros, por exemplo. É coercitiva, pois se não for falada, haverá uma exclusão natural e é generalista, estendendo-se a todos no território onde ela é oficial.
Conseguiu compreender as principais ideias de Émile Durkheim? Depois de estudá-las bem, faça exercícios para fixar o assunto na cabeça e melhorar suas chances de se dar bem nas provas de sociologia!
No nosso objetivo de trazer conteúdo de qualidade aos estudantes que se preparam para o ENEM e vestibulares mais disputados, ensinamos aqui como fazer uma redação nota 1000, palavras que servem para enriquecer o texto e como estudar interpretação de texto.
Mas não é apenas com a redação que você deve se preocupar. Saiba aqui quais são as principais características do feudalismo, as principais ideias de Platão e quais os livros exigidos no vestibular da Unicamp.
Além de ver o resumo das principais ideias de Émile Durkheim, separamos aqui algumas dicas para você se preparar para o ENEM:
- Como estudar história para o ENEM?
- Como estudar biologia para o ENEM?
- Como se organizar para estudar?
Beduka é um buscador de cursos e faculdades privadas e públicas. Em nosso site você encontra um catálogo completo de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você tem acesso ao endereço, avaliações e demais informações sobre cada universidade, além dos valores das mensalidades dos cursos pagos.
Agora que você já sabe quais são as principais ideias de Émile Durkheim e um pouco da sua história, aproveite para ver também:
Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.
Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
Obrigado, gostei!
Nós é que agradecemos por você ter vindo estudar com a gente João. Volte sempre.