Filosofia

Quais são as principais ideias de Émile Durkheim? Elas estão presentes no Enem

principais ideias de Émile DurkheimPrincipais ideias de Émile Durkheim
Sala do Saber - melhor cursinho online

Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia, uma das matérias que o caderno de Ciências Humanas do ENEM engloba. Estude as principais ideias de Émile Durkheim com nosso artigo e chegue preparado no dia da prova.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabe quais são as principais ideias de Émile Durkheim? Já ouviu falar dele? Ele é uma figura muito importante dentro da sociologia.

Caso você não saiba, a sociologia é uma das quatro matérias dentro da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que corresponde a 45 questões da prova.

Apesar de ser esquecida por alguns alunos, a pontuação nas questões que envolvem sociologia pode ser decisiva para que você consiga uma nota maior do que a do seu concorrente à vaga na universidade desejada.

Logo, vale aprofundar mais nas revisões desta matéria e também em filosofia. Você pode conferir aqui quais são os filósofos que mais caem no ENEM.

É muito importante estudar todas as matérias. E quando dizemos todas, é para dar atenção a todas as disciplinas mesmo. Não há melhor maneira de começar a relembrar sociologia do que com um dos pais dela: Émile Durkheim. Sem contar que suas ideias e pensamentos podem ser interessantes até para quem não tentará o ENEM.

Quem foi Émile Durkheim?

Émile Durkheim é tido por muitos como um dos pais da sociologia. Ele nasceu na França, em 1858 e, além de sociólogo, também era cientista político, filósofo, psicólogo social e antropólogo.

Muitos estudiosos afirmam que foi ele quem criou a escola francesa de sociologia. Os adeptos dessa escola, assim como Durkheim, exaltavam a pesquisa através da observação e das experiências sensoriais (algo chamado de empirismo), além da própria teoria sociológica.

  • Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! E é possível fazer somente questões de humanas, caso seja seu ponto fraco.

Quais são as principais ideias de Émile Durkheim?

Como a sua obra é extensa, o melhor a se fazer para compreendê-la é explicar as três principais ideias de Émile Durkheim. Por isso fizemos a lista a seguir, na qual falaremos resumidamente de cada um de seus conceitos fundamentais.

Vale lembrar que é muito importante se aprofundar e estudar melhor o sociólogo, assim como outros pensadores da sociologia. Tome este texto como um ponto de partida ou uma base de resumo.

1 – A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos

Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.

Isso vai contra o que grandes filósofos pregavam como sendo a natureza real do ser humano. Os gregos fundamentalmente observavam como era a natureza humana pra entender a sociedade. Durkheim acreditava que esses pensamentos estavam errados porque não eram baseados em observações.

Contudo, tratava-se de observações. A tradição antiga da filosofia (grega), partia da realidade para alcançar certezas metafísicas, isto é, apenas alcançadas por meio do intelecto, com a abstração do pensamento. Isso não deixa a filosofia grega menos lógica ou inexata, mas trata-se de um caminho diferente.

Durkheim não aceitou a metafísica, apenas aceitando o que poderia ter por meio da observação dos sentidos.

2 – A natureza humana vem da sociedade

Mais uma vez, indo contra boa parte dos filósofos, Durkheim não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano.

Para ele, a sociedade é um agrupamento de individualidades que funcionam juntas e causam fenômenos diferentes daqueles que ocorrem na consciência de cada indivíduo. Por isso, ele achava que deveria existir uma separação entre sociologia e psicologia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Cabia à psicologia estudar o indivíduo singularmente, individualmente e à sociologia estudar o coletivo de forma generalista.

3 – O grupo sobre o indivíduo

De novo contradizendo os filósofos, Durkheim se opõe à ideia deles de que a sociedade é criada pela consciência de cada pessoa. Para ele, a consciência humana é formada por pressão social que vem, em sua maioria, a partir da educação.

Já que a educação é a maneira da sociedade impor as regras, as religiões, as morais e as éticas de comportamento, ela consegue facilmente definir as ações do ser humano dentro de seu grupo social. Dessa forma, é o indivíduo que é o resultado da sociedade e não o contrário.

Contudo, a tradição que ele ataca poderia devolver uma questão: se é a sociedade que forma o indivíduo, como a sociedade foi formada? Indivíduos são a célula menor da sociedade e são eles que vão dando o tom da cultura.

Se as pessoas mudam, a sociedade muda. Durkheim entendia as coisas como imposição social, quando muitas delas são aprendizados que podem ser aceitos ou não.

Émile Durkheim e os fatos sociais

Entenda o que são por essas três características básicas:

  • Os fatos sociais são externos às pessoas: Eles são os acontecimentos sociais que independem das vontades individuais.
  • A natureza dos fatos sociais é coercitiva: Isso significa que eles obrigam os indivíduos a agirem de uma certa forma, sob pena de exclusão social ou punição.
  • Os fatos sociais são generalistas: Eles atingem a todos sem qualquer distinção.

Por exemplo, a Língua Portuguesa é externa aos seus falantes e independe da vontade dos brasileiros, por exemplo. É coercitiva, pois se não for falada, haverá uma exclusão natural e é generalista, estendendo-se a todos no território onde ela é oficial.

O Beduka te conecta à faculdade!

Conseguiu compreender as principais ideias de Émile Durkheim? Elas estão presentes em diversos cursos universitários, principalmente os de Ciências Humanas.

Você pensa em fazer um curso universitário? Eles também são muito importantes, visto que quem tem uma graduação em geral tem mais facilidade em conseguir emprego e ganhar melhor.

O Beduka pode te ajudar a conseguir um diploma com um desconto muito bom nas mensalidades.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode garantir uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários