Filosofia

Vejas as principais ideias de Émile Durkheim

Principais ideias de Émile DurkheimPrincipais ideias de Émile Durkheim

Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia, uma das matérias que o caderno de Ciências Humanas do ENEM engloba. Estude as principais ideias de Durkheim com nosso artigo e chegue preparado no dia da prova.

Você sabe quais são as principais ideias de Émile Durkheim? Já ouviu falar dele? Ele é uma figura muito importante dentro da sociologia. Caso você não saiba, a sociologia é uma das quatro matérias dentro da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que corresponde a 45 questões da prova.

Apesar de ser esquecida por alguns alunos, a pontuação nas questões que envolvem sociologia pode ser decisiva para que você consiga uma nota maior do que a do seu concorrente à vaga na universidade desejada. Logo, vale aprofundar mais nas revisões desta matéria e também em filosofia. Você pode conferir aqui quais são os filósofos que mais caem no ENEM.

É muito importante estudar todas as matérias. E quando dizemos todas, é para dar atenção a todas as disciplinas mesmo. Não há melhor maneira de começar relembrar sociologia do que com um dos pais dela: Émile Durkheim. Sem contar que suas ideias e pensamentos podem ser interessantes até para quem não tentará o ENEM.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

Quem, de fato, era Émile Durkheim?

Émile Durkheim é tido por muitos como um dos pais da sociologia. Ele nasceu na França, em 1858 e, além de sociólogo, também era cientista político, filósofo, psicólogo social e antropólogo.

Muitos estudiosos afirmam que foi ele quem criou a escola francesa de sociologia. Os adeptos dessa escola, assim como Durkheim, exaltavam a pesquisa através da observação e das experiências sensoriais (algo chamado de empirismo), além da própria teoria sociológica.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! E é possível fazer somente questões de humanas, caso seja seu ponto fraco.

Quais são as principais ideias de Émile Durkheim?

Como a sua obra é extensa, o melhor a se fazer para compreendê-la é explicar as três principais ideias de Émile Durkheim. Por isso fizemos a lista a seguir, na qual falaremos resumidamente de cada um de seus conceitos fundamentais.

Vale lembrar que é muito importante se aprofundar e estudar melhor o sociólogo, assim como outros pensadores da sociologia. Tome este texto como um ponto de partida ou uma base de resumo.

1 – A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos

Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.

Isso vai contra o que grandes filósofos pregavam como sendo a natureza real do ser humano. Os gregos fundamentalmente, observavam como era a natureza humana pra entender a sociedade. Durkheim acreditava que esses pensamentos estavam errados porque não eram baseados em observações.

Contudo, trava-se de observações. A tradição antiga da filosofia (grega), partia da realidade para alcançar certezas metafísicas, isto é, apenas alcançadas por meio do intelecto, com a abstração do pensamento. Isso não deixa a filosofia grega menos lógica ou inexata, mas trata-se de um caminho diferente.

Durkheim não aceitou a metafísica, apenas aceitando o que poderia ter por meio da observação dos sentidos.

2 – A natureza humana vem da sociedade

Mais uma vez, indo contra boa parte dos filósofos, Durkheim não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano.

Para ele, a sociedade é um agrupamento de individualidades que funcionam juntas e causam fenômenos diferentes daqueles que ocorrem na consciência de cada indivíduo. Por isso, ele achava que deveria existir uma separação entre sociologia e psicologia.

Cabia a psicologia estudar o indivíduo singularmente, individualmente e à sociologia estudar o coletivo de forma generalista.

3 – O grupo sobre o indivíduo

De novo contradizendo os filósofos, Durkheim se opõe à ideia deles de que a sociedade é criada pela consciência de cada pessoa. Para ele, a consciência humana é formada por pressão social que vem, em sua maioria, a partir da educação.

Já que a educação é a maneira da sociedade impor as regras, as religiões, as morais e as éticas de comportamento, ela consegue facilmente definir as ações do ser humano dentro de seu grupo social. Dessa forma, é o indivíduo que é o resultado da sociedade e não o contrário.

Contudo, a tradição que ele ataca poderia devolver uma questão: se é a sociedade que forma o indivíduo, como a sociedade foi formada? Indivíduos são a célula menor da sociedade e são eles que vão dando o tom da cultura.

Se as pessoas mudam, a sociedade muda. Durkheim entendia as coisas como imposição social, quando muitas delas são aprendizados que podem ser aceitos ou não.

Émile Durkheim e os fatos sociais

Entenda o que são por essas três características básicas:

  • Os fatos sociais são externos às pessoas. Eles são os acontecimentos sociais que independem das vontades individuais.
  • A natureza dos fatos sociais é coercitiva. Isso significa que eles obrigam os indivíduos a agirem de uma certa forma, sob pena de exclusão social ou punição.
  • Os fatos sociais são generalistas. Eles atingem a todos sem qualquer distinção.

Por exemplo, a Língua Portuguesa é externa aos seus falantes e independe da vontade dos brasileiros, por exemplo. É coercitiva, pois se não for falada, haverá uma exclusão natural e é generalista, estendendo-se a todos no território onde ela é oficial.

Conseguiu compreender as principais ideias de Émile Durkheim? Depois de estudá-las bem, faça exercícios para fixar o assunto na cabeça e melhorar suas chances de se dar bem nas provas de sociologia!

No nosso objetivo de trazer conteúdo de qualidade aos estudantes que se preparam para o ENEM e vestibulares mais disputados, ensinamos aqui como fazer uma redação nota 1000, palavras que servem para enriquecer o texto e como estudar interpretação de texto.

Mas não é apenas com a redação que você deve se preocupar. Saiba aqui quais são as principais características do feudalismo, as principais ideias de Platão e quais os livros exigidos no vestibular da Unicamp.

Além de ver o resumo das principais ideias de Émile Durkheim, separamos aqui algumas dicas para você se preparar para o ENEM:

Beduka é um buscador de cursos e faculdades privadas e públicas. Em nosso site você encontra um catálogo completo de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você tem acesso ao endereço, avaliações e demais informações sobre cada universidade, além dos valores das mensalidades dos cursos pagos.

Agora que você já sabe quais são as principais ideias de Émile Durkheim e um pouco da sua história, aproveite para ver também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador