A Lua é o satélite natural da Terra e como todos os corpos celestes ela não fica parada no Universo. Entre os movimentos da Lua, está o de revolução. Leia este resumo até o fim para entender o que é o movimento de revolução da Lua, suas fases e seus efeitos no nosso planeta.
Vamos te explicar o que é o movimento de revolução da Lua, se quiser ir direto para o conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:
- Quais são os movimentos da Lua?
- O que é o movimento de revolução da Lua?
- Quais são as fases da Lua?
- Como a Lua interfere na Terra?
- Vamos te ajudar a passar no Enem!
Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!
Quais são os movimentos da Lua?
Assim como todos os astros, a Lua não está parada no céu. Ela realiza três movimentos principais: a rotação, a translação e a revolução.
A rotação é o movimento que ela faz em torno de seu próprio eixo. É semelhante ao da Terra, que define o dia no nosso planeta. A diferença é a duração. Enquanto a rotação da Terra dura cerca de 24h, a Lua faz em 28 dias.
Já a translação é o movimento da Lua em redor do Sol. Esse movimento dura 365 dias, como o da Terra.
O movimento de revolução está mais diretamente ligado à Terra. Continue lendo para saber o que é o movimento de revolução da Lua.
Entenda mais sobre este astro com nosso guia completo sobre a Lua.
O que é o movimento de revolução da Lua?
Além de girar em torno do próprio eixo e do Sol, a Lua também se movimenta ao redor da Terra. Esse é o movimento de revolução da Lua.
Quando usada na Astronomia, a palavra revolução significa voltar para o mesmo ponto. Ou seja, se refere à volta que um astro dá em torno de algo para chegar ao local da partida.
A revolução da Lua tem duração de aproximadamente 28 dias, igual à rotação. Ela acontece em elipse, por isso durante a trajetória a Lua estará mais perto ou mais distante da Terra. O momento de maior distância é conhecido como apogeu, o de menor é o perigeu.
O movimento de revolução da Lua acontece pelas forças gravitacionais que existem no nosso Sistema Solar. Saiba mais sobre ele com este nosso artigo.
Quais são as fases da Lua?
A Lua faz a revolução em quatro fases, cada uma durando sete dias. Vamos conhecê-las para entender melhor o que é o movimento de revolução da Lua.
Você já deve saber que a Lua é um astro sem luz própria. Isso significa que todo o brilho dela que a gente vê à noite é apenas a luz solar sendo refletida.
Ao longo do movimento de revolução, a Lua vai refletir a luz de maneiras diferentes, fazendo com que ela apareça para nós em quatro fases.
- Lua nova: acontece quando o Sol e a Lua estão em conjunção completa e sua face visível se encontra às escuras e a face oculta, iluminada. Assim, ela não aparece para nós, exceto se houver um eclipse solar.
- Lua crescente: quando a Lua está em um ângulo de 90º em relação ao Sol, metade dela fica iluminada e visível para nós.
- Lua cheia: sete dias após a posição crescente, a Lua estará em oposição total ao Sol. Sua face visível estará completamente iluminada.
- Lua minguante: após uma semana, a posição da Lua formará um ângulo de 270º com o Sol. Ela começará a “apagar-se” novamente, voltando à posição da Lua nova.
Esse fenômeno acontece porque os movimentos de rotação e revolução duram o mesmo período de tempo. Assim, a face que a Lua mostra para nós é sempre a mesma.
Como a Lua interfere na Terra?
Desde a Antiguidade, os estudiosos entendem que massa atrai massa. Por isso, é possível que os astros tenham alguma influência nas coisas que acontecem na Terra.
No caso da Lua, ela é responsável por intensificar as marés em conjunto com outros corpos celestes que possuem relações gravitacionais com ela e a Terra.
A Lua atrai para si a superfície dos oceanos e isso faz a água se elevar na direção dela. Enquanto isso, a força do movimento da Terra gera uma elevação no sentido oposto. À medida que o dia passa e a Lua viaja pelo céu, as marés viajam pelo oceano, fazendo com que elas sejam altas ou baixas.
As marés mais altas aparecem nas fases de Lua Nova e Lua Cheia, e as mais baixas nas fases Crescente e Minguante.
Vamos te ajudar a passar no Enem!
Esperamos que este texto sobre o que é o movimento de revolução da Lua tenha te ajudado a entender mais sobre essa importante instituição geopolítica.
Mas deixa eu te falar uma coisa: o contexto em que ela surgiu e a própria organização são temas recorrentes no Enem. E você pode se preparar com a nossa ajuda.
Você já ouviu falar sobre o Simulado Enem do Beduka? Ele é adaptável. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?
Responda questões das edições anteriores para entender como este assunto cai no Enem e vá para a prova deste ano totalmente preparado.
Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje. Ou seja, por definição, ele é o melhor treinamento para o Enem.
O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.
Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.
Obrigado por ter lido até aqui este resumo sobre o que é o movimento de revolução da Lua!